A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco "— Transcrição da apresentação:

1 Publicado em 1862, Amor de Perdição é o romance mais famoso do autor Camilo Castelo Branco, a obra é uma novela passional que talvez foi inspirada em suas desventuras e casos amorosos complicados, e com certeza inspirada na obra “Romeu e Julieta” de Shakespeare.

2  Simão Botelho: Protagonista do drama, rapaz de 17 anos, de personalidade forte e apaixonado por Teresa Albuquerque. Simão trata-se de um típico herói ultra- romântico.  Teresa Albuquerque: Menina de 15 anos que acaba se apaixonando por Simão. Também uma heroína na historia, possui a mesma obstinação de Simão.  Domingos Botelho: Corregedor em Viseu, pai de Simão.  Tadeu Albuquerque: Pai de Teresa, homem rígido, que faz de tudo para afastar a filha de Simão.

3  Baltasar Coutinho: Primo de Teresa, um homem dissimulado e oportunista de 30 anos. Esse personagem, com certeza, constitui o vilão do drama.  Mariana: Moça pobre e do campo, possui um amor platônico por Simão. Talvez a personagem mais romântica do drama.  José da Cruz: Ferreiro, pai de Mariana, o personagem mais realista da historia, ajuda Simão em sua jornada e sempre aconselha o rapaz.  Rita: Irmã mais nova de Simão, e também sua predileta, por um breve período de tempo se torna amiga de Teresa.

4  O amor de Simão e Teresa desenvolve-se num período de 7 anos, tudo começa em 1800, quando Simão aos 17 anos conhece Teresa, e termina no dia 27 de março de 1807.O tempo cronológico acontece, portanto de forma minuciosamente demonstrada. Os acontecimentos se desenvolvem de forma bastante linear; ele se sucedem de acordo com o calendário.  O tempo psicológico da mesma forma é demonstrado através da angustia, do sofrimento e do clima denso e cheio inquietação experimentado pelos personagens.

5  A narrativa se desenvolve em vários espaços de Portugal – Vila real, Coimbra, Lisboa, Lamego e Viseu. Esses espaços aparecem no primeiro capitulo, quando é retratada a vida da família de Simão. No entanto, a ação central salta de:  Coimbra, onde Simão estudava, para  Viseu, onde estão a casa de Simão, Teresa e João da Cruz e para o  Porto, cela da prisão de Simão e cela do convento Monchique e finalmente para o beliche do navio que parte para uma redução do espaço físico.

6  Do ponto de vista do foco narrativo, os elementos realistas de “Amor de Perdição” estão na critica as instituições religiosas, os conventos e as corrupções no meio jurídico.É possível perceber esses elementos no trecho da obra onde o narrador denuncia a corrupção do convento de Viseu.  O narrador dessa historia, se apresenta em 1ª pessoa na introdução, quando nos adianta como soube da historia de Simão e sobre seu final trágico, “Amou, perdeu-se, e morreu amando”. No decorrer dos capítulos, passe a se apresentar em 3ª pessoa, caracterizando-se como narrador onisciente por penetrar e desvendar o que se passa na mente e nos corações dos personagens.  Essa formula busca a verdade no que é dito.

7  1825: Camilo Castelo Branco nasce e Lisboa no dia 16 de Março.  1836: Órfão de pai e mãe, segue, juntamente com uma irmã, para Vila Real, onde passa a morar com uma tia.  1841: Casa-se com Joaquina Pereira, que tinha 14 anos. Mas o casamento fruto de um amor juvenil não durou, e logo a abandona grávida de uma filha.  1843: Tenta, em vão, o curso de medicina, no Porto e em Coimbra.  1846: Voltando a Vila Real, rapta Patrícia Emilia e foge com ela para o porto. A abandona logo em seguida. Nesse mesmo ano, morre sua legitima esposa e um ano depois, a filha de ambos.  1850: Uma crise o leva a ingressar no Seminário Episcopal do Porto.

8  1851: Publica sua primeira novela, Anátema.  1852: Desiste de sua intenção de se ordenar.  1857: Apaixona-se por Ana Plácido, casada com Pinheiro Alves.  1858: É admitido como membro da Academia Real das Ciências.  1859: Ana Plácido vai viver com Camilo, abandonando seu marido, que a processa por adultério.  1861: Camilo e Ana são absolvidos e passam a viver juntos.  1862: Publica Amor de Perdição, que lhe dá grande popularidade. Morre Pinheiro Alves, deixando à viúva uma casa em São Miguel de Seide.  1885: O rei D. Luis I de Portugal, decide conceder-lhe o titulo de 1º Visconde de Correia Botelho.  1890: No dia 1º de julho, suicida-se com um tiro de revolver na têmpora direita.

9  Livro “Amor de perdição”: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/portoeditora_camilo_amorper di%20(1).pdf file:///C:/Users/Usuario/Downloads/portoeditora_camilo_amorper di%20(1).pdf  Pesquisas: http://www.passeiweb.com/estudos/livros/amor_de_perdicao, https://falandoemliteratura.com/2012/01/27/amor-de-perdicao- camilo-castelo-branco/, http://pt.slideshare.net/mariainesvitorino/amor-de-perdio-2-g- 2011?qid=256c1e4c-8e96-4c2e-899f- 1c81695e12b2&v=&b=&from_search=2. http://www.passeiweb.com/estudos/livros/amor_de_perdicao https://falandoemliteratura.com/2012/01/27/amor-de-perdicao- camilo-castelo-branco/ http://pt.slideshare.net/mariainesvitorino/amor-de-perdio-2-g- 2011?qid=256c1e4c-8e96-4c2e-899f- 1c81695e12b2&v=&b=&from_search=2  Biografia de Camilo Castelo Branco: https://www.luso- livros.net/biografia/camilo-castelo-branco/https://www.luso- livros.net/biografia/camilo-castelo-branco/


Carregar ppt "Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google