Prof. Mestre Geraldo de Paula Valle Anatomia I. ANATOMIA Anatomia (Ana= Agir; Tomein = cortar) dissecação A anatomia é a ciência da estrutura e a forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Mestre Geraldo de Paula Valle Anatomia I. ANATOMIA Anatomia (Ana= Agir; Tomein = cortar) dissecação A anatomia é a ciência da estrutura e a forma."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Mestre Geraldo de Paula Valle Anatomia I

2 ANATOMIA Anatomia (Ana= Agir; Tomein = cortar) dissecação A anatomia é a ciência da estrutura e a forma do corpo humano que estuda a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Prof. Armando Bezerra

3 Aula de anatomia Dr. Tulp, 1632 O conselho de cirurgiões de Amsterdã só permitia uma dissecação por ano e dizia que o corpo deveria ser de um criminoso executado

4 Na fotografia de Fabris www.anatogames.blogspot.com.br www.auladeanatomia.com

5

6 Oração do Cadáver

7

8 Mulher Grávida Curiosidades Anatômicas

9 Segundo a tradição, Júlio César (100-44 aC.), imperador Romano, teria nascido pela abertura do ventre de sua mãe, fato este registrado por Plinius, no século I a.C. Curiosidades da Anatomia Deveria chamar hoje de Nonato.

10 Variação Anatômica Variação anatômica é a diferença morfológica que pode apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo. Com a mão esquerda faça um garrote em torno do seu braço direito e observe como as veias superficiais do antebraço tornam-se mais visíveis e salientes. Verifique o padrão de distribuição destas veias e compare com o antebraço do colega. Quando analisar peças isoladas ou cadáveres, não se esqueça das variações anatômicas.

11 Vista Posterior do Coração

12 Anomalia e Monstruosidade: Quando o desvio do padrão anatômico perturba a função, diz-se que se trata de uma anomalia e não de uma variação. Se a anomalia for tão acentuada de modo a deformar profundamente a constituição do corpo do indivíduo, em geral incompatível com a vida, denomina-se monstruosidade.

13 Monstruosidade:

14 Anomalia Agenesia de membros Polidactilia

15 Lábios Leporinos

16 Fatores gerais de variação anatômica: 1. Idade 2. Sexo 3. Raça 4. Biótipo 5. Evolução

17  Sexo Masculino/Feminino  Raça Branca, Negro, Amarelo (Índio)

18 Longilíneo Brevilíneo, Biotipo Normolíneo

19 Nomenclatura anatômica: a- artéria aa.- artérias fasc. – fascículo gl.- glândulas lig. – ligamento ligg. - ligamentos m. – músculo mm. - músculos n. – nervo nn. - nervos r. – ramo rr. - ramos v. veia vv. - veias

20 Divisão Anatômica Cabeça Pescoço Tronco Membros Tórax Abdômen Superior Inferior Raiz, Apêndice Parte livre Axial

21 Ilhotas de LangerhansIlhotas pancreáticas Feixe de HisFascículo atrioventricular Feixe de PurkingeRamos subdendocárdicos Pomo de AdãoProeminência laríngea Prega de DouglasPrega retouterina Pregas haversianasPregas sinoviais Tendão de AquilesTendão do calcâneo Trompa de EustáquioTuba auditiva Trompa de FalópioTuba uterina Epônimos Quando o pesquisador empresta seu nome a determinada estrutura.

22 Planos de Delimitação do Corpo Humano: Planos Anatômicos Têm o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas com relação espacial. Ou seja, através dos planos anatômicos podemos dividir o corpo humano em 3 dimensões e assim podemos localizar e posicionar todas estruturas.

23 Posição anatômica: Para evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômicas optou-se por uma posição padrão, denominada posição de descrição anatômica. Corpo em posição reta,com a face voltada para a frente com os membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para a frente, membros inferiores unidos, com a ponta dos pés voltadas para frente. Não importa que o cadáver esteja sobre a mesa em decúbito dorsal (com o dorso acoplado à mesa), decúbito ventral (com o ventre acoplado à mesa) ou decúbito lateral (de lado); as descrições são feitas considerando o indivíduo em posição anatômica. Corpo em posição reta,com a face voltada para a frente com os membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para a frente, membros inferiores unidos, com a ponta dos pés voltadas para frente. Não importa que o cadáver esteja sobre a mesa em decúbito dorsal (com o dorso acoplado à mesa), decúbito ventral (com o ventre acoplado à mesa) ou decúbito lateral (de lado); as descrições são feitas considerando o indivíduo em posição anatômica.

24 Planos Anatômicos Planos que delimitam o corpo (Tangenciais), superfícies planas imaginárias. Ventral Dorsal Laterais Superior ou Cranial Inferior ou podálico Secções (cortes) que atravessam o corpo Sagital Mediana e ou sagital Coronal ou Frontal Transversal ou Horizontal

25 Planos de secção do corpo humano: 1. Plano mediano: plano que divide o corpo em metade direita e esquerda. Toda secção do corpo feita por planos paralelos ao mediano é uma secção sagital e os planos de secção são também chamados de sagitais.

