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Protocolo de Comunicação No inicio cada um falava sua lingua e ninguem se entendia assim era a comunicação nas redes de computação.

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1 Protocolo de Comunicação No inicio cada um falava sua lingua e ninguem se entendia assim era a comunicação nas redes de computação

2 Protocolo de Comunicação Token ring é um protocolo de redes que opera na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicação. Usa um símbolo (em inglês, token), que consiste em uma trama de três bytes, que circula numa topologia em anelem que as estações devem aguardar a sua recepção para transmitir. A transmissão dá-se durante uma pequena janela de tempo, e apenas por quem detém o token.protocoloredesmodelo OSItopologia em anel Desenvolvida pela IBM em meados de 1980, essa arquitetura opera a uma velocidade de transmissão de 4 a 16 Mbps, utilizando como meio de transmissão o par trançado, sendo que, o protocolo token funciona passando uma permissão de transmissão para cada estação do anel consecutivamente e essa permissão fornecida pelo protocolo é chamada de token (bastão ou ficha de passagem) a qual vai passando de estação em estação na rede. O token é um pequeno bloco de dados composto de três bytes. Os HUBs Token Ring (chamados de MAU, Multistation Access Unit), executam uma função que é realizada dentro do HUB o qual isola nós de rede que apresentem problemas para não interromper a passagem dos dados.

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6 IPX é um protocolo proprietário da Novell. O IPX opera na camada de rede. O protocolo Novell IPX/SPX ou Internetwork Packet Exchange/Sequenced Packet Exchange' é um protocolo proprietário desenvolvido pela Novell, variante do protocolo "Xerox Network Systems" (XNS). IPX é o protocolo nativo do Netware - sistema operacional cliente-servidor que fornece aos clientes serviços de compartilhamento de arquivos, impressão, comunicação, fax, segurança, funções de correio eletrônico, etc. IPX não é orientado a conexão. O IPX/SPX tornou-se proeminente durante o início dos anos 80 como uma parte integrante do Netware, da Novell. O NetWare tornou-se um padrão de fato para o Sistema Operacional de Rede (SOR), da primeira geração de Redes Locais. A Novell complementou o seu SOR com um conjunto de aplicações orientada para negócios, e utilitários para conexão das máquinas cliente.

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8 NetBIOS é um acrônimo para Network Basic Input/Output System, ou em português Sistema Básico de Rede de Entrada/Saída. É uma API que fornece serviços relacionados com a camada de sessão do modelo OSI, permitindo que os aplicativos em computadores separados se comuniquem em uma rede local, não podendo ser confundido, portanto, como um protocolo de rede.APIcamada de sessãomodelo OSIrede localprotocolo de rede NetBEUI é um acrônimo para NetBIOS Extended User Interface (Interface de Usuário Estendida NetBIOS). Ele é uma versão melhorada do protocolo NetBIOS usado por sistemas operacionais de rede tais como LAN Manager, LAN Server, Windows for Workgroups, Windows 95 e Windows NT. Systek desenvolveu o NetBIOS para a IBM PC Network. NetBEUI foi estendida pela IBM para seu PC LAN Program e a Microsoft para o MS-NET em 1985. Mais tarde em 1987 a Microsoft e a Novell o estenderam para seus sistemas operacionais de rede LAN Manager e Netware.

9 Protocolo de Comunicação LANtastic é um sistema de gerenciamento de rede ponto a ponto para DOS, Windows e OS/2. A LANtastic suporta adaptadores de rede Ethernet, ARCNET e Token Ring bem como um adaptador proprietário (hoje obsoleto) de 2 Mbits/segundo.sistema de gerenciamentoredeponto a pontoDOS WindowsOS/2adaptadores de redeEthernetARCNET Token Ring A LANtastic experimentou seu período de maior popularidade pouco antes da chegada do Windows 95, com seu sistema próprio (e sem custo adicional) de rede ponto a ponto. Todavia, a LANtastic continua em produção; a versão actual do sistema é a LANtastic 8.0, que, com algumas restrições, funciona até mesmo com o Windows XP.Windows 95 Windows XP A LANtastic foi desenvolvida originalmente pela Artisoft Inc. de Tucson, Arizona, a qual em 2000 foi adquirida pela SpartaCom Technologies (a SpartaCom chama-se agora Converging Technologies).TucsonArizona2000

