Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
MODERNISMO: CLARICE LISPECTOR JHENNIFER – N°18 VITÓRIA – N°35 DAYANE – N°36 LETHÍCIA – Nº22 AMANDA Nº1
2
CONTEXTO HISTÓRICO GOLPE MILITAR DE 64. PERÍODO DE OPRESSÃO: MACABÉA É O NOME DE UM POVO BÍBLICO QUE SOFRIA GRANDE OPRESSÃO. INDUSTRIALIZAÇÃO URBANIZAÇÃO ACELERADA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE GRUPOS MISERÁVEIS. ÊXODO RURAL INTENSO: MACABÉA É O ESTEREÓTIPO DE TODOS OS RETIRANTES NORDESTINOS, QUE MIGRAVAM EM BUSCA DE UM SUSTENTO E VIDA DIGNA.
3
DADOS SOBRE O AUTOR CLARICE NASCEU EM 10 DE DEZEMBRO DE 1920, NA UCRÂNIA. SUA FAMÍLIA EMIGROU DA RÚSSIA PARA O BRASIL, E EM 1925 MUDARAM-SE PARA PERNAMBUCO, ONDE PASSOU SUA INFÂNCIA. FREQUENTOU O GRUPO ESCOLAR JOÃO BARBALHO, ONDE APRENDEU A LER. EM 1930 SUA MÃE MORREU. ESCREVIA HISTORIAS QUE FORAM RECUSADAS PELO DIÁRIO DE PERNAMBUCO, PORQUE NÃO CONTINHAM ENREDO E FATOS, APENAS SENSAÇÕES. PASSOU A FREQUENTAR UMA LIVRARIA, ONDE LEU REINAÇÕES DE NARIZINHO. EM 1937 MATRICULOU-SE EM UM CURSO COMPLEMENTAR, E EM 1938 DEU AULAS PARTICULARES DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA. EM 1939 INICIOU A FACULDADE NACIONAL DE DIREITO. FEZ TRADUÇÕES DE TEXTOS NO LABORATÓRIO ONDE TRABALHAVA. CLARICE TAMBÉM TRABALHAVA EM UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA. SEU CONTO TRIUNFO FOI PUBLICADO EM 1940. EM OUTUBRO DO MESMO ANO FOI PUBLICADO O CONTO EU E JIMMY. APÓS A MORTE DE SEU PAI, EM 26 DE AGOSTO, PASSOU A ESCREVER DIVERSOS CONTOS.
4
DADOS SOBRE O AUTOR INICIOU SUA CARREIRA COMO JORNALISTA NO DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA (DIP). EM 19 DE JANEIRO DE 1941 PUBLICOU A REPORTAGEM “ONDE SE ENSINARÁ A SER FELIZ”. CONTINUOU A PUBLICAR TEXTOS JORNALÍSTICOS E LITERÁRIOS. EM 1942 ESCREVEU SEU PRIMEIRO ROMANCE: PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM.. EM 1943 CASOU-SE COM O DIPLOMATA MAURY GURGEL VALENTE, E EM 1944 MUDOU-SE PARA BELÉM, ACOMPANHANDO SEU MARIDO. FICOU EM BELÉM POR SEIS MESES E VOLTOU PARA O RIO DE JANEIRO. LOGO EM SEGUIDA MUDOU-SE PARA A ITÁLIA EM PLENA 2° GUERRA MUNDIAL. NESSE MESMO ANO TERMINOU SEU SEGUNDO ROMANCE: O LUSTRE. ELE SÓ FOI PUBLICADO NO BRASIL EM 1945. EM 1946 ELA VOLTOU AO BRASIL E CONHECEU FERNANDO SABINO QUE A INTRODUZIU A OTTO LARA RESENDE, PAULO MENDES CAMPOS E, POSTERIORMENTE, A HÉLIO PELLEGRINO. VOLTOU A EUROPA E FOI MORAR NA SUÍÇA. EM 47 ELA ENVIOU UMA CARTA EXPONDO SEU ESTADO DE INSATISFAÇÃO AS IRMÃS. EM 1948 TEVE SEU PRIMEIRO FILHO, PEDRO. A CIDADE SITIADA FICOU PRONTO, AO TERMINAR O ÚLTIMO CAPÍTULO ELA DEU A LUZ. EM 1949 CLARICE VOLTOU AO RIO E A CIDADE SITIADA FOI PUBLICADO PELA EDITORA “A NOITE”. O LIVRO NÃO GANHOU UMA GRANDE REPERCUSSÃO.
