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PublicouMariana Weber Barros Alterado mais de 7 anos atrás
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VIII Encontro de Auditoria da Unimed Central RS Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde
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PROBLEMA: FALTA DE QUALIDADE
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MOTIVAÇÃO
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O que é Acreditação? Demonstração formal da sua competência e confiabilidade Atestação realizada por terceira parte Fonte: (Fonte: ABNT NBR ISO/IEC 17000:2005) ACREDITAÇÃO
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Objetivos do Processo de Acreditação? Transmitir confiança para o comprador/consumidor/cliente Transmitir confiança para a autoridade regulamentadora Facilitar o reconhecimento da qualidade no comércio internacional Fonte: INMETRO
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ACREDITAÇÃO Características do Processo de Acreditação? Caráter voluntário Reconhecimento formal da competência Atendimento a requisitos previamente definidos Demonstra realizar suas atividades com confiança. Atender aos requisitos da norma técnica de referência Dispor de instalações, pessoal, equipamentos e procedimentos documentados Evidenciar que a empresa controla as atividades relacionadas ao objeto da sua certificação. Fonte: INMETRO
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PADRÕES DE QUALIDADE Empresas de Consultorias Padrões Internacionais Padrões Nacionais Certificadoras Consultorias UCRS?
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ANS – RN 277 – ACREDITAÇÃO DAS OPERADORAS ATRIBUTOS DIMENSÃO 1 - PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE – PMQ DIMENSÃO 2 - DINÂMICA DA QUALIDADE E DESEMPENHO DA REDE PRESTADORA DIMENSÃO 3 - SISTEMÁTICAS DE GERENCIAMENTO DAS AÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE DIMENSÃO 4 – SATISFAÇÃO DOS BENEFICIÁRIO DIMENSÃO 5 – PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE DIMENSÃO 6 – ESTRUTURA E OPERAÇÃO: DIMENSÃO 7 – GESTÃO
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Fonte: INMETRO/DIA MUNDIAL DA ACREDITAÇÃO/ABRAC ANS – RN 405 – ACREDITAÇÃO DE PRESTADORES ATRIBUTOS a)Certificado de Acreditação b)Certificado de Qualidade Monitorada - PM-QUALISS c)Certificado ou documento equivalente emitido pelas Entidades Gestoras de Outros Programas de Qualidade; d)Participação no Sistema de Notificação de Eventos Adversos – NOTIVISA e)Certificado ABNT NBR ISO 9001 – emitido por organismo de certificação (INMETRO)
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VIII Encontro de Auditoria da Unimed Central RS AUDITORIA RN 277 UNIMED NORDESTE – RS
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Treinamentos Cronograma inicial Criação de um Comitê da RN277 – multidisciplinar Reuniões periódicas: Estudo da RN Criação de Planos de Ação Registro em Atas Definição da diretoria Cronograma definitivo PREPARATIVOS PARA RN 277
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Adequação dos contratos com as normas da ANS Avaliação técnica dos prestadores Percepção da distribuição dos prestadores pela área de ação Maior controle dos documentos dos prestadores Melhoria do sistema de auditoria como um todo Gestão do ingresso médico Fortalecimento da auditoria concorrente Maior interação entre auditoria e serviços próprios Gestão das divergências: junta médica BENEFÍCIOS OBSERVADOS DURANTE O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
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Programa Conceituação de Prestadores Programa de Visitas Técnicas Programa de Dimensionamento de Rede Contratos de prestadores totalmente atualizados Processo de Seleção, credenciamento e descredenciamento de prestadores Sistema de reajuste dos prestadores Programa de treinamento a prestadores Controle de documentos dos prestadores PROCESSOS QUE IMPACTARAM NA OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO
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Tratativa das reclamações Novo modelo Auditoria Concorrente Assegurar ao beneficiário o acesso à Rede Atualização da Rede de prestadores ao beneficiário Acompanhamento prazos de autorização DRG Ingresso Médico Comissão Técnica Reembolso Central de Leitos x Auditoria PROCESSOS QUE IMPACTARAM NA OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO
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EXPLICANDO MELHOR OS PROCESSOS...
