Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTherezinha Lameira Martinho Alterado mais de 8 anos atrás
1
TRABALHANDO O GÊNERO: ROMANCE PROFESSOR: DENIS R. DA SILVA
2
CONCEITUANDO É UM TIPO DE NARRATIVA COMPLEXA, POIS APRESENTA INÚMEROS NÚCLEOS DRAMÁTICOS QUE GIRAM EM TORNO DA HISTÓRIA PRINCIPAL. O TERMO “ROMANCE” FICOU CONHECIDO E DELIMITADO A PARTIR DA ESCOLA LITERÁRIA MODERNISMO. ENTRETANTO ESTE GÊNERO JÁ EXISTIA EM UMA TENDÊNCIA PRETÉRITA. O GÊNERO ROMANCE VEIO PARA SUBSTITUIR AS EPOPEIAS, ESTAS JÁ NÃO ATENDIAM MAIS AS DEMANDAS COMUNICATIVAS E INTERACIONISTAS DA SOCIEDADE DA ÉPOCA. ERA NECESSÁRIO A CRIAÇÃO DE ALGO MAIS OUSADO, TENDENCIOSO E ATRAENTE. OS ROMANCES REALISTAS SÃO MAIS FIÉIS A ESTRUTURA TEXTUAL, POIS ABORDAM CONCEPÇÕES PRÓXIMAS DA REALIDADE INTERLOCUTORA. O ROMANCE FIRMA E GANHA ESTABILIDADE NO SÉCULO XVIII EM DIANTE. SEGUNDO GEORG HEGEL, FILÓSOFO ALEMÃO, O ROMANCE É A EPOPEIA BURGUESA CUJO PERÍODO É INTENSO, MARCA, EM QUE OCORRE O INÍCIO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. ACREDITA-SE QUE O PRIMEIRO ROMANCE PRODUZIDO FOI “DOM QUIXOTE DE LA MANCHA”, DE MIGUEL DE CERVANTES, ESCRITO NO ANO DE 1600.
3
ESTRUTURA NARRATIVA LONGA, DENSA E PROBLEMÁTICA PERSONAGENS FICTÍCIOS DESCRIÇÃO DETALHADA DAS PERSONAGENS NARRADOR (PERSONAGEM, OBSERVADOR OU ONISCIENTE) MOBILIDADE DA TRAMA (DIVERSOS ESPAÇOS E LUGARES) POSSIBILIDADE DE UMA HISTÓRIA SECUNDÁRIA NARRATIVA CRONOLÓGICA E PSICOLÓGICA DIVERSOS NÚCLEOS DRAMÁTICOS COMPLICAÇÕES SENTIMENTAIS, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E FINANCEIRAS. TENDÊNCIA CONFLITUOSA DAS PERSONAGENS BUSCA POR RESPOSTAS DAS INJUSTIÇAS E DAS INSENSIBILIDADES DO MUNDO INTERIOR E EXTERIOR ABORDAGEM INTERINA DA PROBLEMÁTICA DAS PERSONAGENS
4
TIPOS DE ROMANCES ROMANCE URBANO ROMANCE REGIONALISTA ROMANCE INDIANISTA ROMANCE HISTÓRICO ROMANCE ROMÂNTICO ROMANCE REALISTA ROMANCE NATURALISTA ROMANCE MODERNISTA
5
ESCRITORES E OBRAS MAIS CONHECIDAS DO GÊNERO ROMANCE – CLÁSSICOS MIGUEL DE CERVANTES – DOM QUIXOTE DE LA MANCHA JOÃO GUIMARÃES ROSA – GRANDES SERTÕES VEREDAS WILLIAM SHAKESPEARE – ROMEU E JULIETA CLARICE LISPECTOR – A PAIXÃO SEGUNDO G.H. MACHADO DE ASSIS – DOM CASMURRO JOSÉ DE ALENCAR – IRACEMA GRACILIANO RAMOS – VIDAS SECAS BERNARDO GUIMARÃES – A ESCRAVA ISAURA ENTRE OUTROS....