5
DADOS SOBRE O AUTOR VOLTOU AO RIO EM 1951 E PUBLICOU SEIS CONTOS NA COLEÇÃO CADERNOS DE CULTURA. EM 1952, DEPOIS DE MUITO ADIAR, SE FORMOU EM DIREITO. EM SETEMBRO, JÁ GRAVIDA, EMBARCOU NA CAPITAL AMERICANA, ONDE FICOU POR 8 ANOS. CLARICE INICIOU O ROMANCE A VEIA NO PULSO QUE VIRIA A SER A MAÇA NO ESCURO, PUBLICADO EM 1961. EM FEVEREIRO DE 1953 NASCEU SEU SEGUNDO FILHO, PEDRO. ELA CONTINUOU A ESCREVER A MAÇA NO ESCURO EM MEIO A CONFLITOS DOMÉSTICOS E INTERIORES. NOS EUA ELA CONHECEU ERICO VERÍSSIMO E SUA ESPOSA, E OS ESCOLHEU PARA SEREM PADRINHOS DE PAULO. EM 1956 TERMINOU A MAÇA NO ESCURO. NESSE ANO ELA VEIO DE FÉRIAS PARA O BRASIL COM OS FILHOS, APROVEITANDO PARA TENTAR A PUBLICAÇÃO DE SEU ROMANCE. EM 1959 SE SEPAROU DO MARIDO E VOLTOU A MORAR NO BRASIL JUNTO COM OS FILHOS. EM AGOSTO INICIOU UMA COLUNA NO JORNAL “CORREIO DA MANHÔ EM 1960 LAÇOS DE FAMÍLIA FOI PUBLICADO E CLARICE ASSINOU UM NOVO CONTRATO COM A FRANCISCO ALVES PARA A PUBLICAÇÃO DE A MAÇA NO ESCURO. SEU ROMANCE FOI PUBLICADO EM 1961.
6
CLARICE RECEBE O PRÊMIO JABUTI DA CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO, POR LAÇOS DE FAMÍLIA. EM 1962 A MAÇA NO ESCURO RECEBE O PREMIO CARMEN DOLORES BARBOSA COMO MELHOR LIVRO DO ANO. EM 64 É PUBLICADO O LIVRO DE CONTOS A LEGIÃO ESTRANGEIRA E O ROMANCE A PAIXÃO SEGUNDO G.H. PASSOU A SE DEDICAR A SAÚDE DE SEU FILHO COM ESQUIZOFRENIA. APESAR DA REPUBLICAÇÃO DE DIVERSOS LIVROS, SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA ERA DIFÍCIL. EM 1966 A ESCRITORA DORMIU COM UM CIGARRO ACESO E CAUSOU UM INCÊNDIO. PASSOU 3 DIAS SOBRE RISCO DE MORTE, SOFREU INÚMERAS QUEIMADURAS E QUASE TEVE QUE AMPUTAR A MÃO DIREITA. APESAR DO APOIO DOS AMIGOS, CLARICE CAIU EM DEPRESSÃO. EM 1967 PUBLICOU O LIVRO INFANTIL O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE. EM 1973 SE CACHORRO MORDEU SEU ROSTO, E ELA FOI SUBMETIDA A UMA CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA. EM 1975 ELA PARTICIPOU DO I CONGRESSO MUNDIAL DE BRUXARIA, NA COLÔMBIA. NESSE MESMO ANO SEU GRANDE AMIGO ERICO VERÍSSIMO MORREU. CLARICE MORRE NO RIO, EM 9 DE DEZEMBRO DE 1977, UM DIA ANTES DE SEU ANIVERSARIO. DADOS SOBRE O AUTOR
7
CARACTERÍSTICAS DE PRODUÇÃO EM SUAS OBRAS PROCURA SEMPRE ATINGIR AS REGIÕES MAIS PROFUNDAS DA MENTE DOS PERSONAGEM PARA CAUSAR REFLEXÕES NO LEITOR. PREDOMINÂNCIA DO TEMPO PSICOLÓGICO (FLUXO DE CONSCIÊNCIA). COMUM A FALTA DA ESTRUTURAÇÃO DE COMEÇO, MEIO E FIM. AÇÕES SIMPLES SÃO DESTINADAS A ILUSTRAR CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS DA PERSONAGEM. ENREDO E ESPAÇO EXTERIOR POSSUEM IMPORTÂNCIA SECUNDÁRIA, POIS AS NARRATIVAS CONCENTRAM-SE NO ESPAÇO MENTAL DAS PERSONAGENS. EPIFANIA.
