A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aleitamento Materno Áurea Fabrícia Amâncio Quirino Enfermeira /UENP Bandeirantes - PR Enfermeira Obstetra / UNIGUAÇU – União da Vitória - PR Docente ETEC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aleitamento Materno Áurea Fabrícia Amâncio Quirino Enfermeira /UENP Bandeirantes - PR Enfermeira Obstetra / UNIGUAÇU – União da Vitória - PR Docente ETEC."— Transcrição da apresentação:

1 Aleitamento Materno Áurea Fabrícia Amâncio Quirino Enfermeira /UENP Bandeirantes - PR Enfermeira Obstetra / UNIGUAÇU – União da Vitória - PR Docente ETEC – Centro Paula Souza / Barretos - SP Mestra em Enfermagem / UEL – Londrina - PR

2 Amamentar é muito mais do que nutrir a criança; É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho; É um experiência transformadora;

3 Nesta fase a mãe oferece segurança, acolhimento; Fortalecendo o vínculo com o seu bebê; Todas as evidências científicas provam a superioridade da amamentação.

4 Toque Olhar Amamentar...

5 O bebê é capaz de compreender que a mãe está ali; Enchendo-o de amor, carinho e cuidados; A amamentação é essencial para a formação do elo entre mãe e filho

6 Duração da Amamentação A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam: Aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.

7  Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses,  Podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a: Maior número de episódios de diarréia; Menor absorção de nutrientes;

8 Menor eficácia da lactação como método anticoncepcional; Menor duração do aleitamento materno; Aumento no número de hospitalizações por doença respiratória; Risco de desnutrição.

9

10 Vantagens para o Bebê

11 Vantagens para a mãe, o pai e a família Aumenta os laços afetivos; Dar o peito logo que o bebê nasce, diminui o sangramento da mãe após o parto; Faz o útero voltar mais rápido ao normal; É um método natural de planejamento familiar; Diminui o risco de câncer de mama e ovários; É econômico e prático. Não precisa ser comprado.

12 Para amamentar é preciso treino, nem a mulher nem o bebê nascem sabendo!!! Por isso os primeiros dias são essenciais.

13

14

15

16

17

18

19

20

21 Cuidados com o Recém Nascido

22 Banho do Recém-Nascido São milhares de dúvidas: que produtos usar, como preparar a água, como cuidar do umbigo que ainda não caiu, como evitar que entre água e sabão nos olhos do bebê, e outras mais. Essa insegurança dos pais é comum. O banho do bebê recém-nascido traz dúvidas e ansiedade, mas com essas dicas tudo vai ficar mais fácil.

23 Preparando o banho Colocar todos os produtos para o banho ao seu alcance; O ambiente deve estar com janelas e portas fechadas para evitar correntes de ar; Nunca deixe o bebê sozinho; Lavar as mãos

24 Materiais para o banho  2 Toalhas  Esponja/ mão  Sabão neutro/ shampoo  Pente com cerdas fléxiveis  Álcool a 70%  Bolas de Algodão  Hastes de Algodão  Fralda  Roupa  Banheira com água morna (cerca de 37ºC)

25 A água do banho A temperatura deve se ajustar à estação do ano, mas varia em torno de 36 a 37 graus; Primeiro deve ser colocada a água fria e depois a quente, até atingir a temperatura ideal; Antes de colocar o bebê, misture bem as águas por toda a banheira.

26 Tire as roupinhas do bebê, deixando apenas a fralda; Envolva-o em uma toalha prendendo delicadamente seus bracinhos; Se ele ficar muito solto, vai se sentir desprotegido e a tendência é que chore mais.

27 Incline a cabeça dele sobre a banheira e lave a cabeça e o rosto sem colocá-lo dentro da água. Não use nenhum sabão na face, apenas água limpa. Passe a mão delicadamente nos olhinhos para tirar toda a sujeira. Finalize essa etapa secando a cabeça e o rostinho.

28 Retire a fralda do bebê; Antes de colocá-lo na banheira, limpe bem o seu bumbum com algodão umedecido para não sujar a água do banho; Para lavar o corpinho, o bebê deve ficar imerso na água e virado de frente. Comece a limpar com água e sabão neutro, o peito, a barriga, as perninhas, o umbigo e os bracinhos.

29 Depois de ensaboar levemente, vá jogando pequenas porções de água. Vire a criança de costas e repita o mesmo processo na parte de trás. Não esqueça de lavar bem as dobrinhas, as axilas, o pescoço, entre os dedos Não esfregue o sabonete diretamente na pele do bebê.

30

31 Cuidando do umbiguinho É a parte mais assustadora para os pais, mas tranquilize-se, é mais simples do que parece. Um dos maiores medos é machucar o bebê durante a limpeza. O umbiguinho não dói porque não tem terminações nervosas; Geralmente cai entre 7 e 15 dias após o nascimento

32 É uma porta de entrada para infecções e por isso, deve ser mantido bem limpinho até que caia; Lavar as mãos.

33

34

35 Como deve ficar a fralda quando tem coto umbilical

36 Atenção Inchaço, vermelhidão, dor e secreção nessa região podem ser sinal de alguma infecção; Nesses casos o bebê deve ser examinado por um pediatra; Os pais também precisam ficar atentos à cicatrização do umbigo após a queda do coto para ter certeza que ocorreu o fechamento completo; É normal um pequeno sangramento depois da queda.

37 Obrigada!!!!!


Carregar ppt "Aleitamento Materno Áurea Fabrícia Amâncio Quirino Enfermeira /UENP Bandeirantes - PR Enfermeira Obstetra / UNIGUAÇU – União da Vitória - PR Docente ETEC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google