A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GLOBALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO (INTER)NACIONAL ( ) Lalo Watanabe Minto Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GLOBALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO (INTER)NACIONAL ( ) Lalo Watanabe Minto Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:"— Transcrição da apresentação:

1 GLOBALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO (INTER)NACIONAL (1984...) Lalo Watanabe Minto Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html

2 A derrocada da Ditadura Militar - importante mudança no cenário político brasileiro na década de 1980.  A “transição democrática” - processo de abertura “lenta, gradual e segura” iniciada pelo Governo Geisel (1974-9) e combatida pela linha dura do Exército brasileiro.  A democratização consistia na destituição dos militares do poder e na ascensão de importantes movimentos sociais organizados, que fizeram dos anos 1980 um período de intensa mobilização social e de conquistas importantes na história da educação brasileira.  Aconteceu também, uma intensa participação social nos processos decisórios do Poder Legislativo brasileiro, nunca antes testemunhado na história, cuja culminância ocorreu no processo de elaboração da Constituição Federal de 1988.

3 A Redemocratização deu-se no contexto da revolução tecnológica de base microeletrônica, geradora da tecnologia da informática, criou novas bases materiais para a expansão do capital. O processo da globalização tornava possível a ocupação de amplos espaços do globo terrestre, bem como de setores da produção e da reprodução das relações sociais (como as políticas sociais, por exemplo) até então não determinados inteiramente pela lógica do capital.

4 A redução dos gastos sociais como uma das premissas essenciais do neoliberalismo, abria horizontes sombrios para o futuro da educação, cuja política consistiu em reformar: reformar para tornar eficiente e eficaz a educação; adequar a educação aos ditames do novo paradigma da acumulação capitalista; para criar mecanismos de controle (avaliação e autonomia) do ensino e da produção científica; tornar a forma de organização e gestão do ensino apto a converter-se em campo de domínio do capital e da produção de mercadorias.

5 As lutas sociais que haviam conquistado importantes mudanças na Constituinte de 1987-8, passaram a ser desconstruídas tão logo foi promulgada a Constituição. No campo educacional, a liberdade concedida ao capital traduziu-se na continuidade e ampliando a tendência privatizante dos anos da Ditadura Militar. Uma das maiores perdas para o ensino público ocorreu na própria Constituição Federal de 1988 que não garantiu a exclusividade de recursos públicos para os estabelecimentos de ensino mantidos pelo Estado.

6 Nos anos 1990 – a Reforma do Estado nos governos de Fernando Henrique Cardoso, a educação foi totalmente conformada no âmbito da reforma neoliberal, ganhou contornos ainda mais evidentes na adaptação aos desígnios da economia internacional e, principalmente, do grande capital financeiro. A ideologia do público não-estatal, uma das principais bandeiras divulgadas pela reforma do Estado, serviria como pano de fundo para as reformas do ensino, expressando, acima de tudo, a necessidade de legitimar a expansão do setor privado. A ação dos organismos multilaterais nas reformas educacionais (Banco Mundial, FMI, UNESCO, entre outros) atuaram como porta-vozes dos interesses do grande capital internacional no campo da educação.

7 As principais diretrizes disseminadas por tais organismos são: 1)focalização do gasto público no ensino básico, com ênfase no ensino fundamental; 2)descentralização do ensino fundamental, o que vem sendo operacionalizado através do processo de municipalização do ensino; 3)estímulo à privatização dos serviços educacionais e à criação de verdadeiras indústrias em torno das atividades educacionais; 4)ajuste da legislação educacional no sentido da desregulamentação dos métodos de gestão e das instituições educacionais (maior controle e poder de intervenção do poder central sobre os níveis de ensino por meio dos sistemas nacionais de avaliação e fixação de parâmetros curriculares nacionais, mas sem que ele mesmo participe diretamente da execução dos serviços.


Carregar ppt "GLOBALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO (INTER)NACIONAL ( ) Lalo Watanabe Minto Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google