6
ESCRITORES E OBRAS MAIS CONHECIDAS DO GÊNERO ROMANCE – MODERNOS JOHN GREEN – A CULPA É DAS ESTRELAS CECELIA AHERN – P.S. EU TE AMO J. K. ROWLING – HARRY POTTER BERNARDO CARVALHO – NOVE NOITES CHICO BUARQUE – BUDAPESTE ENTRE OUTROS...
7
DON QUIXOTE DE LA MANCHA, DE MIGUEL DE SERVANTES SÍNTESE É UMA OBRA QUE RETRATA A HISTÓRIA DAS GRANDES CAVALARIAS EUROPEIAS, CRITICANDO ALGUNS COMPORTAMENTOS HUMANOS, DESENVOLVIDOS POR DOM QUIXOTE, AFIM DE SOLUCIONÁ-LOS. É UM OBRA QUE SATIRIZA AS NOVELAS DE CAVALARIA, QUANDO O PERSONAGEM CENTRAL, APÓS A PERDA DA MEMÓRIA, TENTA IMITAR AS MESMAS ATITUDES E AÇÕES DOS HERÓIS DOS ROMANCES DE CAVALARIA. AS VIAGENS FORMADAS POR ELE SÃO BASEADAS NA ERA MEDIEVAL E DE CAVALARIA. DAVA VIDA A SERES INANIMADOS, PASSA A SER PATÉTICO E PENOSO. QUANDO VOLTA A MEMÓRIA, RENUNCIA TODO O CONHECIMENTO ADQUIRIDO E MORRE. PERSONAGENS DOM QUIXOTE – PROTAGONISTA SANCHO PANÇA ANÁLISE DA OBRA CONFRONTA SITUAÇÕES QUE ESTEJAM FORA DOS PARÂMETROS E NÃO REALIZAÇÃO DE NOVAS AÇÕES PARA MUDAR O PRODUZIDO. CRÍTICA SOBRE A GANÂNCIA, O PODER E JULGAMENTOS DE VALORES.
8
O GUARANI, DE JOSÉ DE ALENCAR. SÍNTESE É UMA NARRATIVA AMBIENTALISTA, POÉTICA E LÍRICA. A FIGURA CENTRAL DA NARRATIVA É O ÍNDIO PERI, DA TRIBO DOS GOITACAZES, AMIGO, FIEL E COMPANHEIRO DE D. ANTÔNIO DE MARIZ. RETRATO DOS AMORES NÃO CORRESPONDIDOS, AS GUERRAS ENTRE OS BRANCOS E OS INDÍGENAS. TRAZ UM FINAL SURPREENDENTE, POIS NÃO SABEMOS DE FATO, O FIM DAS PERSONAGENS PRINCIPAIS. PERSONAGENS D. ANTÔNIO DE MARIZ PERI CECILÍA ÁLVARO DE SÁ ANÁLISE DA OBRA REFLEXÃO SOBRE O COMPORTAMENTO INDÍGENA SOBRE O CONTATO COM OS EUROPEUS E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA NOVA NAÇÃO. CONFLITO ENTRE OS PORTUGUESES E OS POVOS INDÍGENAS E AMOROSO, QUE SEGUIA O DESEJO E POSSE DA JOVEM CECI, ENTRE PERI, ÁLVARO E LOREDANO.
