Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria do Mar Rijo Godoi Alterado mais de 8 anos atrás
1
FNQ Fundação Nacional da Qualidade EXCELÊNCIA EM GESTÃO
2
MISSÃO Disseminar os fundamentos da Excelência em Gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a Excelência em Gestão.
3
+ de 75 prêmios, em 100 países PRINCIPAIS PRÊMIOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO + de 75 prêmios, em 100 países Japan Quality Award Prêmio Europeu da Qualidade Prêmio Europeu da Qualidade Prêmio Malcolm Baldrige Prêmio Malcolm Baldrige Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ
4
PARCEIROS NACIONAIS GESPUBLICA - Prêmio Nacional - Núcleos estaduais PRÊMIOS E PROGRAMAS SETORIAIS Transporte Saneamento – ABES Saúde Gestão Pública Polícia Militar Tecnologia – ABIPTI Design Exército Energia – Abradee 4 REDE BRASILEIRA DE QUALIDADE E COMPETITIVIDADE R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R 22 Programas Estaduais 16 Prêmios Estaduais 27 Prêmios das MPEs 22 Programas Estaduais 16 Prêmios Estaduais 27 Prêmios das MPEs R R Programas e Movimentos alinhados ao Modelo de Excelência da Gestão
5
18ANOS18ANOS +6 mil ORGANIZAÇÕESUSUÁRIAS DO MEG +6 mil ORGANIZAÇÕESUSUÁRIAS DO MEG +32 mil VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE +32 mil VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE +2 mil ORGANIZAÇÕESPREMIADAS ORGANIZAÇÕESPREMIADAS +24 mil ORGANIZAÇÕES CANDIDATAS AO PNQ e PRÊMIOS REGIONAIS E SETRORIAIS +24 mil ORGANIZAÇÕES CANDIDATAS AO PNQ e PRÊMIOS REGIONAIS E SETRORIAIS +270ORGANIZAÇÕES FILIADAS À FNQ +270ORGANIZAÇÕES PRINCIPAIS INDICADORES
6
Presidente do Conselho Curador Mauro Silvério Figueiredo - Fleury Vice-presidentes do Conselho Curador Antonio Maciel Neto – Suzano Luiz Ernesto Gemignani – Promon Pedro Luiz Barreiros Passos – Natura Wilson P. Ferreira Jr. – CPFL Conselho Fiscal Estela Maria Lemos M. S. de Camargo – Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Munhoz Ieda Patrício Novais – BDO Brasil Rogério Rizzi – Monitor Conselho de Notáveis Jorge Gerdau Johannpeter – Gerdau Murilo Cesar Lemos Passos – Suzano CONSELHEIROS FNQ Conselho Curador Adilson Primo – Siemens Alexandre Caldini - Editora Abril Carlos Alberto dos Santos – Sebrae Nacional Celso Scaramuzza – Itausa Elcio Anibal de Lucca - MBC Frederico Fleury Curado - Embraer Gonzalo Vecina - Hospital Sírio Libanês José Paulo Soares Martins – Gerdau José Luiz Acar Pedro – Banco Bradesco Laércio Cosentino - Totvs Luciano Coutinho - BNDES Marcos De Marchi - Rhodia Maria Teresa Fleury - FGV Michel Levy – Microsoft Newton Neiva - Visa Vale Paulo Pinheiro de Andrade – Grupo Ibope Pedro Parente - Bunge Randal Zanetti - Odontoprev Ricardo Guimarães - Thymus Branding Sergio Chaia - Nextel Sydney Granja Affonso – Petrobras
7
199419961997199819992000200120022003 2004 Prêmio Nacional da Qualidade ISO9001 CEDAC Gestão à Vista 5 S Comitê da Qualidade ISO14001 Marca de Conformidade BS8800 425 dias sem acidente CPT Critérios Excelência FPNQ Comitê da Gestão Pró-Voluntário ISO9001:2000 SA8000 PNQ - 3ª etapa Seis Sigma PNQ 1ª etapa PNQ 2ª etapa OHSAS 18001 Fonte: Belgo Juiz de Fora - Premiada 2004 CASE BELGO JUIZ DE FORA EVOLUÇÃO DO CAIXA OPERACIONAL
8
“A busca da excelência por uma organização é o que constrói seu verdadeiro valor” MEG – Modelo de Excelência da Gestão ®
9
FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social
10
MODELO “BRASILEIRO” DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® - MEG
11
FUNDAMENTOS X CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA
12
BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO - MEG Aplicação de Fundamentos da Excelência e de Critérios de Avaliação reconhecidos e utilizados mundialmente; Visão sistêmica da organização; Aprendizado organizacional; Foco na realização de resultados; Promoção da cooperação interna; Compartilhamento das informações internas; Identificação de seus pontos fortes e oportunidades de melhoria; Medição e identificação do seu desempenho perante os referenciais; Capacitação interna para se auto-avaliar; É atualizado anualmente com base em práticas de gestão de organizações de Classe Mundial; Não indica formas preestabelecidas de implementação; Permite um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão.
