A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Salvação consiste na entrega. Monição Ambiental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Salvação consiste na entrega. Monição Ambiental."— Transcrição da apresentação:

1 A Salvação consiste na entrega

2 Monição Ambiental

3 Neste Querigma Deus nos convida a nos entregarmos em suas mãos a confiarmos na sua providência. A proposta de Deus para uma comunhão intima com Ele espera uma resposta de cada um de nós. Fiquemos em pé para darmos início a nossa Celebração.

4 Canto Inicial

5 Canção da Unidade Que sejam um é o que eu quero mais, que sejam um é o que eu quero mais. O meu amor é o que os torna capazes. Sem medo algum se amem mais, sem medo algum se amem mais. O meu Espírito é quem age e faz. Sem medo algum se amem mais, sem medo algum se amem mais. O meu Espírito é quem age e faz.

6 Saudação Litúrgica e Acolhida

7 Invocação ao Espírito Santo

8 Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e ascendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. (Oremos.) Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre a sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém. Invocação ao Espírito Santo (recitado)

9 Vinde, ó Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis. Vinde, ó Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis. Acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra. Acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra. Invocação ao Espírito Santo (cantado)

10 Doce, doce Espírito Santo, exemplo quero ser da mãe do meu Senhor. Doce, doce Espírito Santo, fazei também de mim, morada do Senhor. Como um sacrário vivo levando o amor, revelando coisas que eu não sei, mistérios do grande autor, se eu conhecer, por nada eu trocarei. Como um sacrário vivo levando o amor, revelando coisas que eu não sei, mistérios do grande autor, se eu conhecer, por nada eu trocarei.

11 Liturgia da Palavra

12 1ª LEITURA (Romanos 5,15-21) Da carta de São Paulo aos Romanos 15 Entretanto, o dom da graça foi sem proporção com o pecado. Pois, se pelo pecado de um só, toda a multidão humana foi ferida de morte, muito mais copiosamente se derramou, sobre a mesma multidão, a graça de Deus, concedida na graça de um só homem, Jesus Cristo. 16 Existe também uma grande diferença, quanto ao efeito, entre o dom da graça e o pecado de um só: este, o pecado de um só, provocou um julgamento de condenação, ao passo que o dom da graça, a partir de inúmeras faltas, frutifica em justificação.

13 17 Por um só homem que pecou, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e transbordante da justiça. 18 Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim a justiça de um só trouxe para todos os homens a justificação que dá a vida. 19 Com efeito, como, pela desobediência de um só homem, a humanidade toda tomou-se pecadora, assim também, pela obediência de um só, todos se tornarão justos.

14 20 Quanto à Lei, ela interveio para que se multiplicassem as transgressões. Onde, porém, se multiplicou o pecado, a graça transbordou. 21 Enfim, como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reina pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Palavra do Senhor Graças a Deus

15 Salmo 27(26) – Junto a Deus não há temor O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO. O Senhor é minha luz e salvação; De que eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; Perante quem eu tremerei? Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, Atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, É vossa face que eu procuro

16 O SENHOR É MINHA LUA E SALVAÇÃO. Não afasteis em vossa ira o vosso servo Sois o meu auxílio! Não me esqueçais nem de deixeis abandonado Meu Deus e Salvador Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver Na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, Espera no Senhor

17 Aclamação ao Evangelho ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. Como tu, Pai, está em mim e eu em ti, Que eles estejam em nós. Para que todos sejamos um. (Jo 17,21)

18 Evangelho (Jo 17, 1-3.9-11.14-26) O Senhor esteja convosco! ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + escrito por João. GLÓRIA A VÓS, SENHOR! 1 Assim falou Jesus, e, erguendo os olhos aos céus disse “Pai, chegou a hora: glorifica teu Filho para que teu Filho te glorifique,

19 2 e que, pelo poder que lhe deste sobre todo ser humano, ele dê a vida eterna a todos os que lhe destes! 3 Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo. 9 Por eles eu peço em oração: não peço pelo mundo, mas pelos que me destes porque são teus 10 e tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu, e neles sou glorificado.

20 11 Já não estou no mundo mas eles permanecem no mundo e eu volto para ti. Pai santo, guarda-os em teu nome os que me deste, para que sejam um como nós. 14 Eu lhes dei tua palavra, mas o mundo os odiou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15 Não peço que os tires do mundo, mas que os guarde do Maligno. 16 Eles não são do mundo como eu não sou do mundo.

21 17 Santifica-os na verdade: tua palavra é verdade. 18 Como tu me enviaste ao mundo também eu os enviei ao mundo. 19 E, por eles, assim mesmo me santifico para que sejam santificados na verdade. 20 Não peço somente por eles, mas pelos que, por meio de sua palavra, crerão em mim: 21 a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, está em mim e eu tem ti, Que eles estejam em nós, Para que o mundo creia que tu me enviaste.

