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CARACTERIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DO HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.

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1 CARACTERIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DO HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva

2 Handebol

3 Caracterização O Handebol é um jogo onde cada equipe procura lançar a bola no gol da equipe adversária e proteger seu próprio gol do ataque adversário 1. Jogar handebol significa (na defesa) fechar a própria área de gol e o gol, e receber a bola (no ataque) tão habilmente, na proximidade do gol adversário, que se crie uma oportunidade favorável de gol que se deve ser aproveitada 2. 1.DIETRICH, 1984 2.ZAMBERLAN, 1997

4 Caracterização Ataque Objetivo: o principal no ataque é conseguir a marcação de gols. Vence a equipe que marcar o maior número de gols. Como chegar ao gol: no ataque, a equipe consegue a marcação de um gol através do gesto técnico chamado arremesso. Para arremessar: o arremesso deve ser feito por um dos jogadores, desde que esteja em condições favoráveis (livre de marcação). Como ficar livre: para que um jogador fique livre para executar um arremesso, há necessidade que a equipe prepare esta condição, onde os integrantes da equipe o fazem através de passes e recepção, além de uma movimentação tática constante dos atacantes para envolver o adversário. Organizar: para que a equipe prepare a finalização através do arremesso, há necessidade de uma distribuição dos atacantes na zona de ataque, procurando a ocupação dos espaços livres.

5 Caracterização Defesa Objetivo: o principal é evitar que o adversário fique livre, através dos gestos específicos defensivos. Evitar deixar livre: durante a preparação da finalização dos atacantes, o defensor deve evitar que os mesmos fiquem livres (situação favorável) para o arremesso, evitando assim o gol. Evitar o gol: no arremesso ou tentativa de penetração do adversário para obter um gol, o defensor deve interceptar a bola através do bloqueio defensivo, ou através da marcação. ZAMBERLAN, 1997

6 Conceitos Importantes Recepção É a ação específica de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada, nas diferentes posições e situações em que o jogador estiver envolvido. Passe É a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta, para facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário. Arremesso É a ação de enviar a bola ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) a mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando faze-la passar a baliza, tendo como objetivo, a marcação do gol. ZAMBERLAN, 1997

7 Conceitos Importantes Drible É a ação de enviar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. Tem o objetivo de progredir na quadra ou reter a bola em situações especiais. Progressão É a ação de deslocar-se na quadra, movimentando-se de um lugar a outro, de posse da bola, obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola. Finta É a ação que o jogador realiza, de posse de bola para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. Tem o objetivo de ludibriar e passar pelo adversário (marcador). ZAMBERLAN, 1997

8 Conceitos Importantes 3 passos e 3 passos com cruzada É a ação de deslocar-se de um lugar a outro na quadra, progredindo com a bola na mão. Essa técnica tem o objetivo de ganhar espaço na quadra, além de preparar o passe ou arremesso. Marcação É a ação de fixar o adversário com o objetivo de neutralizar seus movimentos, gestos ou jogadas, evitando penetrar ou lançar a bola ao gol. Bloqueio defensivo É o gesto que permite cortar a trajetória da bola, após ser lançada pelo adversário, em direção ao gol, e podendo evitar, em alguns casos, o próprio lançamento. ZAMBERLAN, 1997

9 Conceitos Importantes Posição básica defensiva É a postura ideal que devem adotar os jogadores, posicionando-se para intervir com rapidez na próxima ação defensiva. O objetivo é buscar a posição ideal para intervir com equilíbrio e velocidade. Deslocamento defensivo É a ação de mudar de um lugar para outro, na zona de defesa, buscando um melhor posicionamento defensivo. Tem o objetivo de acompanhar a trajetória da bola e posicionando-se entre o adversário (seu correspondente) e o gol. ZAMBERLAN, 1997

10 Conceitos Importantes Técnica É o conjunto de gestos individuais específicos, que são utilizados para o desenvolvimento do jogo de handebol. Tática São as ações conjuntas ou individuais que se realizam para se obter um resultado positivo, na luta com o adversário. ZAMBERLAN, 1997

11 Condições para Ensinar Objetivo: o que se quer com o gesto técnico. Situação de jogo: onde, quando, por quem e em que momento a técnica ou tática é executada. Formas de trabalho: metodologia e escolha ordenada dos exercícios a serem aplicados para o aprendizado. Descrição do gesto técnico: ter conhecimento teórico sobre cada gesto técnico para uma melhor visualização no momento da aplicação. Conhecimento prático: ter condições de mostrar na prática, os gestos técnicos do handebol de forma fragmentada ou integral para a visualização da criança. Capacidade de observação: detectar os principais erros cometidos pela criança durante a aplicação. Criatividade: capacidade de alterar e modificar uma situação imprevista.

