Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJoão Santana Miranda Alterado mais de 8 anos atrás
1
Intervenção Multidisciplinar: Qualidade de Vida dos Indivíduos com Doença de Parkinson Apresentação: Jéssica Emidio (2º ano) Daniela C Monfredini (3º ano) Profª Drª Maria de Lourdes (psicologa) Eloísa (Fisioterapeuta) Orientação: Profª Drª Kelly Silvério 07/04/2016 Anf da Biblioteca
2
Definição : A Doença de Parkinson (DP) é uma patologia progressiva, neurodegenerativa e crônica que ocorre no Sistema Nervoso; Envolve a substância negra do Sistema Nervoso Central; A degeneração resulta na diminuição da produção de dopamina, produzindo um conjunto de sintomas caracterizados principalmente por distúrbios motores.
3
Histórico: Doença descrita em 1817, por James Parkinson. Denominou-a de Paralisia Agitante. Posteriormente, a literatura médica, objetivando homenagear o médico, consagrou a denominação da doença como Doença de Parkinson. (DORETTO, 2001)
4
Introdução: O paciente com a DP, em geral exibe combinação de três sinais clássicos: rigidez, bradicinesia e tremor. Sintoma clínico evidente: perda de pelo menos 80% dos neurônios dopaminérgicos na substância negra e o mesmo grau de depleção de dopamina no estriado. Afeta pessoas de ambos os sexos, independente de raça ou classe social. Predomina em idosos, entre 50-70 anos de idade. (GOLDMAN & BENNETT, 2001).
5
Fatores: Uso exagerado e contínuo de medicamentos Trauma Craniano Repetitivo Isquemia Cerebral Freqüentar Ambientes Tóxicos
6
Fatores: Na maioria das vezes, é desconhecido o motivo que leva a degeneração. Fator genético exerce influencia, mas em números, é pouco representativo.
7
Manifestãções: Podem apresentar sintomas como demencia, melancolia, perda de apetite, fadiga, distúrbios do sono, perda da auto-estima e ansiedade. 40% 60%
8
Sobre a DP: É a segunda doença mais prevalente entre os idosos, atingindo de 1 a 3% da população.
10
Sobre a DP: Progressiva e Crônica. O avançar da doença desencadeia aumento das limitações.
11
As intervenções terapêuticas visam a melhora na qualidade de vida. É muito importante identificar os fatores que mais influenciam a qualidade de vida. Sobre a DP:
12
Artigo:
13
PDQ-39 “Nunca” “Às vezes” “Freqüentemente” “Sempre” “É impossível pra mim”
14
Artigo:
15
Atuação Multidisciplinar : Enfermagem Neurologia Fisioterapia Fonoaudiologia Psicologia Paciente com Doença de Parkinson
16
Atuação da Fisioterapia :
17
Atuação da Psicologia :
18
Atuação da Fonoaudiologia :
20
Referências: PERTENELLA, FMN. MARCON, SS. - Qualidade de vida de indivíduos com Parkinson e sua relação com tempo de evolução e gravidade da doença - Rev. Latino-Am. Enfermagem, mar.-abr. 2012 LANA, RC. Et al - PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON ATRAVÉS DO PDQ-39 - Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 5, set./out. 2007 GONÇALVES, L. H. T. et al. Pacientes portadores da doença de Parkinson: significado de suas vivências. Acta paul. enferm. vol.20 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2007 SILVA, J. et al. A influencia da atuação fisioterapêutica na doença de Parkinson. Disponivel em :
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.