A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema 22: Metodologia para quem quer aprender Cap. 1. Autor: Pedro Demo PROGETEC Raul Nunes Grupo 1 E.E. Ernesto Solon Borges Bandeirantes MS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema 22: Metodologia para quem quer aprender Cap. 1. Autor: Pedro Demo PROGETEC Raul Nunes Grupo 1 E.E. Ernesto Solon Borges Bandeirantes MS."— Transcrição da apresentação:

1 Tema 22: Metodologia para quem quer aprender Cap. 1. Autor: Pedro Demo PROGETEC Raul Nunes Grupo 1 E.E. Ernesto Solon Borges Bandeirantes MS

2 Estudar depende de Motivação ➲ O estudo se torna prazeroso com a motivação pessoal e do professor. ➲ O importante nem sempre é prazeroso, mas para se tornar um profissional é importante ter dedicação, trabalho, esforço e renúncia. ➲ Mas a vida não se reduz a prazer. Estudar acarreta sacrifícios. E isso faz parte da vida.

3 As maneiras equivocadas de Estudar ➲ Segundo o autor, nos dias de hoje o estudo é: ''sem pesquisa, sem elaboração, sem leitura sistemática; sem descontrução e reconstrução''. ➲ Muitos professores foram formados por instituições instrucionistas, conviviam com professores que não estudavam, apenas davam ''aula''. ➲ Estudar não combina com receber conteúdos simplificados, abreviados, resumidos.

4 Os 200 dias letivos ➲ De acordo com a LDB, quando instituiu-se os 200 dias letivos, confundiram apressadamente aula com aprendizagem. ➲ Porém, o que se viu, pode ocorrer que aumentar aula não siginifica melhor aproveitamento. ➲ De acordo com dados estatísticos, foi no mínimo curioso que a introdução dos 200 dias não acarretou efeito benéfico na aprendizagem.

5 Não se aprende sem Estudar ➲ Segundo o autor: '' aumentar aula não implica, de modo algum, aumento de aprendizagem, podendo ocorrer o contrário''. ➲ ''Continuando a fazer o que fazemos hoje na sala de aula, que é dar aula substancialmente, iremos ladeira abaixo''. ➲ Estudar não é ''necessariamente'' ter aula.

6 O exemplo de Sócrates ➲ O autor tomou como exemplo o filósofo Grego Sócrates, que nunca deu aula, nunca passou prova, e é considerado o educador dos educadores. ➲ Aula só faz sentido se o aluno aprender bem, para isso o papel do professor é fundamental neste contexto. ➲ O importante, é aumentas os ''estudos'', desde que eles sejam de qualidade. ➲ Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. (Sócrates)


Carregar ppt "Tema 22: Metodologia para quem quer aprender Cap. 1. Autor: Pedro Demo PROGETEC Raul Nunes Grupo 1 E.E. Ernesto Solon Borges Bandeirantes MS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google