9
DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS. SÍNTESE FORMADO PELA NARRATIVA PSICOLÓGICA DE BENTINHO SANTIAGO. UM HOMEM VELHO, QUE PORIA SUA VIDA EM EVIDÊNCIA. SUA HISTÓRIA ESTÁ ALÉM DE SUA VIDA E DOS ACONTECIMENTOS QUE FORA COMETIDO, PREOCUPA-SE, ENTÃO, CONTAR O ROMANCE VIVIDO COM A JOVEM CAPITU E OS PROBLEMAS INQUIENTANTES QUE OS ENVOLVERA. MEDIANTE A UMA FATALIDADE, BENTINHO INICIA UMA SÉRIE DE QUESTIONAMENTOS, QUE ATÉ ENTÃO NÃO HAVIA IMAGINADO. SURGE ENTÃO CONFLITOS EM SUA RAZÃO DEVASIADA, TOMA ATITUDES SEM PENSAR E SE TORNA RECLUSO EM UM QUESTIONAMENTO INFINITO, TEIMOSO E SEM PROVAS. PERSONAGENS BENTO SANTIAGO – NARRADOR E PROTAGONISTA CAPITU EZEQUIEL ESCOBAR SANCHA DONA GLÓRIA PRIMA JUSTINA ANÁLISE DA OBRA MESMO COM O FIM DOS RELATOS DE BENTINHO, NÃO SE PODE AFIRMAR QUE EXISTIU DE FATO A TRAIÇÃO. O COMPORTAMENTO DE CAPITU NO VELÓRIO DE ESCOBAR NÃO SIGNIFICA, PROPRIAMENTE DITO, UMA TRAIÇÃO CONFIRMADA. É UMA COMPOSIÇÃO MAGNA DE QUESTIONAMENTOS, TAIS, SENDO INFINDÁVEIS. UM DOS TEMAS PAUTADOS POR MACHADO É A CONCEPÇÃO DA VERDADE, O QUE ENVOLVE O ASPECTO DE TRAIÇÃO E SUA COMPROVAÇÃO, ALÉM DA COMPROVAÇÃO DO QUE É ÉTICO E MORAL.
10
CAIU NO ENEM... TEXTO I ELA ACORDA TARDE DEPOIS DE TER IDO AO TEATRO E À DANÇA; ELA LÊ ROMANCES, ALÉM DE DESPERDIÇAR O TEMPO A OLHAR PARA A RUA DA SUA JANELA OU DA SUA VARANDA; PASSA HORAS NO TOUCADOR A ARRUMAR O SEU COMPLICADO PENTEADO; UM NÚMERO IGUAL DE HORAS PRATICANDO PIANO E MAIS OUTRAS NA SUA AULA DE FRANCÊS OU DE DANÇA. COMENTÁRIO DO PADRE LOPES DA GAMA ACERCA DOS COSTUMES FEMININOS (1839) APUD SILVA, T. V. Z. MULHERES, CULTURA E LITERATURA BRASILEIRA. IPOTASI – REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS. JUIZ DE FORA, V. 2. N. 2, 1998. TEXTO II AS JANELAS E PORTAS GRADEADAS COM TRELIÇAS NÃO ERAM CADEIAS CONFESSAS, POSITIVAS; MAS ERAM, PELO ASPECTO E PELO SEU DESTINO, GRANDES GAIOLAS, ONDE OS PAIS E MARIDOS ZELAVAM, SONEGADAS À SOCIEDADE, AS FILHAS E AS ESPOSAS. MACEDO, J. M. MEMÓRIAS DA RUA DO OUVIDOR (1878). DISPONÍVEL EM: WWW.DOMINIOPUBLICO.GOV.BR. ACESSO EM: 20 MAIO 2013 (ADAPTADO).
11
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FEMININO COMUM AOS DOIS TEXTOS É O(A) A) SUBMISSÃO DE GÊNERO, APOIADA PELA CONCEPÇÃO PATRIARCAL DE FAMÍLIA. B) ACESSO AOS PRODUTOS DE BELEZA, DECORRÊNCIA DA ABERTURA DOS PORTOS. C) AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO DE ENTRETENIMENTO, VOLTADO ÀS DISTINTAS CLASSES SOCIAIS. D) PROTEÇÃO DA HONRA, MEDIADA PELA DISPUTA MASCULINA EM RELAÇÃO ÀS DAMAS DA CORTE. E) VALORIZAÇÃO DO CASAMENTO CRISTÃO, RESPALDADO PELOS INTERESSES VINCULADOS À HERANÇA.
