A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gênero e Sexualidade / Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gênero e Sexualidade / Direitos Sexuais e Reprodutivos."— Transcrição da apresentação:

1 Gênero e Sexualidade / Direitos Sexuais e Reprodutivos

2 Sociedade – Patriarcado - Machismo Padrão de Legitimação social baseado em: 1.Gênero; 2.Orientação Sexual; 3.Cor/Raça; 4.Classe Social; 5.Religiosidade.

3 Padrão de Legitimação social: 1.Homem; 2.Heterossexual; 3.Branco; 4.Rico; 5.Cristão.

4 Dicotomia: Homem – Mulher Masculino - Feminino Azul – Rosa Forte – Delicada Racional – Sensível Agressivo – Delicada Esperto – Ingênua Provedor – Dependente Conquistador – Recatada

5 Papéis Socialmente Construídos: Homens: são educados/ensinados a serem fortes, destemidos, não chorar, não fugir da briga, ser o mais forte, não expressar sentimentos, conquistar o respeito através da força... Mulheres: são educadas/ensinadas a serem, delicadas, sensíveis, falar de forma ponderada, não sair à rua sozinha, não brincar com meninos, sentar com as pernas cruzadas, saber desempenhar com dedicação os afazeres domésticos...

6 Modelo de Masculinidade e Feminilidade

7

8 Entendendo as Questões de Gênero Sexo é biológico, gênero é social, construído pelas diferentes culturas. E o gênero vai além do sexo: O que importa, na definição do que é ser homem ou mulher, não são os cromossomos ou a conformação genital, mas a auto-percepção e a forma como a pessoa se expressa socialmente; Gênero é diferente de Orientação Sexual, podem se comunicar, mas um aspecto não necessariamente depende ou decorre do outro. Pessoas transgênero são como as cisgênero, podem ter qualquer orientação sexual: nem todo homem e mulher é “naturalmente” cisgênero e/ou heterossexual.

9 É possível haver mulheres com pênis e homens com vagina?!? CISGÊNERO TRANSGÊNERO; Identidades de Gênero; Orientação Sexual.

10 O que é sexualidade? A sexualidade é uma dimensão humana que acompanha a pessoa desde o nascimento até a sua morte. Essa ideia nos liberta do preconceito de considerar que idosos e crianças não tem sexualidade e que o exercício da sexualidade pertence apenas ao universo de jovens e adultos/as. Pelo contrário, para a humanidade, a sexualidade tem um sentido muito maior do que apenas a sua função reprodutiva e, por isso, não se limita à fase da vida em que a procriação é mais “adequada”. (SILVA, 2006)

11 O que é sexualidade? Além de ser fonte de prazer, de bem estar físico e psicológico, de troca, de comunicação e de afeto, a sexualidade estabelece relações entre as pessoas e faz parte do seu desenvolvimento e da sua cultura. Inúmeras outras questões se associam à sexualidade de forma muito íntima, a começar pelos valores atribuídos por cada cultura à sua prática. Diferentes povos tem diferentes modos de exercê-la, com mais ou menos liberdade, mas é sempre regida por regras de moralidade e de ética próprias. (SILVA, 2006)


Carregar ppt "Gênero e Sexualidade / Direitos Sexuais e Reprodutivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google