Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) Professora: Marina Corbetta Benedet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) Professora: Marina Corbetta Benedet."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) Professora: Marina Corbetta Benedet

2 O Neurônio O que é um neurônio?

3 Tipos de Neurônios

4 Vamos ao cérebro...

5 Sistema Nervoso Central O Sistema Nervoso Central é formado pelo conjunto de neurônios que ao longo do desenvolvimento intra-uterino e após o nascimento vão se especializando. É dividido em: telencéfalo, diencéfalo, cerebelo, tronco cerebral e medula.

6 O cérebro Funcionalmente é dividido em 05 lóbus: Frontal, Parietal, Temporal, Occipital e Ínsula (não visível a partir de fora do cérebro).

7 Divisão Funcional

8 Lóbo Occipital: organização da percepção visual; Lóbo Temporal: organização da percepção auditiva, armazenamento memória, área linguagem falada e área linguagem compreensiva;

9 Divisão Funcional Lóbo Parietal: zonas sensitivas-motoras e organização do movimento; Lóbo Frontal: regulação da atividade mental (estados de atividade, regulações do movimento e ações, regulações de atividades mnemônicas e intelectuais, tomada de decisão); Ínsula: organização da percepção olfativa e gustativa.

10 Plasticidade neural e cultura Consiste na compreensão de que o cérebro humano, apesar de apresentar algumas regiões responsáveis por funções específicas, não é completamente formado ao nascer.

11 Plasticidade neural e cultura As conexões entre os neurônios, em sua grande maioria, são construídas ao longo da vida do sujeito, o que possibilita a recuperação daqueles que sofrem lesões ou perdas encefálicas.

12 Plasticidade neural e cultura O conceito de plasticidade neuronal aponta que o organismo humano serve de base para a construção do ser humano; Somente na relação com os outros, com a sociedade e com a cultura é que o ser humano se faz humano.

13 Desenvolvimento 1º Mês Reação de atenção inata, começa a olhar, deixa de chorar quando alguém se aproxima; Comunica suas necessidades através do choro. 2º Mês Segue com os olhos os estímulos; Emite sons vocais; Brinca com as mãos; Figuras combinadas podem desencadear um sorriso.

14 Desenvolvimento 3º Mês Sacode o chocalho involuntariamente; Sorri em resposta a outro sorriso; Sai do estágio reflexo entrando no mundo humano pela comunicação do sorriso. 4º Mês Aproxima-se dos objetos apalpando-os; Ri alto, esconde-se; Rola; Começa a orientar-se no espaço.

15 Desenvolvimento 5º Mês Pega objetos ao seu alcance; Senta-se com apoio; Leva os pés a boca; Desenvolv. da preensão muda visão de mundo 6º Mês Utiliza seu corpo e objetos no espaço; Balbucia; Alimentação sólida e com colher.

16 Desenvolvimento 7º Mês a 8º Mês Procura objetos caídos, joga-os; Simboliza presença e ausência (cadê? Achou!); Simboliza a aceitação e a rejeição, sorrindo ou chorando conforme quem vê; Preensão ativa do polegar; Crise de angústia distônica (chora quando a mãe não está perto)

17 Desenvolvimento 7º Mês a 8º Mês Estabelece relação percebida e reconhecida do objeto; Reconhece-se alegremente no espelho; Transfere objetos de uma mão para outra; Repete os atos que lhe interessam; Começa a demonstrar compreensão das palavras e emite sons; Engatinha; Vocaliza sílabas.

18 Desenvolvimento 9º Mês Mantêm-se de pé com apoio; Pega objetos escondidos a sua frente; Primeiras palavras de duas sílabas, servindo para nomear tudo; Movimento de pinça.

19 Desenvolvimento 10º Mês Coloca-se em pé sozinho; Bebe com copo; Repete os sons ouvidos; Interrompe a ação ao ouvir ordens; Aprende a falar as primeiras palavras, juntando sílabas; Institui-se as noções de defesa e proibição.

20 Desenvolvimento 11º Mês ao 12º Mês Desenvolvimento da marcha com domínio do espaço físico e simbólico; Linguagem: diz três ou quatro palavras, aumentando assim a perspectiva de pensamento Entende frases curtas.