22 22 Eu lhes dei a glória que me deste para que sejam um, como nós somos um; 23 Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e para que o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a mim. Palavra da Salvação Glória a Vós, Senhor.

23 Canto Catequético Temático

24 Vivo sem viver em mim Vivo já fora de mim, desde que morro de amor; Porque vivo no Senhor, que me escolheu para si; Quando o coração lhe dei, com terno amor lhe gravei: Que morro porque não morro. Vivo sem, vivo sem viver em mim, VIVO SEM VIVER EM MIM, E TÃO ALTA VIDA ESPERO, QUE MORRO PORQUE NÃO MORRO. VIVO SEM VIVER, VIVO SEM VIVER EM MIM.

25 Esta divina prisão, do amor em que eu vivo, Fez a Deus ser meu cativo, e livre meu coração; E causa em mim tal paixão ser eu de Deus a prisão, Que morro porque não morro, Vivo sem, vivo sem viver em mim VIVO SEM VIVER EM MIM, E TÃO ALTA VIDA ESPERO, QUE MORRO PORQUE NÃO MORRO. VIVO SEM VIVER, VIVO SEM VIVER EM MIM.

26 Ai que vida, possa eu dar a meu Deus que vive em mim, Se não é perder-me enfim, para melhor o gozar? Morrendo, quero alcançar, pois nele está meu socorro Que morro porque não morro. Vivo sem, vivo sem viver em mim VIVO SEM VIVER EM MIM, E TÃO ALTA VIDA ESPERO, QUE MORRO PORQUE NÃO MORRO. VIVO SEM VIVER, VIVO SEM VIVER EM MIM.

27 Querigma

28 O Pecado Original Surgimento do EU-INDIVÍDUO (ego)

29 Unicidade Inicial Cat. 386. O pecado está presente na história do homem. Seria vão tentar ignora-lo ou dar outros nomes a esta obscura realidade. Para tentar compreender o que é o pecado, temos primeiro de reconhecer a ligação profunda que une o homem a Deus, porque, fora desta relação, o mal do pecado não é desmascarado na sua verdadeira identidade RECUSA E OPOSIÇÃO A DEUS, embora continue a pesar na vida do homem e na história.

30 Cat. 397 O homem, tentado pelo Diabo (divisor), deixou morrer em seu coração a confiança em seu Criador e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Foi nisto que consistiu o primeiro pecado do homem. Todo pecado, daí em diante, ser uma desobediência a Deus e uma falta de confiança em sua bondade.

31 Cat. 398 Neste pecado, o homem preferiu a si mesmo a Deus, e com isso menosprezou a Deus: optou por si mesmo contra Deus, contrariando as exigências de seu estado de criatura e consequentemente de seu próprio bem. Constituído em um estado de santidade, o homem estava destinado a ser plenamente "divinizado" por Deus na glória. Pela sedução do Diabo, quis "ser como Deus", mas "sem Deus, antepondo-se a Deus, e não segundo Deus".

32 O Pecado Original Surgimento do EU-INDIVÍDUO (ego)

33 O Pecado Contra o Espírito Santo a não aceitação de desfazer o EU-INDIVÍDUO (ego)

34 Cat. 1864 "Todo pecado, toda blasfêmia será perdoada aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada" (Mt 12,31). Pelo contrário, quem a profere é culpado de um pecado eterno. A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. Semelhante endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna.

35 17 Por um só homem que pecou, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e transbordante da justiça. 18 Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim a justiça de um só trouxe para todos os homens a justificação que dá a vida. 19 Com efeito, como, pela desobediência de um só homem, a humanidade toda tomou-se pecadora, assim também, pela obediência de um só, todos se tornarão justos.

36 O Pecado Contra o Espírito Santo a não aceitação de desfazer o EU-INDIVÍDUO (ego)

37 O Inferno a permanência no EU-INDIVÍDUO (ego)

38 Cat. 1033: Não podemos estar unidos a Deus se não fizermos livremente a opção de amá- lo. Morrer sem acolher o amor misericordioso de Deus significa ficar separado do Todo-Poderoso para sempre, por nossa própria opção livre. E é este estado de auto-exclusão definitiva da comunhão com Deus e com os bem-aventurados que se designa com a palavra "inferno". Inferno

39 O Inferno a permanência no EU-INDIVÍDUO (ego)

40 O Céu A aceitação do EU-UNO

41 Cat. 1024: A vida perfeita com a Santíssima Trindade, a comunhão de vida e de amor com ela, com a Virgem Maria, os anjos e todos os bem- aventurados, é denominada "o Céu". Cat. 1026: O céu é a comunidade bem- aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados a Ele. Céu

42 O Céu No céu deixaremos se ser apenas uma gota para nos tornamos o oceano.

43 21 a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, está em mim e eu tem ti, Que eles estejam em nós, Para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu lhes dei a glória que me deste para que sejam um, como nós somos um; 23 Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e para que o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a mim.