13
O CAMINHO PARA A EXCELÊNCIA ESFORÇO NÍVEL DE MATURIDADE EXCELÊNCIA PNQ 1000 PONTOS COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA NÍVEL I 250 PONTOS RUMO À EXCELÊNCIA NÍVEL II 500 PONTOS PRÊMIO MPE BRASIL IMPLEMENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO EVOLUÇÃO MAIS LENTA COM MAIOR ESFORÇO EVOLUÇÃO MAIS LENTA COM MAIOR ESFORÇO FORTE OBTENÇÃO DE RESULTADOS
14
O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômico-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação. PESQUISA SERASA
16
“A busca da excelência por uma organização é o que constrói seu verdadeiro valor” FILIAÇÃO E PATROCÍNIO
17
ALGUNS MEMBROS DA FNQ
18
Atualização constante das melhores práticas de gestão; Conhecimento de boas práticas nacionais e internacionais; Troca de experiência sobre gestão com organizações de Classe Mundial; Ótimas referências para Benchmarking; Participação em eventos exclusivos para membros; Desconto nos produtos, serviços e atividades de capacitação da FNQ; Participação em seminários, workshops, cursos e palestras; Acesso a um variado leque de publicações sobre práticas de Excelência em Gestão; Acesso exclusivo ao Banco de Boas Práticas e Videoteca; Permissão para utilizar o Selo de Membro da FNQ em veículos de comunicação institucionais; Direito a uma palestra institucional ministrada pela FNQ; Participar ativamente da melhoria da competitividade das organizações brasileiras. BENEFÍCIOS DA FILIAÇÃO
19
PATROCINADORES 2010 MASTER EVENTOS PREMIAÇÃO CAPACITAÇÃO DIGITAL
20
“A busca da excelência por uma organização é o que constrói seu verdadeiro valor” PRODUTOS E ATIVIDADES
21
EDUCAÇÃO Cursos CURSOS TÉCNICOS MEG Virtual (Gratuito) Workshop para Executivos - Sensibilização Como implementar o Modelo de Excelência da Gestão® Interpretação dos Critérios de Excelência Preparação para a Banca Examinadora do PNQ PALESTRAS DE SENSIBILIZAÇÃO e CURSOS IN COMPANY (formatados de acordo com as necessidades das organizações). CURSOS TEMÁTICOS Análise de Indicadores Estratégicos Benchmarking Gestão Estratégica dos Ativos Intangíveis e Inovação Organizacional Gestão por Processos WORKSHOP DE BOAS PRÁTICAS Aula conceitual com atividades práticas que simulam o processo de identificação, redação e aprimoramento de práticas de gestão com base na metodologia do Banco de Boas Práticas da FNQ. Os participantes se capacitam nos seguintes tópicos: Identificação e estruturação das práticas de gestão conforme o Modelo de Excelência da Gestão® - MEG; Melhoria e refinamento dos padrões de trabalho; Troca de experiências e compartilhamento das melhores práticas; Noções gerais de um processo de auto-avaliação
22
CONCEITOS DA EXCELÊNCIA Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão Liderança em uma Sociedade em Transformação Pensamento Sistêmico Relatório do Seminário Internacional PRIMEIROS PASSOS Introdução ao Modelo de Excelência da Gestão® Compromisso e Rumo à Excelência CADERNOS DE IMPLEMENTAÇÃO Cadernos Compromisso com a Excelência – básico Cadernos Rumo à Excelência – intermediário Cadernos de Excelência – Avançado PNQ Instruções para candidatura ao PNQ Critérios de Excelência Relatórios da Gestão das Ganhadoras – EXCLUSIVO PARA MEMBROS Casos para Estudo - EXCLUSIVO PARA MEMBROS EDIÇÕES TEMÁTICAS Capital Intelectual e Inovação – A Gestão dos Intangíveis - EXCLUSIVO PARA MEMBROS Planejamento do Sistema de Medição do Desempenho Global - EXCLUSIVO PARA MEMBROS REVISTAS Classe Mundial (anual) FNQ em Revista (revista eletrônica mensal) EDUCAÇÃO Publicações
23
PORTAL FNQ www.fnq.org.br
24
SOFTWARES Diagnóstico e Autoavaliação COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA RUMO À EXCELÊNCIA CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA E-MEG DIAGNÓSTICO Em 30 a 60 minutos você avalia o grau de maturidade e aderência da sua organização em relação ao Modelo de Excelência da Gestão®. E-MEG AUTOAVALIAÇÃO Possibilita às organizações, independentemente do seu porte ou setor de atuação, fazer autoavaliações periódicas da gestão organizacional e, desta forma, identificar como os processos são gerenciados em toda a cadeia de negócios.
