A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 6º Ano A composição química do ar Prof.: Fernando Ricieri Gasperazzo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 6º Ano A composição química do ar Prof.: Fernando Ricieri Gasperazzo."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 6º Ano A composição química do ar Prof.: Fernando Ricieri Gasperazzo

2 VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR DO QUE É FEITO O AR ? Imagem: U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. Jeremy T. Lock / Domínio Público

3 O AR É UMA MISTURA DE GASES QUE FORMAM A ATMOSFERA DO PLANETA TERRA. Imagem: Vista da lua crescente do topo da atmosfera da Terra / NASA Earth Observatory / Domínio Público

4 COMPOSIÇÃO APROXIMADA DOS GASES PRESENTES NO AR: Fonte: pt.wikipedia.org

5 Você percebeu que, no gráfico anterior, restam 0,06% para completar a composição aproximada do ar? Esse restante é composto basicamente por vapor de água, outros gases, poeira e microrganismos. Imagem: Gamekeeper / Domínio Público

6 Vejamos as características e principais utilidades dos gases que compõem o ar. Imagem: Jason7825 / Domínio Público

7 NITROGÊNIO (N2) É o gás encontrado em maior quantidade no ar (78%). Algumas plantas e bactérias conseguem aproveitá-lo no próprio ar. Imagem: Aldipower / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

8 NITROGÊNIO (N 2 ) Os seres vivos, incluindo o homem, precisam do nitrogênio; na alimentação, adquirem na forma de proteínas; as principais fontes de proteínas são carnes, ovos, leite e seus derivados. Os seres vivos, incluindo o homem, precisam do nitrogênio; na alimentação, adquirem na forma de proteínas; as principais fontes de proteínas são carnes, ovos, leite e seus derivados. Imagem: Ovos cozidos / Eyone / Domínio público

9 OXIGÊNIO (O 2 ) Segundo gás mais abundante em nossa atmosfera (21%); indispensável à sobrevivência dos homens e de muitos seres vivos, pois é utilizado na respiração. Segundo gás mais abundante em nossa atmosfera (21%); indispensável à sobrevivência dos homens e de muitos seres vivos, pois é utilizado na respiração. Imagem: Cat from Sevilla, Spain / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

10 OXIGÊNIO (O 2 ) É importante na respiração humana; apresenta uma utilidade essencial para o homem, pois é um gás comburente, ou seja, capaz de manter aceso o fogo. É importante na respiração humana; apresenta uma utilidade essencial para o homem, pois é um gás comburente, ou seja, capaz de manter aceso o fogo. Imagem: Luc Viatour / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

11 GÁS CARBÔNICO (CO 2 ) O Gás Carbônico (CO 2 ), também conhecido por Dióxido de Carbono, é formado por uma molécula de carbono (C) e duas de oxigênio (O); os seres vivos são as principais fontes desse gás na Terra. O Gás Carbônico (CO 2 ), também conhecido por Dióxido de Carbono, é formado por uma molécula de carbono (C) e duas de oxigênio (O); os seres vivos são as principais fontes desse gás na Terra. Imagem: Benji9072 / Domínio Público

12 É durante a respiração que alguns seres vivos liberam gás carbônico no processo de produção de energia. Imagem: James Gathany / United States Public Domain GÁS CARBÔNICO (CO 2 )

13 O Gás Carbônico é indispensável para o processo de fotossíntese realizado pelas plantas na produção de seu alimento. Imagem: Derschueler / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

14 LUZ SOLAR CLOROFILA GÁS CARBÔNICO ÁGUA GLICOSEÁGUAOXIGÊNIO ESQUEMA RESUMIDO DA FOTOSSÍNTESE Na Fotossíntese as plantas utilizam gás carbônico, água, luz do Sol e uma substância chamada clorofila (que já existe dentro delas) para produzir um tipo de açúcar chamado glicose. A glicose é o principal alimento das plantas. Por fim, liberam oxigênio. GÁS CARBÔNICO (CO 2 )

