A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSEPSIA, ANTISSEPSIA E DEGERMAÇÃO. ASSEPSIA: CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA REDUZIR O NÚMERO DE MICRORGANISMOS E EVITAR SUA DISSEMINAÇÃO OU CONTAMINAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSEPSIA, ANTISSEPSIA E DEGERMAÇÃO. ASSEPSIA: CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA REDUZIR O NÚMERO DE MICRORGANISMOS E EVITAR SUA DISSEMINAÇÃO OU CONTAMINAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ASSEPSIA, ANTISSEPSIA E DEGERMAÇÃO

2 ASSEPSIA: CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA REDUZIR O NÚMERO DE MICRORGANISMOS E EVITAR SUA DISSEMINAÇÃO OU CONTAMINAÇÃO DE UMA ÁREA OU OBJETO ESTÉRIL. PRECAUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO DE SUPERFÍCIES, ARTIGOS E TECIDOS QUE SE SUPÕE ESTÉREIS; EXCLUSÃO DE MICRORGANISMOS QUE PRODUZEM INFECÇÃO.

3 ANTISSEPSIA: PROCEDIMENTO DE SUPRESSÃO OU INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS DA PELE E MUCOSAS, UTILIZANDO-SE SUBSTÂNCIAS ANTISSÉPTICAS; MEDIDA QUE VISA DIMINUIR O CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS MEDIANTE APLICAÇÃO DE UM AGENTE GERMICIDA.

4 ANTI-SÉPTICOS: SÃO SUBSTÂNCIAS HIPOALERGÊNICAS DE BAIXA CAUSTICIDADE QUE MATAM OU INIBEM O CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS, QUANDO APLICADOS SOBRE A PELE; NÃO DEVEM SER USADOS SOBRE SUPERFÍCIES, COM EXCEÇÃO DO ÁLCOOL A 70%, QUE POSSUEM AÇÃO DESINFETANTE, PERDEM SUA EFETIVIDADE SOBRE INFLUÊNCIA DE LUZ, TEMPERATUA E TEMPO.

5 PRINCIPAIS ANTI-SÉPTICOS

6 ÁLCOOL - ETÍLICO A 70%: SUA AÇÃO É IMEDIATA E AGE ATÉ TRÊS HORAS APÓS A EXPOSIÇÃO; NÃO POSSUI EFEITO RESIDUAL; É INDICADO PARA; - DESINFETAR ARTIGOS SEMICRÍTICOS E SUPERFÍCIES FIXAS; - ANTI-SEPSIA DAS MÃOS APÓS LAVAGEM; - ANTI-SEPSIA DA PELE ANTES DE VENOPUNÇÃO; - ANTI-SEPSIA DE COTO UMBILICAL EM RN.

7 CLOREXIDINA: SUA AÇÃO INICIA-SE COM 15 SEGUNDOS DE FRICÇÃO E O EFEITO RESIDUAL É DE 05 A 06 HORAS; POSSUI BAIXA TOXICIDADE AO CONTATO; TEM SUA AÇÃO ANULADA POR SABÃO,SORO, SANGUE E DETERGENTE;

8 É USADA PARA DEGERMAÇÃO DE CAMPO CIRÚRGICO E ANTI-SEPSIA DAS MÃOS E ANTEBRAÇOS NO PRÉ-OPERATÓRIO; CASOS DE ALERGIA AO PVPI; PARA BANHO EM RECÉM-NASCIDOS;

9 PVPI O EFEITO RESIDUAL É DE SEIS A OITO HORAS E NECESSITA DE DOIS MINUTOS DE CONTATO PARA COMEÇAR A AGIR; É CONTRA-INDICADO O SEU USO EM RECÉM-NASCIDOS.

10 POSSUI AS SEGUINTES APRESENTAÇÕES: PVPI DEGERMANTE - UTILIZADO PARA DEGERMAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA (CAMPO E EQUIPE), USO AO REDOR DE FERIDAS, DEVE SER ENXAGUADO E USADO APENAS EM PELE ÍNTEGRA; PVPI TÓPICO ( SOLUÇÃO AQÜOSA ): USO EM ANTI-SEPSIA DE MUCOSAS E CURATIVOS, APLICAÇÃO EM FERIDAS SUPERFICIAIS, QUEIMADURA;

11 DEGERMAÇÃO DAS MÃOS: ESSE PROCEDIMENTO DEVE GARANTIR A REMOÇÃO OU A DESTRUIÇÃO DA FLORA TRANSITÓRIA DA PELE, TAMBÉM CHAMADA DE FLORA DE CONTAMINAÇÃO E PARTE DA FLORA RESIDENTE,CONHECIDA POR FLORA DE COLONIZAÇÃO.

12 A FLORA TRANSITÓRIA É CONSTITUÍDA DE MICRORGANISMOS DE TIPOS E VIRULÊNCIAS VARIADAS QUE NÃO DEMONSTRAM ESTAREM CONSISTENTEMENTE PRESENTES NA MAIORIA DAS PESSOAS, DEPOSITANDO-SE NA SUPERFÍCIE DA PELE E SENDO FACILMENTE REMOVÍVEIS.

13 A FLORA RESIDENTE É CONSTITUÍDA DE MICRORGANISMOS PERSISTENTEMENTE ISOLADOS NA PELE DA MAIORIA DAS PESSOAS, SOBREVIVEM E SE MULTIPLICAM NOS FOLÍCULOS DA PELE E, A SUA REMOÇÃO É DIFÍCIL.

14 FORAM INTRODUZIDAS SOLUÇÕES DEGERMANTES ANTI-SÉPTICAS QUE ALÉM DO EFEITO RESIDUAL, REDUZEM O TEMPO DE ESCOVAÇÃO OU ATÉ DISPENSA ESTA PRÁTICA. COMO DEGERMANTES, AS SUBSTÂNCIAS ANTIMICROBIANAS DEVEM POSSUIR PROPRIEDADES, COMO: AÇÃO RÁPIDA, PERSISTENTE QUANTO A AÇÃO RESIDUAL E NÃO SER IRRITANTE PARA A PELE.

15 ANTES DE QUALQUER PROCEDIMENTO PRÉ- OPERATÓRIO, O PROFISSIONAL DEVE REMOVER TODAS AS JÓIAS,PULSEIRAS, RELÓGIOS,INCLUSIVE ALIANÇA; PARA A DEGERMAÇÃO,RECOMENDA-SE O EMPREGO DE ESCOVAS APROPRIADAS,COM CERDAS MACIAS E DERCARTÁVEIS; O PVPI DEGERMANTE E A CLOREXIDINA SÃO OS AGENTES MICROBICIDAS MAIS EFICIENTES PARA A DEGERMAÇÃO DAS MÃOS.

16 OBRIGADA!


Carregar ppt "ASSEPSIA, ANTISSEPSIA E DEGERMAÇÃO. ASSEPSIA: CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA REDUZIR O NÚMERO DE MICRORGANISMOS E EVITAR SUA DISSEMINAÇÃO OU CONTAMINAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google