A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento."— Transcrição da apresentação:

1 Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos Apresentação: Cap Omar Lima LEAL Corpo de Bombeiros de São Paulo

2 Atendimento a Acidentes com Substâncias Perigosas  Tombamento de substâncias sólidas;  Derramamento de substâncias líquidas;  Vazamentos de gases.

3 Atendimento a Acidentes com Substâncias Químicas > Avaliação para Tomada de decisão; > Reavaliação e adequação do Plano de emergência.

4 Procedimentos utilizados para o atendimento de uma emergência com produtos perigosos Aproximar-se da cena com vento pelas costas, tomando como referência o ponto do: Derrame para líquidos; Vazamentos ou fugas para gases; Tombamento para sólidos.

5 Procedimentos utilizados para o atendimento de uma emergência com produtos perigosos Certificar-se se há vítimas e vazamentos; Identificar o produto através de rótulo de risco, painel de segurança ou documentos e embarque; Aproximar-se seguindo os Guias de Emergência; Não socorrer vítimas que estão contaminadas pelo produto.

6 SUBSTÂNCIAS NÃO IDENTIFICADAS MANTENHA DISTÂNCIA

7 Procedimentos utilizados para o atendimento de uma emergência com produtos perigosos Fazer o isolamento inicial utilizando os guias de emergência, impedindo a entrada e saída de pessoas do local afetado; Não usar fogo ou sinais luminosos não blindados contra explosão dentro da área; Evitar qualquer tipo de contato físico com o produto.

8 Procedimentos utilizados para o atendimento de uma emergência com produtos perigosos Acionar o socorro especializado; Não entrar sozinho na área contaminada; Arrolar testemunhar e sinistrados; Avaliar os procedimentos de emergência adotados.

9 Áreas ou Zonas de Trabalho Quente: local onde os contaminantes estão presentes; Morna: local onde estão as equipes de intervenção direta e o CRC; Fria: local considerado não contaminado, onde estão o PC e o apoio logístico.

10 FRIA EMERGÊNCIAS QUÍMICAS QUENTE MORNA

11 Equipamento de Proteção Individual - EPIs Barreira entre o corpo humano e o agente; Previne contato, inalação e ingestão; Constitui-se de EPI/AEPP + EPR; EPI/AEPP possui níveis de proteção de acordo com as características físico-químicas do produto.

12 Níveis de Proteção Nível A: para PP desconhecido ou que ataca violentamente a pele e a respiração; Nível B: o PP é identificado como agressor ao sistema respiratório, porém ataca em nível secundário a pele; Nível C: o PP ataca a pele e a respiração em níveis secundários. Respingos químicos; Nível D: uniforme não projetado para lidar com PP.

13

14 Níveis de Proteção: Observações Importantes A seleção do nível de proteção está relacionada com o tipo de produto e suas ameaças e vulnerabilidades.

15 Níveis de capacitação para Resposta Primeira Resposta = trabalho em área fria; Técnico = trabalho em áreas quente, morna e fria; Especialista = Comanda e coordena todas as atividades durante o atendimento do incidente/acidente com Produtos Perigosos.

16 Avaliação Qual o termo técnico mais apropriado para vazamento de uma substância líquida ? ( ) fuga ( ) escape ( ) derrame Qual o melhor nível de proteção para um profissional que não conseguiu identificar o produto perigosos sinistrado ? ( ) nível A ( ) nível B ( ) nível C

17 Curso de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos O Capitão LEAL agradece a atenção de todos os participantes. MUITO OBRIGADO ! E MAIL : familialeal@ig.com.br


Carregar ppt "Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google