8
RELAÇÃO VIDA E OBRA CLARICE ESCREVE A HORA DA ESTRELA JÁ SABENDO QUE SUA MORTE ESTAVA PERTO E PÕE UM POUCO DE SI NAS PERSONAGENS MACABÉA E RODRIGO: ELE É UM ESCRITOR À ESPERA DA MORTE; ELA, UMA MULHER SOLITÁRIA QUE PASSOU SUA INFÂNCIA NO NORDESTE, COMO CLARICE. A NOTICIA DO CÂNCER REFLETIU BASTANTE NA OBRA, SOBRETUDO NO FIM DE MACABÉA. CLARICE DEU AULAS PARTICULARES POR CONTA DE DIFICULDADES FINANCEIRAS, E A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO É O TEMA PREFERIDO E RECORRENTE EM “PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM”.
9
TRECHO SIGNIFICATIVO “A HORA DA ESTRELA” “POR ENQUANTO QUERO ANDAR NU E EM FARRAPOS, QUERO EXPERIMENTAR PELO MENOS UMA VEZ A FALTA DE GOSTO QUE DIZEM TER A HÓSTIA. COMER A HÓSTIA SERÁ SENTIR O INSOSSO DO MUNDO E BANHAR-SE NO NÃO. ISSO SERÁ CORAGEM MINHA, A DE ABANDONAR OS SENTIMENTOS ANTIGOS JÁ CONFORTÁVEIS. AGORA NÃO É CONFORTÁVEL: PARA FALAR DA MOÇA TENHO QUE NÃO FAZER A BARBA DURANTE DIAS E ADQUIRIR OLHEIRAS ESCURAS POR DORMIR POUCO, SÓ COCHILAR DE PURA EXAUSTÃO, SOU UM TRABALHADOR MANUAL. ALÉM DE VESTIR-ME COM ROUPA VELHA RASGADA. TUDO ISSO PARA ME PÔR NO NÍVEL DA NORDESTINA. SABENDO NO ENTANTO QUE TALVEZ EU TIVESSE QUE ME APRESENTAR DE MODO MAIS CONVINCENTE ÀS SOCIEDADES QUE MUITO RECLAMAM DE QUEM ESTÁ NESTE INSTANTE MESMO BATENDO À MÁQUINA.” (P. 19-20)
10
QUERO ESCREVER O BORRÃO VERMELHO DE SANGUE COM AS GOTAS E COÁGULOS PINGANDO DE DENTRO PARA DENTRO. QUERO ESCREVER AMARELO-OURO COM RAIOS DE TRANSLUCIDEZ. QUE NÃO ME ENTENDAM POUCO-SE-ME-DÁ. NADA TENHO A PERDER. JOGO TUDO NA VIOLÊNCIA QUE SEMPRE ME POVOOU, O GRITO ÁSPERO E AGUDO E PROLONGADO, O GRITO QUE EU, POR FALSO RESPEITO HUMANO, NÃO DEI. MAS AQUI VAI O MEU BERRO ME RASGANDO AS PROFUNDAS ENTRANHAS DE ONDE BROTA O ESTERTOR AMBICIONADO. QUERO ABARCAR O MUNDO COM O TERREMOTO CAUSADO PELO GRITO. O CLÍMAX DE MINHA VIDA SERÁ A MORTE. QUERO ESCREVER NOÇÕES SEM O USO ABUSIVO DA PALAVRA. SÓ ME RESTA FICAR NUA: NADA TENHO MAIS A PERDER. - BORELLI, OLGA.
11
BIBLIOGRAFIA HTTP://WWW.RELEITURAS.COM/CLISPECTOR_BIO.ASP HTTPS://PT.WIKIPEDIA.ORG/WIKI/CLARICE_LISPECTOR HTTP://BRASILESCOLA.UOL.COM.BR/BIOGRAFIA/CLARICE-LISPECTOR.HTM
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.