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Programa Conceituação de Prestadores Sistema de avaliação e classificação – Ouro, platina, prata e bronze Alvará de saúde, participação em treinamentos, participação de programas de qualidade, pesquisa de satisfação, % de reclamações. Utilizamos para reajuste dos prestadores. Programa de Visitas Técnicas Baseado em legislação vigente Critérios claros Nota final Planos de ação Bi-anual PROCESSO DE ACREDITAÇÃO UNIMED NORDESTE - RS
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Programa de Dimensionamento de Rede Anual Elaborado pela Central RS Criado comitê para discussão Planos de ação Registro em atas Contratos de prestadores totalmente atualizados Confidencialidade até após o contrato ( prontuários) Reajuste: forma e incentivo a qualidade (PCP) Descredenciamento por falta de qualidade Auditoria in loco PROCESSO DE ACREDITAÇÃO UNIMED NORDESTE - RS
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Processo de Seleção, credenciamento e descredenciamento de prestadores Regras claras e documentadas Descredenciamento por falta de documentos Pastas com todos os documentos Sistema de reajuste dos prestadores Em contrato Bem definido Incentivo à qualidade assistencial PROCESSO DE ACREDITAÇÃO UNIMED NORDESTE - RS
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Programa de treinamento a prestadores Educação continuada Cronograma Avaliação de presenças Atualização de documentos dos prestadores Forma de controle ( software) Correlação com o descredenciamento pela falta Controle de documentos dos prestadores Documentos cadastrais físicos e virtuais Forma de controle da movimentação. PROCESSO DE ACREDITAÇÃO UNIMED NORDESTE - RS
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Tratativa das reclamações dos beneficiários Fluxo Tempo de atendimento Tratativa e ações de prevenção Análise periódica Assegurar ao beneficiário o acesso a Rede prestadora Central de Leitos X Auditoria Concorrente X Auditoria Médica SAC 24 horas Dimensionamento de rede PROCESSO DE ACREDITAÇÃO UNIMED NORDESTE - RS
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Atualização da rede de prestadores Quinzenal Credenciamento, descredenciamento, substituições Auditoria concorrente Gerenciamento das internações desde o primeiro dia da internação; Portal de Internações Ampliação para beneficiários de intercâmbio na nossa área de ação Centralização da informação dos pacientes internados (Torre) Gestão Assistencial (grupo multidisciplinar). PROCESSO DE ACREDITAÇÃO UNIMED NORDESTE - RS
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Gestão de auditoria Reestruturação do modelo, focando a auditoria em gestão do reembolso, divergência médica, alto custo, OPME Participação das reuniões com jurídico. Gestão de riscos Disponibilidade de médicos auditores Reestruturação escala de trabalho e carga horária. Disponibilidade on line e presencial Direcionamento médicos especialistas para tratativas dos procedimentos de alta complexidade e divergência PROCESSO DE ACREDITAÇÃO UNIMED NORDESTE - RS
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Central de Leitos Suporte a rede prestadora e Sistema Unimed 24 horas, nas necessidades de leito. Auditoria é a retaguarda deste processo. Tempo de liberação de autorizações Gestão de todas as movimentações das guias da cooperativa. Junta Médica Fortalecimento e consolidação processo de junta médica (OPME e divergência indicação de procedimento).
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DRG Adotada como uma Ferramenta de Gestão Promover incremento da qualidade assistêncial e eficiência econômica como consequência do processo Análise critica das internações que ficaram acima da média pela Auditoria Concorrente Ingresso Médico Alinhamento aos apontamentos do dimensionamento de rede. Viabilizado o ingresso nas especialidades que o relatório do dimensionamento apresentavam dificuldades de acesso. Endocrinologia: carta convite a especialidade, discussão na diretoria executiva e conselho de administração.
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Obrigado!
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