12
LABAREDAS NAS TREVAS FRAGMENTOS DO DIÁRIO SECRETO DE TEODOR KONRAD NALECZ KORZENIOWSKI 20 DE JULHO [1912] PETER SUMERVILLE PEDE-ME QUE ESCREVA UM ARTIGO SOBRE CRANE. ENVIO-LHE UMA CARTA: “ACREDITE-ME, PREZADO SENHOR, NENHUM JORNAL OU REVISTA SE INTERESSARIA POR QUALQUER COISA QUE EU, OU OUTRA PESSOA, ESCREVESSE SOBRE STEPHEN CRANE. RIRIAM DA SUGESTÃO. [...] DIFICILMENTE ENCONTRO ALGUÉM, AGORA, QUE SAIBA QUEM É STEPHEN CRANE OU LEMBRE-SE DE ALGO DELE. PARA OS JOVENS ESCRITORES QUE ESTÃO SURGINDO ELE SIMPLESMENTE NÃO EXISTE.” 20 DE DEZEMBRO [1919] MUITO PEIXE FOI EMBRULHADO PELAS FOLHAS DE JORNAL. SOU RECONHECIDO COMO O MAIOR ESCRITOR VIVO DA LÍNGUA INGLESA. JÁ SE PASSARAM DEZENOVE ANOS DESDE QUE CRANE MORREU, MAS EU NÃO O ESQUEÇO. E PARECE QUE OUTROS TAMBÉM NÃO. THE LONDON MERCURY RESOLVEU CELEBRAR OS VINTE E CINCO ANOS DE PUBLICAÇÃO DE UM LIVRO QUE, SEGUNDO ELES, FOI “UM FENÔMENO HOJE ESQUECIDO” E ME PEDIRAM UM ARTIGO. FONSECA, R. ROMANCE NEGRO E OUTRAS HISTÓRIAS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1992 (FRAGMENTO).
13
NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS, OS AUTORES RECORREM COM FREQUÊNCIA A EXPRESSÕES METAFÓRICAS. AO EMPREGAR O ENUNCIADO METAFÓRICO “MUITO PEIXE FOI EMBRULHADO PELAS FOLHAS DE JORNAL”, PRETENDEU-SE ESTABELECER, ENTRE OS DOIS FRAGMENTOS DO TEXTO EM QUESTÃO, UMA RELAÇÃO SEMÂNTICA DE A) CAUSALIDADE, SEGUNDO A QUAL SE RELACIONAM AS PARTES DE UM TEXTO, EM QUE UMA CONTÉM A CAUSA E A OUTRA, A CONSEQUÊNCIA. B) TEMPORALIDADE, SEGUNDO A QUAL SE ARTICULAM AS PARTES DE UM TEXTO, SITUANDO NO TEMPO O QUE É RELATADO NAS PARTES EM QUESTÃO. C) CONDICIONALIDADE, SEGUNDO A QUAL SE COMBINAM DUAS PARTES DE UM TEXTO, EM QUE UMA RESULTA OU DEPENDE DE CIRCUNSTÂNCIAS APRESENTADAS NA OUTRA. D) ADVERSIDADE, SEGUNDO A QUAL SE ARTICULAM DUAS PARTES DE UM TEXTO EM QUE UMA APRESENTA UMA ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA DISTINTA E OPOSTA À OUTRA. E) FINALIDADE, SEGUNDO A QUAL SE ARTICULAM DUAS PARTES DE UM TEXTO EM QUE UMA APRESENTA O MEIO, POR EXEMPLO, PARA UMA AÇÃO E A OUTRA, O DESFECHO DA MESMA.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.