PEDRO PESCADOR DE HOMENS LUCAS 22.31-32 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo. Eu, porém, roguei por ti, para que a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PEDRO PESCADOR DE HOMENS LUCAS 22.31-32 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo. Eu, porém, roguei por ti, para que a."— Transcrição da apresentação:

1

2 PEDRO PESCADOR DE HOMENS

3 LUCAS 22.31-32 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo. Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.

4 INTRODUÇÃO Temos quatro listas dos doze apóstolos no Novo Testamento. Mateus 10.2-4; Marcos 3.16-19; Lucas 6.13-16; Atos 1.13.

5 MATEUSMARCOSLUCASATOS PEDRO AndréTiagoAndréTiago JoãoTiagoJoão AndréJoãoAndré FILIPE Bartolomeu Tomé Mateus Bartolomeu MateusTomé Mateus TIAGO (FILHO DE ALFEU) Tadeu Simão Judas (filho de Tiago) Judas Iscariotes

6 O grupo dos Doze encontram-se organizados em três subdivisões de quatro apóstolos. Os três líderes em ordem descrente de intimidade com o Mestre são: Pedro, Filipe e Tiago filho de Alfeu. Os membros do primeiro grupo foram os primeiros a serem chamados por Jesus.

7 Assim estavam com Ele há mais tempo e ocupavam a posição de maior confiança em seu círculo mais íntimo. Dos quatro apóstolos do primeiro grupo - Pedro, Tiago e João – formam um círculo ainda mais íntimo. O segundo grupo não era assim tão chegado, mais ainda é composto de figuras importantes dos relatos dos Evangelhos.

8 O terceiro grupo é mais distante, e seus membros raramente são mencionados nos relatos do ministério de Cristo. Se Cristo, não pode oferecer quantias iguais de tempo e energia a todos que chamou para seu redor, nenhum líder deve esperar fazê-lo.

9 “SIMÃO, A QUEM ACRESCENTOU O NOME DE PEDRO” (LUCAS 6.14). Simão era filho de João, era um pescador profissional, nascido em Betsaida, depois mudou-se para Cafarnaum. Foi apresentado a Jesus por seu irmão André, que já era discípulo de João Batista.

10 O nome que Jesus acrescentou a ele foi “petros”, significa “um pedaço de rocha, uma pedra”. O termo equivalente no aramaico é cefhas.

11 Simão era por natureza, impetuoso, inconstante, e inconfiável. Fazia grandes promessas que não poderia cumprir. Atirava-se de cabeça e abandonava antes de concluir.

12 Era o primeiro a aceitar um desafio, e o primeiro a pular fora. Jesus mudou o nome dele, pois queria que o seu novo nome servisse para lembrá-lo sempre daquilo que deveria ser.

13 Dali em diante, a forma que Jesus o chamava transmitia uma mensagem sutil. Se o chamava de Simão, indicava que Pedro estava agindo de acordo com sua antiga natureza. Se o chamava de Rocha, era um elogio por agir da forma como deveria.

14 “VINDE A APÓS MIM E EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS”. (MATEUS 4.19). Simão Pedro era pescador profissional. Simão Pedro era casado. Atendeu prontamente o chamado do Mestre.

15 O nome de Pedro é mencionado mais do que qualquer outro nome nos Evangelhos, exceto o de Jesus. Ninguém fala com tanta frequência quanto ele. Nem o Senhor dirige-se tantas vezes a outro como a Pedro.

16 Nenhum é repreendido com tanta frequência quanto Pedro. Nenhum discípulo censura o Senhor exceto Pedro. Ninguém confessou a Cristo com mais ousadia do que Pedro.

17 Nenhum negou de forma tão veemente quanto Pedro. Ninguém é abençoado por Cristo como Pedro.

18 Nenhum outro ouviu uma repreensão tão pesada de Cristo como Pedro. Tudo isso contribuiu para fazer de Pedro o líder que ele foi.

19 A MATÉRIA-PRIMA DO VERDADEIRO LÍDER. Há uma eterna controvérsia quanto à liderança ser inata ou adquirida. Pedro é um forte argumento em favor da crença de que os líderes nascem com certos dons, mas que devem ser moldados e transformados em verdadeiros líderes.

