A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resultados e Discussões

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resultados e Discussões"— Transcrição da apresentação:

1 Resultados e Discussões
RELAÇÕES DE GÊNERO E ESCOLA: REPRESENTAÇÕES DE FEMINILIDADES ENTRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DO ENSINO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS Hélen Ramos Jardim¹ Denise Conceição das Graças Ziviani² Introdução Resultados e Discussões Este trabalho consiste na investigação das representações de feminilidades de estudantes do ensino médio do campus do Instituto Federal de Minas Gerais - Ouro Preto. Para tal basear-se-á na política de como vem se concretizando, no ambiente escolar, a identificação do gênero atribuído às estudantes do sexo feminino, valendo-se do conteúdo discursivo do grupo focal inicial realizado com as alunas e alunos do Grêmio Livre Estudantil do IFMG, atentando-se para as formas como vivenciam as distintas feminilidades por meio das quais inscrevem as formas de ser “menina”, formas estas que serão analisadas tendo como referência o conceito de feminilidade permitido pelo do Regimento Escolar do IFMG. Portanto, é necessário a contextualização do gênero como construção social. A partir da metodologia aplicada, sobretudo o grupo focal, as alunas participantes denunciam um ambiente escolar reprodutor do machismo e da homofobia, principalmente, cujas piadas ou brincadeiras de teor preconceituoso são feitas o tempo todo dentro e fora de sala de aula, constrangendo-as. Ao mesmo tempo foi possível perceber, por meio das intervenções, que o grêmio estudantil do IFMG contribui de forma séria e autônoma para um espaço que acolha as diversidades e exclua os silêncios. Materiais e Métodos O desenvolvimento desta pesquisa consiste em quatro etapas: Grupos de estudo realizado semanalmente no centro de vivência; Prática de grupos focais de cinquenta minutos cada; Intervenções no IFMG por meio de cartazes, debates, filmes, etc.; Levantamento bibliográfico para fundamentar os métodos anteriores. Figura 2 e 3. Campanha online com a utilização da hashtag não nos calaremos (#naonoscalaremos), realizada também pelo grêmio e demais alunos (as). Conclusões É possível concluir que o IFMG contribui na manutenção de um ambiente reprodutor de preconceitos e discriminação, principalmente no que se refere ao gênero. Não há preparação dos (as) funcionários (as) num tratamento adequado dessas questões de modo cotidiano, algumas ações aparecem quando julgam necessárias. Outro ponto que deve ser mencionado é a coesão e articulação do Grêmio Estudantil que demonstrou exemplo de cidadania e engajamento impressionantes. A militância desse grupo é imprescindível no desenvolvimento de uma consciência social no IFMG. Figura 1. Mobilização contra o machismo promovida pelo Grêmio Livre Estudantil. 1. Aluna do curso de Licenciatura em Geografia, IFMG-OP – MG, 2. Orientadora, Pedagoga, D.Sc em Educação, IFMG-OP – MG,


Carregar ppt "Resultados e Discussões"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google