A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade Escolar Gervásio Costa 7º ano Reino das moneras: As bactérias e as arqueas Professora em formação: Karoline Melo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade Escolar Gervásio Costa 7º ano Reino das moneras: As bactérias e as arqueas Professora em formação: Karoline Melo."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade Escolar Gervásio Costa 7º ano Reino das moneras: As bactérias e as arqueas Professora em formação: Karoline Melo

2 Quem são elas?

3 Representantes do reino monera Incluem-se nesse Reino: ARQUEASBACTÉRIAS

4 A classificação mais recente (* Bactérias e *Arqueas) O Reino Monera na classificação atual encontra-se sofrendo alteração e seus integrantes foram divididos entre: Eubacterias (do grego, eu = verdadeiro). Archaeobacterias (do grego, Archaeo = antigo). ENTRETANTO: * Mais recentemente descobriu-se que as Arquebactérias são mais semelhantes aos Eucarióticos e passaram a ser chamadas apenas de Arqueas. E as Eubactérias, simplesmente Bactérias.

5 Bactérias: características Seres unicelulares; Procariontes; Autótrofas ou heterótrofas; Reproduzem-se principalmente de forma assexuada por cissiparidade.

6 Classificação das bactérias Espiroquetas Vibrião

7 Colônias Algumas bactérias vivem isoladas, ao passo que outras formam grupos com várias bactérias unidas entre si formando colônias.

8 Sarcina Estreptococos Estreptobacilo Diplococos Estafilococos

9 A célula das bactérias

10 Estrutura das bactérias

11 Reprodução: Assexuada: Cissiparidade.

12 Reprodução: Sexuada: Para as bactérias considera-se reprodução sexuada qualquer processo de transferência de fragmentos de DNA de uma célula para outra.

13 Nutrição das bactérias A maioria é heterotrófica; As bactérias autotrotróficas realizam fotossíntese para produzirem seu alimento; Cianobactérias: Organismos unicelulares que podem viver isolados ou em colônias são exemplo de organismos Monera fotossintetizantes.

14 Respiração das bactérias Algumas são aeróbias - usam oxigênio do ar na respiração; Outras são anaeróbias - produzem energia por meio da fermentação, processo muito importante para as indústria(produção de bebidas alcoólicas, iogurte, etc.).

15 As bactérias e a natureza Muitas são decompositoras: se alimentam de organismos mortos ou seus detritos (organismo sapróbio); Recicladoras da matéria, importantes para a continuidade para a cadeia alimentar.

16 Principais associações Mutualismo: associação que beneficia os participantes da relação. Ex.: algumas bactérias que vivem no intestino humano.

17 Principais associações Comensalismo: a bactéria se beneficia sem prejudicar o outro organismo. Ex.: algumas bactérias que vivem na pele humana.

18 Principais associações Parasitismo: bactérias que habitam o corpo de organismos vivos onde se reproduzem e se alimentam causando-lhes doenças (parasita e hospedeiro). Parasita: Bacilo de Koch. Hospedeiro: Ser humano.

19 Nossas defesas contra as bactérias Defesas naturais: Proteção contra microrganismos: pele e mucosas; Ataque pelos glóbulos brancos (por fagocitose); Produção de anticorpos. Defesas artificiais: Vacinas, soros e antibióticos.

20 Importância das bactérias São de grande importância para a saúde humana, para o ambiente e para a economia. Com destaque para as ciências médicas, biológicas, para a indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética etc. Na decomposição de matéria orgânica morta. O processo de decomposição é efetuado tanto por bactérias do tipo aeróbias como as anaeróbias;

21 Cont. Importância ● Em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de fermentação alcoólica, láctica, produzindo alimentos( bebidas, queijos, coalhadas, iogurtes, etc dando sabor e aroma aos mesmos); ● No ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas; ● Na Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre tantas a insulina, o hormônio de crescimento, a toxina botulínica (aplicação "botox"), entre tantas outras aplicações médicas; ● Além do estudo de agentes bacterianos que trazem doenças ao homem (o largo campo das pesquisas nessa área);

22 As bactérias e o controle biológico Utilizadas no combate de pragas da agricultura. Um exemplo é o Bacillus thuringensis, que ataca as larvas de determinados insetos; também com aplicação de técnicas de despoluição de meios como no tratamento biológico da água de rios poluídos; no tratamento de esgotos; etc.