21 Desenvolvimento Até 1 ano e 6 meses Anda sozinho; Apresenta linguagem de ação com organizações rítmicas; Maturação neurológica para controle esfincteriano (início da percepção); Já faz rabiscos.

22 Desenvolvimento 2 Anos Noção de totalidade corporal (mas não relaciona as partes); Reconhece a diferença sexual; Usa colher e lápis; Salta com os dois pés juntos; Real confuso com fantasia; Controle total dos esfíncteres; Vocabulário aumenta.

23 Desenvolvimento 3 anos Utiliza pronome EU (tomada de cs de si); Reconhece e explica ações; Identifica, classifica e compara; Vocabulário em torno de 200 palavras; Demonstra cooperação; Usa talheres e quer vestir-se e calçar-se sozinha

24 Desenvolvimento 3 anos Salta em um pé só, dois ou três passos; Anda de velocípede; Sobe e desce escadas alternando os passos; A coordenação motora fina se aperfeiçoa; Idade dos por quês; Começa a “se meter” na conversa dos adultos; Começa a usar tesoura.

25 Desenvolvimento 4 anos Tem mais elasticidade das articulações, coordena o movimento das mãos na escrita, mas não apresenta freio motor; Inicia abstrações e relações com os fatos, não distinguindo claramente a fantasia da realidade; Distingue frente e costas, veste-se sozinho;

26 Desenvolvimento 4 anos Salta com habilidade; Exploração e manipulação mais acentuada da área sexual; Sabe copiar, associa figura a escrita; Anda na ponta dos pés; Reconhece as cores branco e preto; Se vê do modo como pensa que as outras pessoas a veem.

27 Desenvolvimento 5 anos Coordenação global desenvolvida, desenvolvimento do esquema corporal; Reconhece esquerda e direita em si, usando mão dominante; Coordenação viso-motora em desenvolvimento, com dissociação manual e digital; É mais ágil (salta alternando pés, salta distância com habilidade);

28 Desenvolvimento 5 anos Protege crianças menores, colabora gradativamente, gosta de ajudar em tarefas domésticas, aceita responsabilidade e ordens; Agregação com cças do mesmo sexo; Formação dos conceitos de certo/errado; Consegue fazer círculos e quadrados, segurando lápis com maior firmeza Distingue todas as cores; Identifica figuras de ídolos

29 Desenvolvimento 6 anos Apresenta experimentação do corpo; Início da escrita; Distingue os dois lados (lateralidade); Distingue fantasia da realidade claramente; Inicio dos jogos heterossexuais; Troca de dentes; Anda de bicicletas; Desenvolve com maior facilidade jogos de competição e raciocínio.

30 Desenvolvimento 7 a 8 anos Plena integração do corpo; Reconhece D/E no outro; Noção de temporalidade bem definida; Importância a valores e normas (conduta ética); Procura contatos fora de casa.

31 9 a 10 anos Automatização dos movimentos habituais; Levanta alternativas para solucionar problemas; Explica conceitos abstratos; Percepção mais aguçada; Valoriza grupo de amigos; Sabe comprar pequenas coisas sozinho; Fala e age ao mesmo tempo.

32 Desenvolvimento 11 a 12 anos Combina simultaneamente MMSS e MMII; Movimentos expressivos, tanto faciais quanto corporais; Atividades com diferenciação dos sexos e desenvolvimento muscular maior nos meninos; Início da adolescência.

33 Desenvolvimento Adolescência Fisicamente eclodem os caracteres sexuais (modificação da voz, alargamento de quadris, etc.); Alteração do esquema corporal; Busca de si mesmo (identidade); Contradições; Mudanças na relação com os pais.

34 Desenvolvimento Adulto jovem (20 aos 35 anos) Assume novas responsabilidades; Escolha da profissão; Maternidade/paternidade; Movimentos se tornam mais calmos, econômicos e objetivos.

35 Desenvolvimento Meia idade (35 aos 55/60 anos) Domínio das atividades ligadas a profissão; Tendência a moderação, objetividade e economia em todos os seus movimentos (sedentarismo).

36 Terceira idade Necessidade de renovar objetivos de vida, manter-se ativo e com a mente ocupada; Aposentadoria; Funções Físicas/Orgânicas com comprometimento; Funções psicológicas com comprometimento (estilo de vida).


Carregar ppt "Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) Professora: Marina Corbetta Benedet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google