A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE"— Transcrição da apresentação:

1 NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana ILHA SOLTEIRA – SP DEZEMBRO

2 OS SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE CULTURA :
Cultivar, criar, cuidar: educação do espírito das crianças para se tornarem membros virtuosos da sociedade pelo aperfeiçoamento das qualidades naturais. A cultura seria uma segunda natureza do homem. Os resultados desta formação dos seres humanos expressos em obras, ações, instituições: as artes, as ciências, a filosofia, os ofícios, a religião, o Estado. Neste caso há a separação e depois oposição entre natureza e cultura.

3 No segundo significado a natureza é o reino da repetição, necessidade causal, do determinismo cego e irracional; Já humanidade ou cultura é o reino da finalidade livre, das escolhas racionais, dos valores, da distinção entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o sagrado e o profano, o belo e o feio. Cultura é a dimensão dos conhecimentos, das idéias e das crenças de um povo e o modo como expressam essas concepções, ou seja, é a maneira pela qual a realidade é codificada e compreendida por uma sociedade.

4

5

6

7

8

9

10 http://professorantonioneves. blogspot. com

11

12

13

14 blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/images/

15

16

17

18

19

20

21 EM RELAÇÃO À CULTURA PODE-SE AFIRMAR:
A cultura, mais do que a herança genética, molda o comportamento do homem e justifica as suas realizações. O homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas. Os seus instintos foram parcialmente anulados ao longo processo evolutivo e histórico pelo qual passou. A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Em vez de modificar o seu aparelho biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico para romper as barreiras das diferenças ambientais e transformar toda a terra em seu habitat.

22 CARACTERÍSTICAS DA CULTURA
Cultura ou culturas? Na antropologia fala-se em culturas, pois as leis, valores, crenças e práticas variam de acordo com cada formação social e também, em menor escala, dentro de uma mesma formação social; Deve-se destacar também que todos os humanos são portadores de cultura no sentido antropológico e histórico.

23 Cada realidade cultural tem sua lógica interna;
É necessário conhecê-la para que façam sentido suas práticas, costumes e concepções. o estudo da cultura contribui para combater preconceitos e compreender a diversidade dos povos, criando as condições básicas para estabelecer o respeito e a dignidade nas relações humanas. não há uma linha de evolução única para as sociedades humanas e nem uma natureza humana universal.

24 CULTURA DAS COMUNIDADES
A comunidade cria uma mesma cultura para todos os seus membros, as relações são pessoais e, de modo geral, os indivíduos compartilham basicamente dos mesmos sentimentos e idéias. CULTURA DAS SOCIEDADES é uma coletividade dividida em grupos e classes, as relações são sociais, mediadas pelas instituições; classes sociais diferentes produzem culturas diferentes ou mesmo antagônicas; as classes dominantes procuram impor sua cultura à sociedade inteira, como se todos pudessem compartilhar da mesma cultura, vivendo em condições diferentes.

25 SOCIEDADE E CULTURAS A sociedade é histórica, suas transformações são constantes e velozes; Conhecimento é fator de mudança social, portanto as culturas também são processos dinâmicos, em constante mudança; Cultura não é neutra, se esta mostra relações desiguais é porque existe desigualdade social de fato, mas esta desigualdade não é natural, é resultado dos conflitos de interesses e das relações de poder predominantes em determinada sociedade.

26 A discussão do conceito de cultura(s) exposta nesta aula foi baseada nos livros “Convite à filosofia” de Marilena Chauí (1995); “O que é cultura” de José Luiz dos Santos (1983) e “Cultura: um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia. Mas a interpretação e o arranjo do texto é de minha responsabilidade.


Carregar ppt "NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google