O HISTORIADOR E AS FONTES AUDIOVISUAIS E MUSICAIS.

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2 O HISTORIADOR E AS FONTES AUDIOVISUAIS E MUSICAIS

3 MARCOS NAPOLITANO Professor de História do Brasil Independente do Departamento de História da USP, onde formou-se em História e também obteve o título de mestre e doutor em História Social. Linhas de pesquisa História política. Regime militar brasileiro: Aspectos culturais; Música popular e política; cinema brasileiro e política.

4 Vivemos num mundo dominado por imagens e sons obtidos “diariamente” da realidade, seja pela encenação ficcional, seja pelo registro documental, por meio de aparatos técnicos cada vez mais sofisticados.

5 As fontes audiovisuais são testemunhos objetivos da realidade ou são absolutamente subjetivas ?

6 AUDIOVISUAL NATUREZA TÉCNICA CARÁTER FICCIONAL

7 A ANÁLISE DE FONTES AUDIOVISUAIS A ANÁLISE DE FONTES AUDIOVISUAIS A decodificação da natureza estética: A decodificação de natureza representacional

8 “A imagem é, para o historiador, ao mesmo tempo, transmissora de mensagens enunciadas claramente,que visam seduzir e convencer, e tradutora, a despeito de si mesma, de convenções partilhadas que permitem que seja compreendida, recebida, decifrável.” Chartiee

9 CINEMA

10 A história do cinema A história no cinema O cinema na história RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E CINEMA

11 Quatro maneiras pelas quais a história se manifesta no cinema: Herança positivista Predomínio de um ideologia Apelo ao “discurso novelesco” Narrativa histórica própria

12 Não se limitar a filmes de caráter documental

13 “Mesmo fiscalizado um filme testemunha”

14 DEFINIR A ABORDAGEM ASSISTIR SISTEMATICAMENTE ELEMENTOS NARRATIVOS PRODUZIR UM FICHAMENTO ENTENDER O SENTIDO INTRISICO DO FILME RESGATAR DIÁLOGOS DO FILME

15 TELEVISÃO

16 A televisão ainda não é vista como objeto de pesquisa Produto cultural volátil Preservação do conteúdo Privatismo

17 Trabalhos historiográficos pioneiros Armand e Michelle Matellard; Mônica kornis Fontes: matérias de imprensa, entrevistas, memórias, sinopses e textos de novela, índices de audiência, documentação institucional das empresas televisuais.

18 Telejornal Memória social Operações básicas:  Registro do dado  Caracterização do fato  Narrativa do evento

19 Duplo desafio A mídia como produção (interno) Recepção(externo) Umberto Eco; Michel De Certeau

20 Francesco Casetti e Roger Odin  Paleo-televisão: existência de um pacto de comunicação; estrutura de programação direcionados a interesses específicos; programação sugeria uma escolha do público

21 Neo-televisão: programação conduzida por processo interativo mais sofisticado;fluxo continuo de programação;convite a vibração emocional e sensorial, convívio com celebridades

22 “ A tv faz coincidir o verdadeiro, o imaginário e o real no ponto indivisível do presente”

23 Coleta e arquivos: BANDEIRANTES GLOBO RECORD TV TUPI TV EXCELSIOR TV CULTURA

24 A internet como arquivo e referência para a televisão : www.telehistória.com.br www.telehistória.com.br

25 Forma Suporte Origem Duração/autoria Conteúdo referente Acervo ABORDAGEM

26 Como usar fontes televisuais Um fichamento de telejornal: O tema e a duração de cada noticia A pauta do dia Palavras-chaves reiteradas no texto lido pelo apresentador Imagens/ entrevistas articuladas ao texto do apresentador

27  Comparação  Minisséries, telenovelas:Textos fornecidos pela emissora/ texto do pesquisador  Identificação dos núcleos dramáticos  videoclipes, peças publicitárias: estratégia de informação, sensacionalismo, erotização e glamourização em torno dos produtos diversos

28 MÚSICA

29 MUSIOLOGIA ETNOMUSIOLOGIA “ ESTUDO EM MÚSICA POPULAR”

30 ATRASO DOS HISTORIADORES

31 ETNOMUSIOLOGIA DILEMA DA NEUTRALIDADE

32 COLECIONADORES

33 LITERATURA E CIÊNCIAS SOCIAIS LETRA X CRIAÇÃO,PROVAÇÃO E CONSUMO

34 CRÍTICA DE CONTIER

35 DIFICULDADE DOS HISTORIADORES

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