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PublicouThalita Cerveira Quintanilha Alterado mais de 7 anos atrás
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Diferentes olhares sobre os grupos Profª.: Jacqueline Moreira Parte I Unidade II
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Grupos Operativos Teoria Sistêmica Psicodrama Psicanálise Gestalt TEMASABORDADOS
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GRUPOS OPERATIVOS Formado por um conjunto de pessoas que estabelecem um vínculo centrado numa tarefa;
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Tem por finalidade o aprendizado em lidar com as dificuldades criadas e manifestadas no grupo, e não, individualmente; GRUPOS OPERATIVOS
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Centrado em cada aqui-agora- comigo na tarefa que se opera em duas dimensões; GRUPOS OPERATIVOS Inclui um sujeito, um objeto, e sua mútua inter-relação com processos de comunicação e aprendizagem;
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“Grupos centrados na tarefa”; Principal tarefa: resolução de situações estereotipadas e a obtenção de mudanças; GRUPOS OPERATIVOS
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DA RESISTÊNCIA AO MOVIMENTO Todo e qualquer processo de mudança suscita movimentos opostos chamados de resistência Todo e qualquer processo de mudança suscita movimentos opostos chamados de resistência
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Tendências à resistência à mudança Tendências à resistência à mudança Medo da perda/ Medo ao ataque DA RESISTÊNCIA AO MOVIMENTO
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PRÉ-TAREFA TAREFA PROJETO
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Ansiedades de perda e ataque mobilizam reações defensivas que levam à resistência em relação à tarefa e, consequentemente, à mudança. PRÉ-TAREFA
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Por outro lado, o grupo entra na TAREFA a partir do momento em que consegue superar tais ansiedades, rompendo com uma posição dissociativa e estereotipada.
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O PROJETO seria o oposto à o oposto à pré-tarefa, ou seja, seriam as estratégias e táticas que podem levar às mudanças e transformações visadas pelo grupo
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PORTA-VOZ Elemento do grupo que anuncia algo inconscientemente, que até então havia permanecido implícito ou latente dentro do grupo.
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EMERGENTEGRUPAL Conteúdo manifestado Conteúdo manifestado pelo grupo; Cabe ao coordenador do grupo identificar e decodificar para o grupo este emergente. Cabe ao coordenador do grupo identificar e decodificar para o grupo este emergente.
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Denominador comum da situação grupal, que é compartilhada por todos do grupo, de maneira consciente ou inconsciente. HORIZONTALIDADE
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VERTICALIDADE História, experiências, as circunstâncias pessoais de um membro do grupo.
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Como ocorrem os grupos operativos na escola? Por que desenvolvê-los na escola? Com quem? Para refletir...
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Com que freqüência? freqüência? O que e como trabalhar nos mesmos? Quem já participou de um grupo operativo?
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TEORIA SISTÊMICA A principal mudança refere-se à substituição do modelo linear de pensamento científico pelo modelo circular. Este modelo entende as partes em interação constante.
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Retroalimentação (feed-back) - Enfoque circular; - Cada produto (output) de um sistema é também um novo elemento (input) a este mesmo sistema; ALGUNS CONCEITOS...
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- Retroalimentação positiva: predispõe a mudança; - Retroalimentação negativa: manter o sistema em homeostase; - Ambas são interdependentes e complementares. Retroalimentação(feedback)
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Princípio de Eqüifinalidade Nos sistemas abertos, o estado final pode ser alcançado a partir de diferentes condições iniciais.
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Totalidade e não-somatividade - Um sistema não pode se entender como a soma de suas partes; - Cada uma das partes de um sistema está relacionada com as outras;
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- Qualquer alteração em uma delas provoca modificações nas outras e no sistema total. Totalidade e não-somatividade
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