A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª: Letícia Lazarini de Abreu Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª: Letícia Lazarini de Abreu Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental."— Transcrição da apresentação:

1 Profª: Letícia Lazarini de Abreu Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

2 Bibliografia  Disponível na Biblioteca da UCB - KAPLAN. H.I.& SADOCK. B.J. Compêndio de Psiquiatria.3 ed. Porto Alegre, 1997 - Leituras complementares- Oferecidas pela docente ao longo do período.

3 Distúrbios Mentais - Histórico Gregos e Romanos Tolerância e Compreensão Cristianismo Idade Média ate a Idade Moderna -Cismas Teóricos: *Sem alma *Feitiços (demônios) * Dom (privilégio ) Século XVIII Indignação pelo modelo de tratamento Francês Philippe Pinel (Pai da Psiquiatria) Algemas

4 Bethlem Royal Hospital  O Bethlem Royal Hospital foi o primeiro hospital psiquiátrico, fundado em 1247 el Londres. Era famoso pela forma desumana como tratava os doentes e permitia que visitantes "pagantes" assistissem a "espetáculos" protagonizados pelos internos, como um verdadeiro circo de horrores.

5 Asilos Pinel Manicômios O tratamento no manicômio: -Deveria ser de reeducação do alienado; -Em respeito às normas; -Com desencorajamento das condutas inconvenientes. “A função disciplinadora do manicômio e do médico deve ser exercida como um perfeito equilíbrio entre firmeza e gentileza. Mais ainda, a permanência demorada do médico em contato com os doentes melhora seu conhecimento sobre os sintomas e sobre a evolução da loucura”, afirmava Pinel. SÉCULO XIX

6 Tratamento humanizado Philippe Pinel = Primeiro a utilizar métodos humanizados no tratamento dos doentes, enquanto foi superintendente do asilo Bisêtre em Paris. Jean Baptiste Pussin, Enfermeiro, foi o primeiro a questionar a ausência de humanidade na atenção ao portador de sofrimento psíquico, removendo as amarras dos internos.

7 Início do século XIX releitura distorcida do tratamento moral de Pinel Utilização de medidas físicas e higiênicas como duchas, banhos frios, chicotadas, máquinas giratórias e sangrias. Doença moral passou também a ter uma concepção orgânica, de acordo com o pensamento de vários discípulos de Pinel. As técnicas de tratamento usadas pelos que defendiam as teorias organicistas eram as mesmas empregadas pelos adeptos do tratamento moral, todas com explicações e justificativas fisiológicas para sua utilização. Prevalência das teorias organicistas da doença mental= decorrentes de descobertas experimentais da neurofisiologia e da anatomia patológica. Sistema asilar = percebe-se uma institucionalização das relações lá exercidas,tornando-se um mundo à parte, afastando cada vez mais o indivíduo de suas relações exteriores.

8 "Eles são mais mal tratados que os criminosos; eu os vi nus, ou vestidos de trapos, estirados no chão, defendidos da umidade do pavimento apenas por um pouco de palha. Eu os vi privados de ar para respirar, de água para matar a sede, e das coisas indispensáveis à vida. Eu os vi entregues às mãos de verdadeiros carcereiros, abandonados à vigilância brutal destes. Eu os vi em ambientes estreitos, sujos, com falta de ar, de luz, acorrentados em lugares nos quais se hesitaria até em guardar bestas ferozes, que os governos, por luxo e com grandes despesas, mantêm nas capitais." (Esquirol, 1818, apud Ugolotti, 1949) A idéia de submissão do louco persistia.

9 O doente mental....  Eles constituem uma população específica, com perda da sua autonomia e vulneráveis não só em decorrência da própria doença que os afeta, mas também pela situação de abandono que muitas vezes se encontram.  Formas de Tratamento já usadas: - Insulinoterapia de Sakel, - eletroconvulsoterapia de Ugo Cerletti, (ECT). A fundamentação teórica para estes procedimentos seria que uma desmontagem da estrutura psíquica proporcionaria uma reconstrução sadia. - a malarioterapia (paralisia geral) foi introduzida pela primeira vez no Brasil, no Hospital São Pedro, com grande sucesso na época.

10 HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS NO BRASIL  Os hospitais psiquiátricos no Brasil surgiram no final do século XIX;  Influenciados pela psiquiatria francesa e pelo tratamento moral;  O primeiro foi o Asilo Pedro II, no Rio de Janeiro fundado em 1853. A história oficial da psiquiatria no Brasil teve início com a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, trazendo a bordo, “engaiolada”, a rainha D.Maria I. Sua Alteza havia sido considerada insana e afastada de suas funções;

11  1890 - Lei da Insanidade = – Somente pacientes com atestado médico poderiam ser admitidos num hospício;  1948 – Serviço Nacional de Saúde= Todos os hospitais passam ao Estado e são igualados em status e financiamento; Pacientes começam a ser tratados como seres humanos dignos

12 Década de 50  Lei da saúde Mental – 1959 = Abolição das diferenças entre doença mental e orgânica;  Índice de alta hospitalar aumenta;  Aprovada lei que mandava fechar os hospitais psiquiátricos;  1961 = Diminuição de necessidade de leitos em 3,3% para cada 1.000 hab  1976 = Diminuição de necessidade de leitos em 1,8% para cada 1000 hab.

13  A Premissa da Enfermagem Psiquiátrica era: Conter, Medicar, Vigiar 1970 – Movimento pró Reforma Psiquiátrica Brasileira 1987- II Congresso Nacional de Saúde Mental- (Bauru- S.P)- “ Por uma sociedade sem Manicômios.” 1987- I Conferência Nacional de Saúde Mental ( Rio de Janeiro).

14 A partir do ano de 1992, os movimentos sociais, inspirados pelo Projeto de Lei Paulo Delgado, conseguem aprovar em vários estados brasileiros as primeiras leis que determinam a substituição progressiva dos leitos psiquiátricos por uma rede integrada de atenção à saúde mental. 2001- Reforma Psiquiátrica no Brasil Lei nº 10.216/2001 ( Paulo Delgado)


Carregar ppt "Profª: Letícia Lazarini de Abreu Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google