10 Protocolo de Comunicação A idéia responsável pelo sucesso inicial da LANtastic é o conceito de rede ponto a ponto. O conceito havia sido realmente inventado pela IBM, que chegou a lançar um produto chamado PCNet (o qual embora jamais tenha feito grande sucesso, gerou inúmeros sucessores), mas a LANtastic tornou-o popular numa época em que a Novell, com seus dispendiosos servidores dedicados era a líder do mercado. Redes ponto a ponto não precisam de servidores dedicados - qualquer máquina pode ser simultaneamente cliente e servidor. Além deste conceito, a LANtastic empregou outro recurso desenvolvido pela IBM, o protocolo NetBIOS, para rodar o seu software de rede.redeponto a pontoIBMPCNetNovellservidores dedicadosNetBIOSsoftware Em Maio de 1995, a LANTastic (em sua versão 6.0) ganhou pela quinta vez o prêmio Editors' Choice Award for Small-Business Networks da revista PC Magazine, batendo seus concorrentes diretos Windows for Workgroups 3.11 e POWERLan 3.1. Todavia, em Agosto do mesmo ano, o lançamento do Windows 95 e sua Rede Microsoft (MS Networking) aperfeiçoada, rodando sobre o novo protocolo NetBEUI, tornou a concorrência extremamente desigual. Afinal, a Rede Microsoft, mesmo tendo recursos inferiores aos da LANtastic, era oferecida de graça junto com o Windows 95 - uma estratégia que a Microsoft utilizaria muitas e muitas vezes para assegurar o monopólio de qualquer área que julgasse estratégica para seus negócios.1995PC MagazineWindows for WorkgroupsWindows 95Rede MicrosoftNetBEUIMicrosoft

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12 Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois

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14 É difícil generalizar sobre protocolos pois eles variam muito em propósito e sofistificação.A maioria dos protocolos especifica uma ou mais das seguintes propriedades: Detecção da conexão física subjacente ou a existência de um nó; HandshakingHandshaking (estabelecimento de ligação); Negociação de várias características de uma conexão; Como iniciar e finalizar uma mensagem; Como formatar uma mensagem; O que fazer com mensagens corrompidas ou mal formatadas; Como detectar perda inesperada de conexão e o que fazer em seguida; Término de sessão ou conexão;

15 Protocolo de Comunicação Os protocolos, sendo um conjunto de regras de comunicação, são por si mesmos regidos por elementos-chave que os definem. Estes elementos são os seguintes: – Sintaxe: é o formato dos dados e a ordem segundo a qual os dados são apresentados. Ou seja, são as regras que definem o papel que cada posição de byte tem em termos de funcionalidade na mensagem – a “gramática” da linguagem usada na comunicação. – Semântica: é o significado de cada conjunto sintático para dar sentido à mensagem – Timing: define qual deverá ser a velocidade de transmissão dos pacotes (“pedaços” de mensagens). O timing visa definir uma velocidade aceitável de comunicação que seja suportado por ambas entidades que estão se comunicando.

16 Protocolo de Comunicação Um protocolo desempenha as seguintes funções na comunicação: – Endereçamento: especificação do ponto de destino da mensagem – Numeração e sequência: identificação de cada mensagem através de um número sequencial – Estabelecimento da conexão: criação de um canal lógico fechado (“túnel”) entre o transmissor e o receptor da mensagem – Controle de erros: identificação e correção dos erros na comunicação – Retransmissão: repetição da mensagem uando esta é repetida ou sinal ACK não é recebido – Confirmação de recebimento: envio do sinal ACK quando cada segmento da mensagem é recebido – Conversão de código: adequação do código às características do destinatário

17 Protocolo de Comunicação Para cada tipo ou conjunto de protocolos é definido um padrão. Existem dois tipos de padrões: – de facto: são padrões que são usados pela comunidade, principalmente por fabricantes quando lançam novos produtos, mas que ainda não foram aprovados por um comitê reconhecido, como ISO ou ANSI. – de jure: são padrões ou protocolos que foram reconhecidos por comitês reguladores. Um exemplo é a arquitetura OSI. Estes padrões de jure já passaram pelo status de facto e tiveram suas especificações submetidas a um corpo avaliador no formato RFC (request for change), até que tiveram sua versão final aprovada.

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