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“Oliver Twist” (1838) Capítulos 1 a 10

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Apresentação em tema: "“Oliver Twist” (1838) Capítulos 1 a 10"— Transcrição da apresentação:

1 “Oliver Twist” (1838) Capítulos 1 a 10

2 Capítulo 1 Sobre o lugar e as circunstâncias do nascimento de Oliver Twist Ideia central Principais personagens Pergunta norteadora O nascimento de Oliver. O médico, a enfermeira, a jovem mulher, o bebê. Em relação à sequência da história, o que pode indicar a impressão do médico quanto ao fato de a jovem mulher não ter uma aliança no dedo? Isso pode indicar que Oliver está abandonado, sem ninguém para cuidar dele; pode gerar também uma possível expectativa do leitor pelo reencontro do menino com o pai ao longo da história.

3 Capítulo 2 Sobre a infância, educação e alimentação de Oliver Twist Ideia central Principais personagens Pergunta norteadora A vida de Oliver em um abrigo; os maus-tratos. Oliver, a cuidadora do abrigo (Sra. Mann), o bedel (Sr. Bumble), membros do conselho. Por que o texto menciona que a Sra. Mann foi surpreendida pela aparição do bedel (fala-se em uma falsa expressão de alegria)? A mulher tinha medo de o bedel descobrir os maus-tratos em relação às crianças.

4 Capítulo 3 Conta como Oliver Twist estava muito perto de conseguir um trabalho Ideia central Principais personagens Pergunta norteadora Oliver quase foi entregue nas mãos de um limpador de chaminés. Oliver, o bedel, o limpador de chaminés (Sr. Gamfield). O que leva o juiz a não conceder a licença para que Oliver passe a viver com o Sr. Gamfield, o limpador de chaminés? O juiz cruza seu olhar com Oliver e percebe o rosto aterrorizado do menino, que implora que não o entreguem ao limpador de chaminés.

5 Capítulo 4 Sendo oferecido em outro lugar, Oliver entra na vida pública Ideia central Principais personagens Pergunta norteadora Oliver é levado para viver com o Sr. Sowerberry e aprende um ofício. Oliver, Sr. Sowerberry, Sr. Bumble, Sra. Sowerberry, Charlotte. O que motiva o Sr. Sowerberry, o agente funerário, a querer ficar com Oliver? O agente funerário acredita que possa explorar o máximo dos pobres, pois paga “tanto em benefício deles”; além disso, espera conseguir lucro com o menino.

6 Capítulo 5 Oliver conhece novos parceiros e vai a um funeral pela primeira vez Ideia central Principais personagens Pergunta norteadora Oliver conhece Noah Claypole e Charlotte, e participa do funeral de uma família pobre. Oliver, Noah, Charlotte, Sr. e Sra. Sowerberry, os membros de uma família pobre. Por que o agente funerário considera que Oliver seria um ótimo “mudo”? Oliver já tinha um olhar naturalmente melancólico, o que combinaria com o trabalho de “mudo”.

7 Capítulo 6 Oliver irrita-se com as provocações de Noah e parte para a ação Ideia central Principais personagens Pergunta norteadora Noah insulta Oliver e a memória de sua mãe, que reage e lhe aplica uma surra. Oliver, Noah, Charlotte, Sra. Sowerberry. Por que Noah constantemente provocava Oliver? Se antes ele era perseguido e insultado por garotos da vizinhança, agora tinha a chance de descontar em um órfão mais novo que ele. Além disso, tinha inveja de Oliver por causa de sua promoção na loja funerária.

8 Capítulo 7 Oliver continua insubmisso Ideia central Principais personagens Pergunta norteadora
Trancado no porão, Oliver não se curva diante do Sr. Bumble, leva uma surra do Sr. Sowerberry e foge. Oliver, Noah, Charlotte, Sr. e Sra. Sowerberry, o bedel. Oliver sempre teve medo da figura do bedel. O que fez com que seu medo tenha cessado quando o Sr. Bumble, que fora até a casa do agente funerário, ameaçou açoitá-lo? No momento em que ele parte para a ação contra Noah, seu medo se acaba. Nada mais do que possa vir a acontecer naquela casa parece ter importância.

9 Capítulo 8 Oliver vai para Londres e encontra na estrada um estranho jovem Ideia central Principais personagens Pergunta norteadora A difícil caminhada de Oliver e o encontro com o trapaceiro Jack Dawkins e Fagin. Oliver, Jack Dawkins, Fagin. O que representou, naquele momento da vida de Oliver, seu encontro com o jovem Jack Dawkins? O encontro representou salvação e esperança, pois Oliver estava faminto e esgotado.

10 Capítulo 9 Algumas particularidades sobre o cavalheiro e seus prestativos pupilos Ideia central Principais personagens Pergunta norteadora O convívio com Fagin e os demais meninos no esconderijo. Oliver, Fagin, Jack Dawkins, Charley Bates. Qual a ideia que Oliver tem sobre Fagin? Para o menino, o velho representa uma figura digna de confiança, alguém que ofereça proteção.

11 Capítulo 10 Oliver conhece melhor seus novos amigos e paga um alto preço por isso: um capítulo curto, mas importante Ideia central Principais personagens Pergunta norteadora O roubo do lenço do cavalheiro e a descoberta de Oliver acerca de Fagin e dos meninos. Oliver, Jack Dawkins, Charley Bates, o cavalheiro roubado. No momento em que o Trapaceiro rouba o homem, o que vem à mente de Oliver? Quebra-se a visão de confiança e proteção que o menino tinha em relação a Fagin, além de ele perceber de onde vêm aqueles artigos de joalheria que o velho mantinha dentro de uma caixa.

12 Encontrar Oliver envolvido no mundo dos criminosos é de partir o coração.  E era exatamente isso que o autor Dickens pretendia: emocionar a plateia com as vicissitudes do protagonista tão ingênuo. Eis onde a ingenuidade leva: o pequeno órfão entra para uma gangue de menores infratores. Aumenta-se o ingrediente de peripécias – e emoção! – com as cenas de pequenos roubos, ainda que tenha-se que arruinar a pureza de Oliver – até então irreprovável. Esta complexa condição da criança-protagonista enquanto herói envolvido com anti-heróis está presente também em obras como “Meninos da Rua Paulo” (1906, de Ferenc Mólnar) e “Capitães da Areia” (1935, de Jorge Amado).


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