23 Bactérias patogênicas

24 Combate as bactérias

25 Prevenção de doenças causadas por bactérias

26 Os antibióticos

27 Doenças provocadas pr bactérias Cólera Bactéria: Vibrio cholerae (vibrião da cólera). Vibrião – bactéria em forma de vírgula

28 Transmissão : água e alimentos contaminados. Sintomas da doença : diarréia; vômitos; cólicas intestinais; cãibras musculares. Como se prevenir da Cólera? Beber água tratada ou fervida; Proteger os alimentos do contato de insetos; Manter bons hábitos de higiene; Lavar as frutas e verduras que sejam consumidas cruas ou colocá-las de molho em água com cloro antes de consumi-las.

29 Meningite meningocócica O que são as meninges? As meninges são membranas que envolvem os órgãos do sistema nervoso, como o cérebro. Meningite: Trata-se de uma inflamação das meninges.

30 Bactéria: Neisseria meningitidis. Transmissão: através das vias respiratórias ou pelo contato com objetos contaminados, como talheres e copos. Sintomas da doença: dores de cabeça e de garganta; febre alta; rigidez da nuca; coma; morte. Prevenção: vacina.

31 Tuberculose Bactéria: Mycobacterium tuberculosis. Bacilo – bactéria em forma de bastão

32 Transmissão: através das vias respiratórias, por gotículas de saliva contaminada, expelidas pelo doente durante a fala, espirro ou tosse. Sintomas da doença: tosse; escarro com sangue; febre; emagrecimento e cansaço. Prevenção: vacina BCG.

33 Tétano Bactéria: Clostridium tetani. Bacilo – bactéria em forma de bastão

34 Transmissão: através de ferimentos na pele, contato com a terra ou objetos contaminados.

35 Sintomas da doença: dor de cabeça; febre, rigidez muscular; morte por paralisia dos músculos respiratórios. Prevenção: vacina Anti-tetânica.

36 Leptospirose Bactéria: Leptospira interrogans. Vibrião – bactéria em forma de vírgula

37 Transmissão: água, alimentos e objetos contaminados pela urina de animais infectados (ratos). Sintomas da doença: febre; dores de cabeça e musculares; vômitos.

38 Sífilis (DST) Bactéria: Treponema pallidum. Espirilo – bactéria em forma espiralada

39 Transmissão: contágio sexual, objetos contaminados ou de mãe para o feto, durante a gestação. Sintomas da doença: lesões no sistema nervoso; cegueira; paralisia; morte. Prevenção: uso de preservativos.

40 Seqüelas da Sífilis

41 Coqueluche Bactéria: Haemophilus pertussis. Transmissão: gotículas de saliva e secreções respiratórias eliminadas pelo doente através de espirro, tosse ou fala. Sintomas da doença: tosse frequente e prolongada. Prevenção: vacina.

42 Hanseníase (lepra) Bactéria: Mycobacterium leprae.

43 Sequelas da hanseníase

44 Transmissão: intoxicação alimentar (enlatados diversos, como salsichBa e palmito). Sintomas da doença: infecções no estômago e intestino; febre; vômitos; diarréia; morte.

45 Arqueas Também conhecidas como arqueobactérias, algumas espécies foram encontradas vivendo em condições ambientais onde normalmente outros grupos se seres vivos não conseguem sobreviver (fontes termais com altas taxas de sais minerais e temperaturas em torno de 100°C).

46 Arqueas: características Organismos unicelulares; Procariontes; Podem ser autótrofas ou heterótrofas; São capazes de sobreviver em ambientes inóspitos.

47 Ambientes onde são encontradas as Bactérias e Arqueas São encontradas em todos os ecossistemas da Terra, em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar, e bastante no corpo de muitos seres vivos. Obs: Também em locais adversos, isto é, difícil da vida se estabelecer - alta salinidade, altas temperaturas, sem oxigênio, escuridão, profundidades oceânicas, regiões vulcânicas, etc.

48  BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson; Ciências: Carlos Barros e Wilson Paulino. 6ª Ed.São Paulo. Editora: Ática, 2015. Referências

49 Obrigada!!!!


Carregar ppt "Unidade Escolar Gervásio Costa 7º ano Reino das moneras: As bactérias e as arqueas Professora em formação: Karoline Melo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google