Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Eduarda Amaral de Figueiredo Alterado mais de 8 anos atrás
1
Plataforma online para ENADE: um espaço para repensar práticas de avaliação Ronaldo Barbosa: rbarbosa2@metrocamp.edu.br Francis Irineu: firineu@metrocamp.edu.br 07/2016
2
Problemas: (1) Relacionados ao ENADE: Provas no site do INEP estão em formato que dificulta aproveitamento das questões em sala de aula. Criar questões nos moldes do ENADE não está ao alcance da maioria dos professores. (2) Professores tem dificuldade para repensar suas práticas de avaliação Tradição pessoal como professor(a). Conflitos do tipo: atender ao MEC ou atender ao que acredita como formação profissional ?
3
Propostas de Soluções: (1) Relacionadas ao ENADE: Criar bancos das questões Enade classificadas por disciplina. Desenvolver ambiente online com acesso fácil para os professores. (2) Professores tem dificuldade para repensar suas práticas de avaliação: Criar uma nova cultura de avaliação. Atender ao Enade/necessidade profissional, reforçando junto ao docente que a forma da apresentação das questões pode ser realizada conforme exigências legais e formação profissional.
4
Primeiro passo: A partir das provas originais Enade, separar as questões por disciplinas (categorias/assuntos). Exemplo: em todas as provas de ADM no Enade até hoje, quais foram as questões de “Comportamento Organizacional”?
5
Segundo passo: Capturar cada uma das questões a partir do site do INEP na forma de uma imagem. Imagens podem ser facilmente inseridas em slides.
6
Terceiro passo: Criar “banco” de questões (sequência de slides) para acesso online em que cada questão é um slide de uma sequência powerpoint.
7
Quarto passo: Desenvolver um ambiente online para o professor selecionar a sua própria disciplina e baixar somente o arquivo com os slides correspondentes (isto é, questões do Enade filtradas por disciplina).
8
Página de entrada do sistema (Moodle): Arquivos originais Novidade
9
Professor seleciona disciplina: Professor seleciona “Comportamento Organizacional”
10
Questões em slides da disciplina: “Comportamento Organizacional” que caíram no Enade
11
Selecionando uma questão/slide...
12
Demonstração http://www.componentecurricular.com.br/ava => Processos Avaliativos Enade
13
As questões Enade se afastam da abordagem “pra que serve isso e aquilo..”, e em geral, tem bom nível. A proposta aqui apresentada revaloriza as questões e pretende aproximá-las da prática dos professores. Como efeito secundário, cria-se uma cultura de valorização das avaliações a partir das provas do Enade. Discussão e resultados:
14
A classificação das questões das provas Enade por disciplinas agiliza (em muito!) o acesso dos professores às questões. Bancos de questões na forma de slides permitem diferentes aproveitamentos (em aulas, provas, reuniões, etc). O ambiente online que suporta o sistema oportuniza o acesso a outros materiais e discussões relacionadas à avaliação. Discussão e resultados:
15
Referências FREITAS, Luiz Carlos de et all. Avaliação educacional: caminhando na contramão. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Portal INEP, disponível em http://portal.inep.gov.br/superior- sinaes Acesso em 02/07/2015 MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. (2007). Currículo, conhecimento e cultura. Indagações sobre o currículo. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO,A.R. (Org.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p.17-48. POGRÉ, P.; AGUERRONDO, I. Porque precisamos de escolas para a compreensão. Portal Educacional das Américas. Disponível em: http://www.educoas.org. Acesso em: 03/03/2015.
16
Obrigado! Ronaldo Barbosa: rbarbosa2@metrocamp.edu.br Francis Irineu: firineu@metrocamp.edu.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.