20 Pedro possuía a liderança dada por Deus entretecida na trama de sua personalidade desde o princípio. Ele era constituído da matéria- prima certa.

21 PEDRO POSSUIA CURIOSIDADE AGUÇADA Foi Pedro quem perguntou quantas vezes deveria perdoar (Mateus 18.21). Foi Pedro quem perguntou qual seria a recompensa dos discípulos por terem deixado tudo para seguir a Jesus (Mateus 19.27).

22 Foi Pedro quem perguntou sobre a figueira que secou (Marcos 11.21). Foi Pedro quem fez perguntas sobre o Cristo ressuscitado (João 21.20-22). Ele sempre queria saber mais, entender melhor.

23 PEDRO TINHA INICIATIVA Pedro não apenas fazia perguntas, era o primeiro a responder. Jesus queria saber o que o povo dizia sobre Ele (Mateus 16.13). Pedro foi ousado e categórico, essa é uma característica essencial dos grandes líderes.

24 Às vezes, teve de voltar atrás, retirar o que havia dito, retratar-se ou ser repreendido. Mas sempre agarrou as oportunidades com unhas e dentes e isso marcou-o como um verdadeiro líder.

25 No jardim do Getsêmani, Pedro brandiu sua espada contra Malco, o servo do sumo sacerdote. Pedro possuía a matéria-prima da qual seria possível fazer um líder. Pedro precisava ser moldado, treinado, e amadurecido.

26 PEDRO ESTAVA SEMPRE ENVOLVIDO Os verdadeiros líderes estão sempre no meio da ação. Um verdadeiro líder passa pela vida cercado por uma nuvem de poeira. Entra na batalha antes de seus seguidores.

27 Pedro pulou do barco e foi ao encontro de Jesus (Mateus 14.26-28). Isso é envolvimento pra valer. Apesar de Pedro ter negado o Mestre, ele e João foram os únicos que seguiram Jesus até a casa do sumo sacerdote.

28 E no pátio, Pedro era o único que estava próximo o suficiente para que Jesus fitasse-o nos olhos quando o galo cantou (Lucas 22.61). Esse é o sinal de um verdadeiro líder.

29 Pedro era feito dessa matéria-prima: curiosidade insaciável, disposição de tomar a iniciativa e paixão pelo envolvimento pessoal. Estava a encargo do Senhor treiná-lo e moldá-lo.

30 AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA QUE FORMAM O VERDADEIRO LÍDER Nesse sentido, os verdadeiros líderes são formados, e não apenas inatos. A experiência pode ser uma forma dura de educar. Pedro aprendeu muita coisa através de experiências difíceis.

31 Aprendeu que a derrota arrasadora e a humilhação profunda muitas vezes vêm pouco depois das maiores vitórias. (Mateus 16.16-23). Pedro, através da experiência dolorosa aprendeu que era vulnerável a Satanás.

32 Ao negar a Cristo, Pedro aprendeu quanto restolho e quão pouca substância havia nele, e como deveria ser vigilante e cauteloso, confiando somente na força do Senhor. Pedro aprendeu todas essas coisas por experiência própria.

33 Por vezes as experiências foram amargas, angustiantes, humilhantes e dolorosas. Em outras ocasiões foram animadoras, sublimes e gloriosas. Pedro aproveitou ao máximo suas experiências, colhendo delas lições.

34 AS QUALIDADES DE CARÁTER QUE DEFINEM UM VERDADEIRO LÍDER O terceiro elemento da constituição de um líder – além da matéria-prima certa e das experiências de vida – é o caráter certo. O caráter, é de importância fundamental para a liderança.

35 Na verdade, é o caráter que possibilita a liderança. A liderança duradoura é fundamentada no caráter. O caráter gera respeito e confiança.

36 E a confiança é o que motiva os seguidores. Foram as qualidades do caráter de Pedro, desenvolvidas através de um relacionamento íntimo com Cristo que fizeram dele um grande líder.

37 PEDRO APRENDEU A SUBMISSÃO Pedro falava sem hesitar e agia sem hesitar. Era um homem de iniciativa. A fim de equilibrar esse lado dele, o Senhor ensinou-lhe a submissão.