25
Autoavaliação Assistida consiste em obter o grau de aderência que a organização tem em relação ao Modelo de Excelência da Gestão, gerando como produtos principais e finais: - Relatório de Autoavaliação com seus pontos fortes e oportunidades de melhoria identificadas. - Comparativo do grau de aderência ao Modelo de Excelência em Gestão® com organizações que buscam o reconhecimento de classe mundial. - Capacitação da equipe da empresa participante a repetir o processo de forma independente quando assim o desejar. AUTOAVALIAÇÃO ASSISTIDA Produtos finais, Debate e Encerramento Produtos finais, Debate e Encerramento Entrevistas Planejamento Para as Entrevistas Planejamento Para as Entrevistas Capacitação De Multiplicadores Capacitação De Multiplicadores Workshop De Sensibilização Workshop De Sensibilização Kick off
26
BANCO DE BOAS PRÁTICAS Reúne em um banco de dados as melhores práticas de empresas classe mundial. São mais de 500 práticas de gestão sobre Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade (responsabilidade socioambiental), Informações e conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. PORTAL FNQ Banco de Boas Práticas
27
NETWORKING / BENCHMARKING Encontros, Fóruns e Comitês ENCONTROS FNQ O ciclo de Encontros FNQ ocorrem quinzenalmente na FNQ, com transmissão via webcasting. Disponível para o público na data da transmissão. VIDEOTECA A FNQ armazena nesta seção os vídeos com palestras exclusivas que servem para o aprendizado e o aperfeiçoamento sobre vários temas da gestão organizacional. FÓRUNS DE DEBATES Realizado uma vez por ano, o Fórum Empresarial reúne as principais lideranças do empresariado brasileiro para discutir e aprofundar os Fundamentos da Excelência. Já nos Fóruns de Boas Práticas, o objetivo é proporcionar trocas de experiências, identificando oportunidades de benchmarking e gerar conhecimento sobre Excelência em Gestão entre as organizações. COMITÊS TEMÁTICOS Os Comitês Temáticos são grupos de estudos compostos por Membros da FNQ e organizações Premiadas e Finalistas do PNQ, com o propósito de incrementar a participação e a troca de experiências de organizações bem-sucedidas.
28
SEMINÁRIOS EM BUSCA DA EXCELÊNCIA Os Seminários Em Busca da Excelência são realizados em diversas regiões do País. Anualmente, acontece em São Paulo, o Seminário Internacional em Busca da Excelência, que reúne as empresas ganhadoras do Prêmio Nacional da Qualidade®, além de experiências internacionais de organizações de Classe Mundial. NETWORKING / BENCHMARKING Seminários
29
PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE® (PNQ) A FNQ realiza, anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece as organizações que praticam a Excelência em Gestão no Brasil. PARTICIPAÇÃO EM PRÊMIOS MPE BRASIL E REGIONAIS RECONHECIMENTO Premiações PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE FNQ
30
Obrigada ! Equipe de Relacionamento FNQ patrociniofiliacao@fnq.org.br patrociniofiliacao@fnq.org.br
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.