12 Conteúdo Programático 1ª. e 2ª. Série Nesta fase etária a criança sente uma necessidade enorme de movimentos, faz experiências e se diverte com jogos recreativos. O professore deverá desenvolver o gosto pelo handebol. Desenvolver atividades utilizando-se o próprio corpo, através de exercícios individuais e em grupos. Desenvolver: Equilíbrio dinâmico (em movimento); Destreza no domínio da bola e corpo (movimentos fáceis); De espaço; De ritmo (variação de velocidade); Capacidade de se deslocar (em várias direções); Coordenação motora. ZAMBERLAN, 1997

13 Conteúdo Programático 1ª. e 2ª. Série Formas de trabalho: Atividades orientadas Atividades ritmadas Atividades recreativas Atividades criadas pela própria criança Conteúdo a ser desenvolvido: Deslocamentos Adaptação à bola Manejo de bola Manejo de corpo

14 Conteúdo Programático 3ª. e 4ª. Série Desenvolver atividades de iniciação ao handebol; Utilizar exercícios individuais e em grupos, iniciando parado para depois em movimento; Não se deve preocupar com a tática, e sim dar noções de posicionamento; Deve-se desenvolver os gestos técnicos de fácil compreensão; Utilizar jogos pré-desportivos, voltados e dirigidos ao handebol.

15 Conteúdo Programático 3ª. e 4ª. Série Formas de trabalho: Jogos pré-desportivos Jogos educativos Exercícios educativos Conteúdo a ser desenvolvido: Recepção Passe de ombro Passe por baixo com uma das mãos Arremesso de ombro Tiro de 7 metros Noções de defesa Noções de ataque

16 Conteúdo Programático 5ª. e 6ª. Série Aqui já inicia a prática do handebol, por meio dos jogos pré-desportivos e os jogos educativos, com o objetivo pedagógico específico à prática do handebol; Devem-se aperfeiçoar os gestos técnicos da fase anterior; A tendência da criança nesta fase está voltada à defesa, pois ela tem maiores condições de recuperar a bola, involuntariamente e após intencionalmente; Sente dificuldades no ataque, pois quando de posse de bola, não consegue se desmarcar, passar e driblar, com eficiência.

17 Conteúdo Programático 5ª. e 6ª. Série Formas de trabalho: Jogos educativos Exercícios educativos Exercícios de aperfeiçoamento Conteúdo a ser desenvolvido: Iniciação desportiva Definição do gesto desportivo correto Posição básica defensiva, deslocamento defensivo, bloqueio defensivo e defesa 6 x 0 Drible e passe com salto 3 passos Arremesso em suspensão e com salto frontal Ataque 5 x 1

18 Conteúdo Programático 7ª. e 8ª. Série Nesta fase o trabalho deverá ser organizado e dirigido; Aperfeiçoar e especializar os gestos técnicos anteriores, praticar técnicas em situação de jogo, objetivando sincronismo e automatização dos movimentos táticos, tanto na defesa como no ataque; Praticar jogos oficiais com as regras do handebol.

19 Conteúdo Programático 7ª. e 8ª. Série Formas de trabalho: Exercícios educativos Exercícios de aperfeiçoamento Exercícios de especialização Conteúdo a ser desenvolvido: Aperfeiçoamento desportivo Iniciação na organização e realização de eventos; Passe pronação, passe por trás do corpo Arremesso com queda à frente, com giro e queda à frente e de vaselina Fintas Marcação e defesa 5 x 1 Ataque 4 x 2 Noções sobre o goleiro

20 Conteúdo Programático Ensino Médio Nesta fase deve-se iniciar o trabalho de organização coletiva, jogando dentro de um sistema de jogo, procurando uma posição específica para atuar, respeitando sua individualidade e capacidade técnica; No aspecto técnico-tático cada posição específica tem seu tipo de arremesso, a psicomotricidade específica deve ser desenvolvida em função da posição que cada jogador ocupa dentro da quadra de ataque.

21 Conteúdo Programático Ensino Médio Formas de trabalho: Exercícios educativos Exercícios de aperfeiçoamento Exercícios de especialização Conteúdo a ser desenvolvido: Especialização esportiva, treinamento e competição Arremesso de quadril, com salto lateral, retificado sem queda e com salto e queda Passe por trás da cabeça, 5 passos, cruzamentos e tática ofensiva Contra-ataques, bloqueio ofensivo, tática defensiva, defesa 5 x 0 + 1

