A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aristóteles e a forma da Terra Na Antiguidade, o filósofo grego Aristóteles.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aristóteles e a forma da Terra Na Antiguidade, o filósofo grego Aristóteles."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Aristóteles e a forma da Terra http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/filosofia.html Na Antiguidade, o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) demonstrou que a Terra era redonda como um globo, com base num fenômeno observado no céu: o eclipse (quando um astro se sobrepõe a outro, projetando sua sombra sobre ele). Ele notou que a sombra da Terra na Lua era circular, concluindo, assim, que só podia ser a sombra de um corpo redondo.

5 Ptolomeu e o sistema geocêntrico O filósofo grego Ptolomeu, no século II, propôs um modelo do Sistema Solar no qual a Terra seria o centro do Universo, e tudo giraria em torno dela. Esse modelo foi chamado de sistema geocêntrico (centrado na Terra). No entanto, esse modelo não conseguia explicar o movimento errático dos planetas no céu. Planeta é uma palavra de origem grega cujo significado original é “errante”.

6 Copérnico e o sistema heliocêntrico O astrônomo polonês Nicolau Copérnico, por volta de 1543, apresentou o modelo heliocêntrico (centrado no Sol), com o Sol no centro e os seis planetas conhecidos até então girando em torno dele em movimentos circulares perfeitos. Esse modelo colocava a Lua girando em torno da Terra e conseguia explicar o movimento dos planetas, algo que intrigava os astrônomos desde a Antiguidade.

7 Kepler e as órbitas dos planetas Em 1619, o astrônomo alemão Johannes Kepler refinou o modelo heliocêntrico de Copérnico. Segundo suas observações, Kepler notou que os planetas não giravam em torno do Sol em um movimento circular, mas sim em elipse, o que explicava com maior precisão o movimento dos planetas.

8 Galileu e suas lunetas O físico, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei foi o primeiro a utilizar lunetas para o estudo dos astros. Em 1609, construiu seu primeiro instrumento de observação celeste, melhorando um artefato que já existia, a luneta – um rudimentar telescópio. Com esses instrumentos, Galileu descreveu o relevo lunar, com cadeias de montanhas, crateras e planícies. Percebeu também que o Sol possuía manchas e que Júpiter possuía quatro satélites naturais. Suas contribuições para a Ciência são tão importantes que, 400 anos depois de construir sua primeira luneta, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) elegeu 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. Lembre-se de que no Caderno 1 já vimos que Galileu teve importância imensa na concepção da necessidade de um método científico.

9


Carregar ppt "Aristóteles e a forma da Terra Na Antiguidade, o filósofo grego Aristóteles."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google