A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Unidade de apoio técnico a todas as áreas assistenciais,destinado à recepção, limpeza, preparo, esterilização, estocagem e distribuição dos materiais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Unidade de apoio técnico a todas as áreas assistenciais,destinado à recepção, limpeza, preparo, esterilização, estocagem e distribuição dos materiais."— Transcrição da apresentação:

1

2  Unidade de apoio técnico a todas as áreas assistenciais,destinado à recepção, limpeza, preparo, esterilização, estocagem e distribuição dos materiais a todas as unidades dos estabelecimentos assistenciais de saúde.

3  Revestimento que permita limpeza e desinfecção (ex: piso resistente ao calor, à umidade; parede lisa e plana)  Janela: ampla, alta e telada  Porta de material lavável  Bem iluminada (geral e direta nas bancadas)

4  Receber, desinfetar e separar os produtos para saúde;  Lavar os produtos para a saúde;  Receber as roupas vindas da lavanderia;  Preparar os produtos para a saúde e as roupas (em pacotes);  Esterilizar os produtos e as roupas por meio de métodos físicos e/ou químicos;  Realizar o controle microbiológico e o prazo de validade de esterilização dos produtos;  Armazenar os produtos para a saúde e as roupas esterilizadas;  Distribuir os produtos e as roupas esterilizadas;  Zelar pela proteção e pela segurança dos operadores.

5 Unidade de apoio a todos os serviços assistenciais e de diagnóstico que necessitem de artigos odonto-médico- hospitalares para a prestação da assistência a seus clientes. Centralização: equipamentos de esterilização em área comum ( gastos com manutenção e compra), padronização de procedimentos.

6  Fluxo unidirecional  Revestimento que permita a limpeza e desinfecção  Separar a área suja e limpa  Não armazenar artigos esterilizados junto com outros artigos.  Ter controle do armazenamento fora da CME

7 Reprocessamento Processo a ser aplicado a produtos médico-hospitalares, exceto os de uso único, para permitir sua reutilização que inclui: limpeza desinfecção embalagem esterilização testes de qualidade Reesterilização Processo de esterilização de produto já esterilizado mas não utilizado, dentro do prazo de validade do produto

8 Material crítico entra em contato com vasos sanguíneos ou tecidos livres de microorganismos Ex: instrumental Material semi-crítico entra em contato com mucosa ou pele não íntegra. Ex: inaladores Material não crítico entra em contato com pele íntegra. Ex: comadre Esterilização Desinfecção Limpeza

9  Consiste na remoção da sujidade visível – orgânica e inorgânica – de um artigo e, por conseguinte, na retirada de sua carga microbiana.  Etapa essencial e indispensável para o processamento de todos os artigos críticos, semicríticos e não-críticos.  Deve preceder sempre a desinfecção e a esterilização.  A ação mecânica e de soluções adequadas aumenta a eficiência da limpeza.

10  Reduzir a carga microbiana natural dos artigos (99,99%);  Extrair contaminantes orgânicos e inorgânicos;  Remover a sujidade dos artigos.

11  São compostos basicamente por enzimas, surfactantes e solubilizantes. A combinação balanceada desses elementos faz com produto possa remover a matéria orgânica do material em curto período de tempo.  ENZIMAS: são substâncias produzidas por células vivas e que governam as reações químicas do processo.  As enzimas são classificadas em três maiores grupos funcionais dependendo do tipo de substrato que irão afetar: proteases, lípases e amilases que atuam em substratos protéicos, gorduras e carboidratos, os quais tendem a solubilizar-se e desprender dos artigos

12 SOLUÇÃOVANTAGENSDESVANTAGENS ÁGUA POTÁVELMantém o sangue e a sujidade úmida Amolece a sujeira, porém não remove a sujidade encrostada DETERGENTE NEUTROFacilita a retirada da sujidade seca É necessário que haja ação mecânica para remover a sujidade encrostada LIMPADOR ENZIMÁTICO É efetivo na remoção de sujidade, sem necessidade da ação mecânica A efetividade da limpeza depende da concentração de enzimas, da temperatura da solução e do tempo de contato.

13  REMOÇÃO MANUAL DA SUJIDADE Manual detergente (enzimático) escovas jatos de água água quente E.P.I. – luvas grossas, avental impermeável, óculos e máscara

14

15  REMOÇÃO MECÂNICA DA SUJIDADE Automatizada equipamentos específicos (lavadoras) detergente enzimático temperatura E.P.I. – luvas grossas, avental impermeável, óculos e máscara

16

17 Pia exclusiva com cuba funda (preferencialmente). Bancada para apoio, deve ser lavável. Cuba plástica para colocar a solução de limpeza(água e sabão ou solução enzimática). Escovas e/ou esponjas para a limpeza dos artigos. Falso tecido descartável ou tecido(deve ser lavado após o uso, e ser exclusivo) para enxugar os artigos. A limpeza e secagem do artigo é obrigatória antes da desinfecção ou esterilização. Após o procedimento os utensílios devem ser limpos (cuba, escovas, etc), pode fazer a desinfecção com Hipoclorito de sódio 0,5 – 1%. Definir qual procedimento o artigo vai se submetido: desinfecção ou esterilização. Definir qual procedimento o artigo vai se submetido: desinfecção ou esterilização.

18  CONTROLE MICROBIOLÓGICO Parafusos de aço inoxidável previamente contaminados; Colocados em pontos estrátégicos;

19  CONTROLE QUÍMICO  Produto em pó + água = simulação do sangue – aplicado a carga-teste.  Tiras plásticas impregnadas com reativo químico que simula o sangue.

20  Inspeção a olho nu ou com uso de lentes intensificadoras de imagem (lupa)

21


Carregar ppt " Unidade de apoio técnico a todas as áreas assistenciais,destinado à recepção, limpeza, preparo, esterilização, estocagem e distribuição dos materiais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google