A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Oliver Twist” (1838) de Charles Dickens ( )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Oliver Twist” (1838) de Charles Dickens ( )"— Transcrição da apresentação:

1 “Oliver Twist” (1838) de Charles Dickens (1812-1870)

2 1. Além dos inimigos que Oliver já coleciona – autoridades, gentlemen, limpadores-de-chaminés, agentes funerários, bandidos – agora outra personagem rasteja nas sombras. Quem é o tal Monks que se obstina em perseguir Oliver? Por que tanto esforço em arruinar a vida do menino? De onde Monks conhece o nosso protagonista? O misterioso Monks demonstra saber muito sobre as circunstâncias do nascimento de Oliver – e ele quer saber mais. Quando o personagem Monks aparece na história, eis que surge um mistério que reaquece o interesse dos leitores. É uma verdadeira novela em longas sequências elaboradas para prender a atenção do leitor. O enredo é dado aos poucos.

3 2. Enquanto os bandidos da gangue de Fagin, Sikes e o misterioso Monks armam para destruir o protagonista, o Sr. Brownlow, por outro lado, não desiste de sua simpatia por Oliver. Quer saber mais sobre o nascimento do menino, inclusive descobrir onde nasceu e em que circunstâncias. Assim temos duas personagens vasculhando o passado do protagonista, mas com propósitos diversos. Enquanto Monks quer “provar” o caráter irrecuperável de Oliver, o Sr, Brownlow quer provar o contrário: que o menino é bom e não será corrompido.

4 3. Os capítulos, em geral, se iniciam com descrições
3. Os capítulos, em geral, se iniciam com descrições. Assim, monta-se o cenário para a introdução das personagens, com suas ações e diálogos. O narrador é esperto ao alternar descrições, dramas e diálogos de um jeito que mantém o leitor em suspense.   4. Quando a narração perde o impulso, quando há uma pausa na sequência de vicissitudes, o narrador aproveita para se manifestar, dialogar com os possíveis leitores. Um exemplo disso é quando, na súmula do capítulo, o narrador se explica, quase pedindo paciência ao leitor. Vejamos o capítulo   É bem pequeno e pode parecer sem importância, mas é uma chave para o que se seguirá quando chegar a hora  

5 5. O pequeno resumo no início de cada capítulo cria uma expectativa, levada ao ápice durante a leitura, que se encerra no momento de anunciar o próximo capítulo. Esta forma de enredo gerou formas culturais que temos até hoje nas telenovelas e séries.   6. O enredo precisa ser complexo – com várias tramas paralelas – para alongar as aventuras antes de apresentar as resoluções dos conflitos. Quem é mesmo Oliver? Quem é o Sr. Brownlow que pesquisa sobre o passado de Oliver? Quem é Monks que tenta apagar o passado de Oliver? O que acontecerá com a gangue de meninos ladrões de Fagin? O que acontecerá com o cruel arrombador Bill Sikes? São estes os motivos que cativam o leitor.

6 7. Sabemos que os antagonistas merecem uma punição, o que acontecerá em momento oportuno – isto é, nas páginas finais do romance-folhetim. Muitas vezes, aquele que parece ser o pior vilão se mostra “fraco” perto de alguém ainda mais perverso. Em Oliver Twist, se pensamos que os vilões são o aliciador de menores Fagin e o ladrão-arrombador Sikes, é porque ainda não entendemos o verdadeiro papel de Monks neste enredo. Ele é a verdadeira sombra na vida do menino Oliver. Monks é, em verdade, o antagonista-mor nesta triste história do órfão. Quem é ele? Qual o interesse em destruir a vida do pobre órfão? O mistério vale a leitura.

7 8. A quantidade de antagonistas e figurantes que cercam o protagonista serve, ao mesmo tempo, para destacar a importância do contexto – a sociedade ao redor de Oliver – e também para ressaltar o indivíduo Oliver – a personagem mais bem apresentada da narrativa.


Carregar ppt "“Oliver Twist” (1838) de Charles Dickens ( )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google