22 Conteúdo Programático: Sugestões CONTEÚDO1ª1ª 2ª2ª 3ª3ª 4ª4ª Manejo corpo x x x x Manejo bola x x x x Recepção x x Passe de ombro x x Passe por baixo x x Arremesso ombro x x 7 metros x x Noções de defesa x x Noções de ataque x x CONTEÚDO5ª5ª 6ª6ª Passe com salto x x Posição básica defesa x x Deslocamento Ofensivo x x Dribles x x 3 passos x x Defesa 6 x 0 x x Ataque 5 x 1 x x Arremesso suspensão x x Arremesso c/ salto frontal x x Bloqueio defensivo x x

23 Conteúdo Programático: Sugestões CONTEÚDO7ª7ª 8ª8ª Passe pronação x x Passe trás corpo x x Arremesso queda à frente x x Arremesso giro e queda x x Finta x x Marcação x x Defesa 5 x 1 x x Ataque 4 x 2 x x Arremesso de vaselina x x Noções de goleiro x x CONTEÚDOIªIª II ª III ª Passe trás da cabeça xx x 5 passosxx x Arremesso salto lateral xx x Arremesso quadrilxx x Arremesso salto e queda xx x Arremesso retificado xx x Defesa 5 x 0 + 1xx x Contra-ataquexx x Cruzamentosxx x Bloqueio ofensivoxx x

24 Plano de Aula O planejamento pedagógico como seus plano de conteúdos como de aula, devem ser elaborados dentro de uma linha evolutiva, com um conteúdo programático limitado, empregando estratégias dos métodos formativos, recreativos e desportivos, visando a formação integral do aluno. A estratégia de um plano deve basear-se fundamentalmente na motivação dos alunos para o desenvolvimento de habilidades. Para isso, deve-se usar estratégias: Trabalho teórica Método recreativo-formativo e Desportivo TEIXEIRA, PINI, 1978

25 Plano de Aula O plano de aula é ferramenta indispensável de uma aula ou sessão de treinamento. É um plano de ação que indicará como seu tempo será empregado. Deve seguir uma progressão lógica e servir de ponto de reparo (apoio). Dividi-se em: 1ª. Parte: Aquecimento 2ª. Parte: Principal e 3ª. Parte: Volta à Calma. TEIXEIRA, PINI, 1978

26 Plano de Aula 1ª. Parte: Aquecimento (1/10 da aula) Corresponde a preparação orgânica e psicológica do aluno, para melhor receber a aula, mediante participação ativa, de maneira progressiva, estimulante e alegre. A aula começa com a entrada do professor ao recinto da aula, momento em que ele dirige a palavra aos alunos procurando estabelecer contato cordial, que gera boa disposição para o trabalho, dentro d um ambiente de ordem e disciplina. Atividades utilizadas: Reunião dos alunos Saudação Chamada (se for o caso) Elementos utilizáveis: marcha em diferentes ritmos, corridas em diferentes ritmos, saltitamentos, jogos recreativos, atividades rítmicas TEIXEIRA, PINI, 1978

27 Plano de Aula 2ª. Parte: Principal (7/10 da aula) Deve-se desenvolver dois temas importantes: Formativo: (2/10 da aula)  Deve constar de atividades que contribuam para a formação corporal do organismo em fase de desenvolvimento.  Atividades utilizadas:  Trabalho muscular estático e dinâmico (movimentos conduzidos, balanceados, oscilantes e lançados);  Podem ser realizados individualmente, em grupos (2 a 2, 3 a 3, etc.), coletivamente, ou sob forma de jogos ginásticos;  Exercícios que envolvam agilidade, destreza, podem ser executados de maneira clássica, ou utilizando o próprio corpo como aparelho, ou materiais esportivos (medicine-balls, cordas, bastões, arcos, bancos, bolas, etc.). TEIXEWIRA, PINI, 1978

28 Plano de Aula 2ª. Parte: Principal (7/10 da aula) Deve-se desenvolver dois temas importantes: Esportivo: (5/10 da aula)  Além de trabalhar a formação orgânico- funcional (parte formativa), é aqui que se inicia a modalidade esportiva propriamente dita, como também complemento físico, espiritual e moral, imprescindíveis para a formação integral.  Atividades utilizadas:  Processos pedagógicos  Jogos pré-desportivos  Jogo propriamente dito, cuidando do aprendizado do gesto técnico  Coroamento (se for o caso). TEIXEIRA, PINI, 1978

29 Plano de Aula 3ª. Parte: Volta à Calma (2/10 da aula) Deve-se incutir nos alunos a consciência do trabalho realizado dentro de um ambiente repousante, com ordem e disciplina. Dessa maneira o aluno readquirirá o equilíbrio orgânico-emocional, para prosseguir o restante do período escolar. Atividades utilizadas: Exercícios de relaxamento Exercícios de ordem, exercícios respiratórios Jogos calmantes, cantos Comentários de ordem cívica, social, técnica, esportiva ou moral Saudação final TEIXEIRA, PINI, 1978


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