15 O Gás Carbônico é um gás tóxico para o ser humano, por isso precisa ser eliminado; as plantas são indispensáveis na renovação do ar que respiramos, pois captam, durante a fotossíntese, o gás carbônico e produzem oxigênio. O Gás Carbônico é um gás tóxico para o ser humano, por isso precisa ser eliminado; as plantas são indispensáveis na renovação do ar que respiramos, pois captam, durante a fotossíntese, o gás carbônico e produzem oxigênio. Imagem: Jörg Hempel / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Germany GÁS CARBÔNICO (CO 2 )

16 O Gás Carbônico é utilizado pelo homem na fabricação de refrigerantes e de extintores de incêndio. Imagem: Refrigerante de Morango / Kotra / Domínio Público GÁS CARBÔNICO (CO 2 )

17 O Gás Carbônico em excesso, causado pela liberação dos es- capamentos de carros, cami- nhões e chaminés de fábricas, pode elevar a poluição do ar, que provoca doenças e danos à qualidade de vida na Terra. Imagem: Mathew Paul Argall / Domínio Público GÁS CARBÔNICO (CO 2 )

18 Gases Nobres São chamados de nobres porque existem em menor quantidade na atmosfera e porque não se misturam com outras substâncias. Imagem: Vrysxy / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic

19 Gases Nobres OS PRINCIPAIS GASES NOBRES SÃO:

20 Os Gases Nobres são utilizados pelo homem em diversas atividades. Exemplo: o argônio, o xenônio e o criptônio são usados na fabricação de lâmpadas de vários tipos. Imagem: Silver Spoon / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported Gases Nobres

21 1. QUAL O GÁS QUE EXISTE EM MAIOR QUANTIDADE NO AR? OXIGÊNIO HÉLIO NITROGÊNIO GÁS CARBÔNICO

22 2. O Oxigênio é importante em nosso organismo porque: a) permite que o nitrogênio seja fixado; b) permite que seja retirada a energia dos alimentos; c) permite o aproveitamento da água; d) permite que o gás carbônico seja eliminado.

23 3. Relacione os gases nobres com algumas de suas utilidades para o homem: Radônio Gás Carbônico Argônio Hélio É utilizado na fabricação de refrigerantes. É utilizado na fabricação de lâmpadas. É usado em tratamentos contra o câncer. É utilizado para encher balões.

24 4. O consumo de carnes e ovos, leite e seus derivados permite ao nosso organismo receber um elemento muito importante, que existe em enorme quantidade no ar, mas que nós não conseguimos absorver através da respiração. Esse elemento é o: a) oxigênio; b) gás carbônico; c) nitrogênio; d) vapor d’água. a) oxigênio; b) gás carbônico; c) nitrogênio; d) vapor d’água.

25 EXPERIÊNCIA 1 COMPOSIÇÃO DO AR - EXISTÊNCIA DE OXIGÊNIO (combustão) Materiais: um prato, uma vela, um copo, água colorida com guache, fósforo. Etapas: 1. Colocar água no prato. 2. Colocar a vela em pé no centro do prato. 3. Acendê-la. 4. Com muito cuidado, emborcar o copo sobre a vela. 5. Aguardar alguns momentos. Agora responda em seu caderno: a) O que você observou? b) Por que isso ocorreu?