38 Em Mateus 17.24, Pedro questionou a cobrança do imposto do templo, porque entendia que Jesus como filho de Deus não tinha obrigação de pagá-lo. Pedro aprendeu bem essa lição. Anos depois, em I Pedro 2.13-18, ele escreveu sobre esse assunto.

39 PEDRO APRENDEU O DOMÍNIO PRÓPRIO O Senhor colocou um freio na boca de Pedro e o ensinou sobre o domínio próprio. Esse é um dos principais motivos pelos quais Pedro sofreu tantas repreensões quando falou antes da hora ou agiu precipitadamente.

40 O episódio do jardim do Getsêmani em que Pedro decepou a orelha de Malco é um exemplo clássico de falta de domínio próprio. Pedro foi repreendido com severidade na frente dos inimigos.

41 Mais tarde Pedro escreveu em 2 Pedro 2.21-23 sobre sua cura. Pedro aprendeu a lição.

42 PEDRO APRENDEU A HUMILDADE Com frequência os líderes são tentados ao pecado do orgulho. Na verdade, o pecado mais comum da liderança é considerar-se maior do que se deve. Em 1 de Pedro 5.5,6 – Pedro aprendeu essa lição.

43 PEDRO APRENDEU SOBRE O AMOR Todos os discípulos tiveram dificuldade de aprender que a verdadeira liderança espiritual significa servir uns aos outros em amor. O verdadeiro líder é alguém que serve, não alguém que exige ser servido.

44 Essa é uma lição muito difícil para os líderes natos. Sua tendência é ver as pessoas como meios de alcançar um fim. Normalmente os líderes voltam-se para os objetivos, e não para as pessoas.

45 O verdadeiro líder ama e serve aqueles a quem ele lidera. Jesus deu-lhes uma lição sobre a humildade do verdadeiro amor, quando lavou-lhes os pés. (João 13.6-8). Pedro aprendeu a amar. (I Pedro 4.8).

46 PEDRO APRENDEU A COMPAIXÃO Satanás reclamou para peneirar a Pedro. (Lucas 22.31). Jesus rogou em favor de Pedro e pediu pra que depois de convertido fortalecesse a fé de seus irmãos. (Lucas 22.32). Pedro precisava aprender a ter compaixão através de seu próprio sofrimento.

47 Por meio daquela experiência aprendeu a ser compassivo, brando, bondoso, gentil a outros que se encontrava feridos pelo pecado e pelo fracasso pessoal. Pedro aprendeu a lição: I Pedro 5.8-10.

48 PEDRO APRENDEU A CORAGEM Não o tipo de “coragem” impetuosa, mas uma disposição madura, determinada e intrépida de sofrer por amor a Cristo.

49 PEDRO TEVE A SUA VIDA RESTAURADA Depois da crucificação, Jesus ressurreto mandou avisar os seus discípulos que fossem ao seu encontro na Galileia. Pediu que avisasse a Pedro também.

50 Pedro estava decepcionado, abatido, fraco, sem forças. Junto ao mar da Galileia, Jesus restaura a vida de Pedro. (João 21.1-19).

51 Que fim teve a vida de Pedro? Jesus disse a ele que morreria como um mártir (João 21.18,19).

52 Eusébio cita o testemunho de Clemente, o qual diz que antes de ser crucificado, foi forçado a assistir à crucificação de sua esposa.

53 De acordo com Clemente, ao vê-la sendo levada à morte, Pedro chamou-a pelo nome e disse: “Lembre-se do Senhor”.

54 Quando chegou a vez de Pedro, pediu aos seu algozes para crucifica-lo de cabeça para baixo, pois não era digno de morrer como seu Senhor havia morrido.

55 CONCLUSÃO Jesus moldou a vida de Pedro e fez dele um pescador de homens. Levou o evangelho aos judeus e aos gentios. Um dos maiores líderes da história da igreja. Jesus não desistiu de Pedro. Jesus quer fazer o mesmo com você.


Carregar ppt "PEDRO PESCADOR DE HOMENS LUCAS 22.31-32 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo. Eu, porém, roguei por ti, para que a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google