44 O Céu A aceitação do EU-UNO

45 O Purgatório processo de desfazer o EU- INDIVÍDUO para voltar a ser o EU-UNO

46 Cat. 1030: Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação. Purgatório

47 O Purgatório processo de desfazer o EU- INDIVÍDUO para voltar a ser o EU-UNO

48 15 Entretanto, o dom da graça foi sem proporção com o pecado. Pois, se pelo pecado de um só, toda a multidão humana foi ferida de morte, muito mais copiosamente se derramou, sobre a mesma multidão, a graça de Deus, concedida na graça de um só homem, Jesus Cristo. 16 Existe também uma grande diferença, quanto ao efeito, entre o dom da graça e o pecado de um só: este, o pecado de um só, provocou um julgamento de condenação, ao passo que o dom da graça, a partir de inúmeras faltas, frutifica em justificação.

49 Qual a única solução? Se entregar nas mãos de Deus para deixar de ser UM-INDIVIDUO para ser UM-UNO com Deus

50 Canto Catequético Temático

51 Vivo sem viver em mim Vivo já fora de mim, desde que morro de amor; Porque vivo no Senhor, que me escolheu para si; Quando o coração lhe dei, com terno amor lhe gravei: Que morro porque não morro. Vivo sem, vivo sem viver em mim, VIVO SEM VIVER EM MIM, E TÃO ALTA VIDA ESPERO, QUE MORRO PORQUE NÃO MORRO. VIVO SEM VIVER, VIVO SEM VIVER EM MIM.

52 Esta divina prisão, do amor em que eu vivo, Fez a Deus ser meu cativo, e livre meu coração; E causa em mim tal paixão ser eu de Deus a prisão, Que morro porque não morro, Vivo sem, vivo sem viver em mim VIVO SEM VIVER EM MIM, E TÃO ALTA VIDA ESPERO, QUE MORRO PORQUE NÃO MORRO. VIVO SEM VIVER, VIVO SEM VIVER EM MIM.

53 Ai que vida, possa eu dar a meu Deus que vive em mim, Se não é perder-me enfim, para melhor o gozar? Morrendo, quero alcançar, pois nele está meu socorro Que morro porque não morro. Vivo sem, vivo sem viver em mim VIVO SEM VIVER EM MIM, E TÃO ALTA VIDA ESPERO, QUE MORRO PORQUE NÃO MORRO. VIVO SEM VIVER, VIVO SEM VIVER EM MIM.

54 Oração dos Fiéis

55 a) Pelas Igrejas do mundo inteiro para que possa anunciar a unidade da Santíssima Trindade, como modelo de união perfeita, rezemos ao Senhor. SENHOR, FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO b) Por todos os povos e nações da terra, para que recebam a palavra de Deus e reconheçam em Jesus Cristo o Salvador, rezemos ao Senhor. SENHOR, FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO

56 c) Por todos aqueles que vivem no sofrimento, envolvidos por conflitos ou por doenças, para que sintam a graça e a consolação do Espírito Santo, rezemos ao Senhor. SENHOR, FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO d) Pelos membros da nossa comunidade paroquial, para que, guardando os mandamentos do Senhor, tenham longa vida e encontrem a felicidade, rezemos ao Senhor. SENHOR, FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO

57 e) Para que nós tenhamos consciência que devemos estar todos unidos no amor de Deus, rezemos ao Senhor. SENHOR, FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO

58 Pai Nosso

59 Abraço da Paz

60 Bênção e Despedida

61 Canto Catequético Temático

62 Vivo sem viver em mim Vivo já fora de mim, desde que morro de amor; Porque vivo no Senhor, que me escolheu para si; Quando o coração lhe dei, com terno amor lhe gravei: Que morro porque não morro. Vivo sem, vivo sem viver em mim, VIVO SEM VIVER EM MIM, E TÃO ALTA VIDA ESPERO, QUE MORRO PORQUE NÃO MORRO. VIVO SEM VIVER, VIVO SEM VIVER EM MIM.

63 Esta divina prisão, do amor em que eu vivo, Fez a Deus ser meu cativo, e livre meu coração; E causa em mim tal paixão ser eu de Deus a prisão, Que morro porque não morro, Vivo sem, vivo sem viver em mim VIVO SEM VIVER EM MIM, E TÃO ALTA VIDA ESPERO, QUE MORRO PORQUE NÃO MORRO. VIVO SEM VIVER, VIVO SEM VIVER EM MIM.

64 Ai que vida, possa eu dar a meu Deus que vive em mim, Se não é perder-me enfim, para melhor o gozar? Morrendo, quero alcançar, pois nele está meu socorro Que morro porque não morro. Vivo sem, vivo sem viver em mim VIVO SEM VIVER EM MIM, E TÃO ALTA VIDA ESPERO, QUE MORRO PORQUE NÃO MORRO. VIVO SEM VIVER, VIVO SEM VIVER EM MIM.


Carregar ppt "A Salvação consiste na entrega. Monição Ambiental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google