A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O GOLEIRO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O GOLEIRO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 O GOLEIRO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva

2 Goleiro de Handebol

3 Caracterização É o jogador responsável pela defesa da baliza. Tem o objetivo de evitar que a bola penetre entre as balizas, após passar pelos defensores. É considerado último defensor. Ele é considerado o 1º. Atacante, pois inicia o ataque.

4 Posicionamento Cabeça: erguida, observando e acompanhando a trajetória da bola. Troco: ligeiramente inclinado à frente em posição cômoda. Mãos: abertas, espalmadas e voltada para frente. Braço/antebraço: devem estar com os cotovelos semiflexionados, braço horizontal e antebraço vertical, formando ângulo de 90º entre os dois, para cima. Pernas: com abertura lateral, ligeiramente flexionadas, em posição simétrica. Pé: com apoio no meio e na parte da frente, mantendo os calcanhares levemente elevado, raspando o solo. Posição Básica

5 Posicionamento Cabeça: erguida e acompanhando a trajetória da bola. Tronco: estendido na posição vertical. Braço/antebraço direito: cotovelo flexionado, braço na vertical voltado para cima, antebraço na horizontal por cima da cabeça. Braço/antebraço esquerdo: cotovelo semiflexionado para a lateral na altura do ombro. Mãos: espalmadas e voltadas para frente. Pernas: ligeiramente separadas e estendidas. Zona dos Extremos: lado direito do gol.

6 Deslocamento Movimenta-se de um lado para o outro até tocar nas balizas, fazendo um linha imaginária de semicírculo à frente da mesma, lateralmente. Se desloca acompanhando a trajetória da bola, procurando estar posicionado no meio do ângulo formado pelas balizas e a linha da bola. Quando chega na baliza, estende bem o corpo encostando o mesmo na baliza, para evitar que a bola passe entre seu corpo e a baliza. Trajetória do Deslocamento:

7 Localização O goleiro deverá localizar-se na bissetriz formada pela bola e os dois postes verticais procurando, assim, diminuir o ângulo de lançamento do adversário.

8 Tipos de Defesa A) Arremesso alto 1) defesa com um braço 2) defesa com dois braços lateral 3) defesa com dois braços central B) Arremesso na altura intermediária 1) defesa com um braço 2) defesa com braço e perna 3) defesa com braço e tronco central C) arremesso em altura baixa 1) defesa com braço e perna

9 Tipos de Defesa A1) arremesso alto: defesa com um braço

10 Tipos de Defesa A2) arremesso alto: defesa com dois braços lateral

11 Tipos de Defesa A3) Arremesso alto: defesa com dois braços central

12 Tipos de Defesa B1) Arremesso na altura intermediária: defesa com um braço

13 Tipos de Defesa B2) Arremesso na altura intermediária: defesa com braço e perna

14 Tipos de Defesa B3) Arremesso na altura intermediária: defesa com braço e tronco central

15 Tipos de Defesa C) arremesso em altura baixa: defesa com braço e perna

16 Qualidades de um Goleiro Um goleiro de handebol tem de ter algumas valências: Antropométrica: são as medidas ideais para que ele cubra da melhor maneira possível a sua baliza (altura, envergadura, peso). Psíquica: é o fator decisivo para se colocar na frente da bola, quando arremessada ao gol (coragem, concentração, calma, intuição, percepção). Física: é a que vai lhe dar condição de se deslocar habilmente quando precisar intervir na sua baliza (velocidade de reação, agilidade, força explosiva, flexibilidade e resistência aeróbia).

17 Qualidades Físicas Velocidade de Reação: deve ser aprimorada sob todos os pontos de vista, predominantemente a de reação e a de deslocamento em pequenas distâncias. Flexibilidade: ou elasticidade, consiste na habilidade de efetuar movimentos com a maior amplitude. Deve-se fazer exercícios de força com flexibilidade, pois a elasticidade tem uma relação negativa com a força. Força Explosiva: as pernas, principalmente, devem ter uma força explosiva considerável (impulsão), porém, todos os segmentos devem ser desenvolvidos com força explosiva.

18 Qualidades Físicas Força: a força geral é básica para o melhoramento das outras qualidades. Agilidade: capacidade para aprender a dominar com rapidez a execução de novos movimentos, ou também, a capacidade para ajustar de forma imediata a atitude motriz em circunstâncias deferentes do jogo. Suas características são: complicação coordenada da tarefa, precisão de execução, tempo de realização do movimento em tempo necessário para dominar atarefa com precisão necessária. Resistência Aeróbia: para poder manipular com a mesma intensidade as suas atitudes técnicas durante todo o jogo.


Carregar ppt "O GOLEIRO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google