26 2. Plano frontal ou coronal: corta o corpo de orelha a orelha determinando uma porção anterior e outra posterior. 3. Plano transversal ou horizontal: corta o corpo transversalmente, determinando uma porção superior e outra inferior.

27 Planos que delimitam o corpo Ventral ou anterior Dorsal ou posterior Cranial ou superior Inferior ou podálico(de podos = pé) Lateral esquerdo e direito

28 1. Plano que divide o corpo em metade direita e esquerda. Toda secção do corpo feita por planos paralelos ao mediano é uma secção sagital e os planos de secção são também chamados de sagitais. Plano mediano:

29 2. corta o corpo de orelha a orelha determinando uma porção anterior e outra posterior. Plano frontal ou coronal:

30 3. Corta o corpo transversalmente, determinando uma porção superior e outra inferior. Plano Transversal ou Horizontal:

31 Secções (cortes) que atravessam o corpo Plano de secção mediana que divide o corpo em duas metades – direita e esquerda Crânio de um feto em vista superior para localizar a sagitta

32 Plano de secção frontal: São paralelos aos planos ventral e dorsal, é tangente a fronte do indivíduo.

33 Plano de secção transversal: São paralelos aos planos cranial, podálico e ou caudal são horizontais, a secção é transversal.

34 Termos de posição e direção: São nomenclaturas utilizadas que tem como bases os eixos e os planos que servem como referências para que se possa indicar a situação, localização e direção das estruturas do corpo. Ex: Mediano, médio, intermédio, lateral e medial, anterior e posterior, superior e inferior, direito e esquerdo, interno e externo, proximal e distal, ventral e dorsal, palmar (anterior), plantar (inferior). Ex: Mediano, médio, intermédio, lateral e medial, anterior e posterior, superior e inferior, direito e esquerdo, interno e externo, proximal e distal, ventral e dorsal, palmar (anterior), plantar (inferior).

35 POSIÇÃO ORTOSTÁTICA: posição de pé, bípede. A. POSIÇÃO SUPINA ou DECÚBITO DORSAL – o corpo está deitado apoiado pelas costas com a face voltada para cima. B. POSIÇÃO PRONA ou DECÚBITO VENTRAL – o corpo está deitado apoiado pelo abdomen com a face voltada para baixo. C. DECÚBITO LATERAL – o corpo está deitado de lado. D. POSIÇÃO DE LITOTOMIA – o corpo está deitado com a face voltada para cima, com flexão de 90° de quadril e joelho, expondo o períneo. E. POSIÇÃO DE TRENDELEMBURG – O corpo está deitado com a face voltada para cima, com a cabeça sobre a maca inclinada para baixo cerca de 40°.

36 A. POSIÇÃO SUPINA ou DECÚBITO DORSAL. B. POSIÇÃO PRONA ou DECÚBITO VENTRAL C. DECÚBITO LATERAL D. POSIÇÃO DE LITOTOMIA E. POSIÇÃO DE TRENDELEMBURG

37 Posições Anatômica Tronco - Vista Posterior Medial Lateral Direito Esquerdo

38 Vista Posterior Vista Anterior Vistas diferentes do Fêmur Medial Lateral

39 Vista Externa Vista Interna Vista Posterior Crânio

40 Fêmur - Vista Anterior 1/3 Proximal - Superior 1/3 Médio 1/3 Distal - Inferior

41 Homolateral / Ipsilateral: Localizado do mesmo lado do corpo ou de outra estrutura. Contralateral: Localizado do lado oposto do corpo ou de outra estrutura. Um AVC leva a um comprometimento do lado oposto à lesão. Lateralidade

42 Planos e Cortes Crânio humano Corte Sagital TC - Crânio humano Corte transversal TC - Crânio humano Corte Frontal

43 Eixos do corpo humano: São linhas imaginárias traçadas nos diversos planos. São linhas imaginárias traçadas nos diversos planos. Eixo sagital (ântero-posterior) Eixo sagital (ântero-posterior) Eixos longitudinal (crânio-caudal) Eixos longitudinal (crânio-caudal) Eixo transversal (látero-lateral) Eixo transversal (látero-lateral)

44 Princípios Gerais para Vertebrados Antimeria – O plano mediano divide o corpo do individuo em duas partes, direita e esquerda. Os antimeros corresponde a cada hemi-lado do corpo e que não são semelhantes. Não existe uma simetria plena.

45

46 Metameria – Corresponde a superposição, no sentido longitudinal, de segmentos semelhantes. Cada segmento é denominado Metâmeros. Ex. Coluna vertebral.

47 Paquimeria – O corpo é formado por duas cavidades. Corresponde aos dois tubos do corpo humano.O tubo visceral e o tubo neural.

48 Estratimeria – As camadas do corpo humano, na maioria das vezes no sentido transversal. São denominados estratos. Corte Transversal

49

50


Carregar ppt "Prof. Mestre Geraldo de Paula Valle Anatomia I. ANATOMIA Anatomia (Ana= Agir; Tomein = cortar) dissecação A anatomia é a ciência da estrutura e a forma."
Anúncios Google