A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Câncer Ósseo Equipe: Emanuela Freire Gomes Emanuel de Veras Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Câncer Ósseo Equipe: Emanuela Freire Gomes Emanuel de Veras Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Câncer Ósseo Equipe: Emanuela Freire Gomes Emanuel de Veras Santos
Kaline da Silva Broges Jéssica dos Santos Ferreira Michele Roque

2 Câncer Ósseo Assim como os demais tipos de câncer, os tumores ósseos também são doenças derivadas do crescimento anormal de células em alguma parte do esqueleto e/ou dos tecidos que o recobrem.

3 Fisiopatologia Os cânceres têm início quando uma célula normal sofre um processo patológico de mutação genética em seu DNA. Essa célula modificada forma um clone que se prolifera de maneira anormal, adquirindo características invasivas, infiltrando-se nos tecidos visinhos (SMELTZER; BARE, 2005).

4 O Câncer ósseo pode ser:
Primário: Quando se desenvolvem originalmente no próprio tecido musculoesquelético Secundário: Não se origina no osso, mas se desenvolve no osso a partir de um câncer que teve início em outro local do corpo, processo conhecido como metástase.

5 Os tipos mais frequentes
O osteossarcoma: Mais comum dos tumores malignos primários dos ossos. Tem preferência pelo sexo masculino, podendo ocorrer em qualquer osso ou mesmo em partes moles. A dor e/ou aumento de volume locais são os primeiros sintomas.

6 Sarcoma de Ewing: é o segundo tumor ósseo maligno mais comum na infância.  Os sintomas locais mais comuns são: dor e aumento de volume. Os sítios mais comuns de envolvimento são os pulmões, ossos e medula óssea.

7 Condrossarcoma: É um tumor maligno Ocorre, principalmente, em adultos entre os 30 e 60 anos De crescimento lento A cirurgia é a principal forma de tratamento dos condrossarcomas.

8 Principais comprometimentos
Tumores primários: O fêmur é o principal local de acometimento, tanto nos tumores ósseos benignos, quanto malignos. Localizações preferencias das metástases: Coluna, fêmur, úmero, ilíaco e tíbia proximal

9 Causas Não se saiba ao certo o que causa esta mutação que dá origem à carcinogenese. Sabe-se que o meio ambiente, agentes físicos, químicos, biológicos (vírus) e a genética são fatores capazes de influenciar no processo de desenvolvimento dos cânceres (BRASIL, 2004; FERNANDES; GRAZIANI, 2006).

10 Sinais e sintomas Dor na parte envolvida
Inchaço e sensibilidade perto da área afetada Redução da força muscular Fraturas Espontâneas Fadiga Perda de peso não intencional Febre

11 Diagnostico Os exames para diagnosticar os tumores ósseos dependem da avaliação do médico, do quadro clínico do paciente e da evolução da doença.

12 Diagnostico Exames solicitados: Raio X Tomografia
Ressonância magnética Ainda pode ser recomendada a biópsia (retirar uma pequena amostra) do tecido do tumor para exame.

13 Tratamento Fisioterapêutico
A abordagem fisioterapêutica deve englobar recursos e tecnicas para: Analgesia Redução do processo inflamatório Ganho de amplitude de movimento Fortalecimento dos músculos envolvidos Treino sensório motor, coordenação e de marcha


Carregar ppt "Câncer Ósseo Equipe: Emanuela Freire Gomes Emanuel de Veras Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google