26 EXPERIÊNCIA 2 MATERIAL 1. Bexiga. 2. Água quente. 3. Três colheres de chá de lêvedo. 4. Três colheres de chá de açúcar. 5. Uma garrafa de plástico. COMO FAZER 1. Coloque o lêvedo e o açúcar na garrafa. 2. Jogue um pouco de água quente. 3. Tape a boca da garrafa com a bexiga. 4. Espere algumas horas. O QUE ACONTECE Em poucas horas, na medida em que o líquido da garrafa começa a espumar, a bexiga vai se encher. POR QUE ACONTECE? Porque, dentro da garrafa, tem lêvedo e açúcar, que juntos produzem bolhas de gás dióxido de carbono. O dióxido de carbono faz a bexiga encher. O lêvedo é usado para fazer o pão. O dióxido de carbono que ele libera faz a massa crescer antes de ser assada. Fonte:http://www2.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/14/estufandobalao.htm. Acesso em 17/06/2012

27 EXTRAS DICA DE SITE No site: http://www.pontociencia.org.br/, os alunos poderão aprender a fazer várias experiências sobre o ar e outros assuntos de ciências.http://www.pontociencia.org.br/ DICA DE FILME No filme TWISTER (1995), um casal de meteorologistas enfrenta a força de ventos de mais de 100km/h. Capaz de arrancar árvores, levantar automóveis e destruir praticamente tudo, o furacão é um dos fenômenos mais assustadores da natureza e uma das maiores provas da força do ar atmosférico. CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental Composição Química do Ar

28 BIBLIOGRAFI A DE CARO, Carmen Maria. Coleção construindo consciências - Ciências. Belo Horizonte: Scipione, 2004. http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html. Acesso em 18/05/2012http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html. Acesso em 18/05/2012. Acesso em 18/05/2012. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ar_atmosf%C3%A9ricohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ar_atmosf%C3%A9rico Acesso em 18/05/2012. http://www.publicdomainpictures.net/http://www.publicdomainpictures.net/ Acesso em 18/05/2012. DE CARO, Carmen Maria. Coleção construindo consciências - Ciências. Belo Horizonte: Scipione, 2004. http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html. Acesso em 18/05/2012http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html. Acesso em 18/05/2012. Acesso em 18/05/2012. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ar_atmosf%C3%A9ricohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ar_atmosf%C3%A9rico Acesso em 18/05/2012. http://www.publicdomainpictures.net/http://www.publicdomainpictures.net/ Acesso em 18/05/2012. CIÊNCIAS, 6º Ano do Ensino Fundamental Composição Química do Ar

29 n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 2U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. Jeremy T. Lock / Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:HC- 130_jump.jpg 29/08/2012 3Vista da lua crescente do topo da atmosfera da Terra / NASA Earth Observatory / Domínio Públ http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Top_of_At mosphere.jpg 29/08/2012 5Gamekeeper / Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Beehive_ge yser_yellowstone_groot.jpg 29/08/2012 6Jason7825 / Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Balloon_fue l.jpg 29/08/2012 7Aldipower / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Habanero- Pflant.jpg 29/08/2012 8Ovos cozidos / Eyone / Domínio público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oeufsmayo. JPG 29/08/2012 9Cat from Sevilla, Spain / Creative Commons Attribution 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jumping_fo r_joy.jpg 29/08/2012 10Luc Viatour / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fire_breath ing_2_Luc_Viatour.jpg 29/08/2012 11Benji9072 / Domínio Público http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Carbon_dioxide _structure.png 29/08/2012 12James Gathany / United States Public Domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sneeze.JPG 29/08/2012 Tabela de Imagens

30 n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 13Derschueler / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tree.jpg 29/08/2012 15Jörg Hempel / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Germany http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prunus_dul cis_LC0009.jpg 29/08/2012 16Refrigerante de Morango / Kotra / Domínio Público http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Strawberry _soda.jpg 29/08/2012 17Mathew Paul Argall / Domínio Públicohttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:2006_Car_E xhaust_Pipe.JPG 29/08/2012 18Vrysxy / Creative Commons Attribution- Share Alike 2.0 Generic http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Macy%27s_ Ballon_Parade.jpg 29/08/2012 20Silver Spoon / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lamps.JPG 29/08/2012 Tabela de Imagens


Carregar ppt "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências Ensino Fundamental, 6º Ano A composição química do ar Prof.: Fernando Ricieri Gasperazzo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google