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Diferentes olhares sobre os grupos Profª.: Jacqueline Moreira Parte I Unidade II.

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Apresentação em tema: "Diferentes olhares sobre os grupos Profª.: Jacqueline Moreira Parte I Unidade II."— Transcrição da apresentação:

1 Diferentes olhares sobre os grupos Profª.: Jacqueline Moreira Parte I Unidade II

2 Grupos Operativos Teoria Sistêmica Psicodrama Psicanálise Gestalt TEMASABORDADOS

3 GRUPOS OPERATIVOS  Formado por um conjunto de pessoas que estabelecem um vínculo centrado numa tarefa;

4  Tem por finalidade o aprendizado em lidar com as dificuldades criadas e manifestadas no grupo, e não, individualmente; GRUPOS OPERATIVOS

5  Centrado em cada aqui-agora- comigo na tarefa que se opera em duas dimensões; GRUPOS OPERATIVOS  Inclui um sujeito, um objeto, e sua mútua inter-relação com processos de comunicação e aprendizagem;

6  “Grupos centrados na tarefa”;  Principal tarefa: resolução de situações estereotipadas e a obtenção de mudanças; GRUPOS OPERATIVOS

7 DA RESISTÊNCIA AO MOVIMENTO Todo e qualquer processo de mudança suscita movimentos opostos chamados de resistência  Todo e qualquer processo de mudança suscita movimentos opostos chamados de resistência

8 Tendências à resistência à mudança  Tendências à resistência à mudança Medo da perda/ Medo ao ataque DA RESISTÊNCIA AO MOVIMENTO

9 PRÉ-TAREFA TAREFA PROJETO

10 Ansiedades de perda e ataque mobilizam reações defensivas que levam à resistência em relação à tarefa e, consequentemente, à mudança. PRÉ-TAREFA

11 Por outro lado, o grupo entra na TAREFA a partir do momento em que consegue superar tais ansiedades, rompendo com uma posição dissociativa e estereotipada.

12 O PROJETO seria o oposto à o oposto à pré-tarefa, ou seja, seriam as estratégias e táticas que podem levar às mudanças e transformações visadas pelo grupo

13 PORTA-VOZ Elemento do grupo que anuncia algo inconscientemente, que até então havia permanecido implícito ou latente dentro do grupo.

14 EMERGENTEGRUPAL Conteúdo manifestado  Conteúdo manifestado pelo grupo; Cabe ao coordenador do grupo identificar e decodificar para o grupo este emergente.  Cabe ao coordenador do grupo identificar e decodificar para o grupo este emergente.

15 Denominador comum da situação grupal, que é compartilhada por todos do grupo, de maneira consciente ou inconsciente. HORIZONTALIDADE

16 VERTICALIDADE História, experiências, as circunstâncias pessoais de um membro do grupo.

17  Como ocorrem os grupos operativos na escola?  Por que desenvolvê-los na escola?  Com quem? Para refletir...

18  Com que freqüência? freqüência?  O que e como trabalhar nos mesmos?  Quem já participou de um grupo operativo?

19 TEORIA SISTÊMICA A principal mudança refere-se à substituição do modelo linear de pensamento científico pelo modelo circular. Este modelo entende as partes em interação constante.

20 Retroalimentação (feed-back) - Enfoque circular; - Cada produto (output) de um sistema é também um novo elemento (input) a este mesmo sistema; ALGUNS CONCEITOS...

21 - Retroalimentação positiva: predispõe a mudança; - Retroalimentação negativa: manter o sistema em homeostase; - Ambas são interdependentes e complementares. Retroalimentação(feedback)

22 Princípio de Eqüifinalidade Nos sistemas abertos, o estado final pode ser alcançado a partir de diferentes condições iniciais.

23 Totalidade e não-somatividade - Um sistema não pode se entender como a soma de suas partes; - Cada uma das partes de um sistema está relacionada com as outras;

24 - Qualquer alteração em uma delas provoca modificações nas outras e no sistema total. Totalidade e não-somatividade


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