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Publicougiseli vanini Alterado mais de 6 anos atrás
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O EVANGELHO DE LUCAS 1
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Entre os 3 Evangelhos Sinóticos, Lc é singular por, pelo menos, 3 motivos: 1) É um escritor refinado. Sabe usar a língua grega de maneira excelente. 2) É autor de uma obra em 2 volumes (Lc e At). Atos é a continuação do Ev. de Lc. A obra de Cristo continua por meio dos Apóstolos na Igreja. 2
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Entre os 2 escritos há uma continuidade e uma integração. Lucas tem um projeto historiográfico (Lc e At) onde aparecem as competências de Lucas historiador, do Lucas escritor e do Lucas teólogo. 3)Ele, mais do que todos os outros evangelistas, suscitou a fantasia e o gênio dos artistas, sobretudo pintores, 3
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Para exprimir episódios só por ele descritos: Anunciação, os discípulos de Emaús, a conversão de São Paulo. 4
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O autor do terceiro Evangelho médico discípulo de Paulo Cl 4,14: “Saudam-vos Lucas, o médico amado e Demas...” 2Tm 4,11: “Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos...” Fm 23-24: “Saudações de Epafras... De Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores”. 5
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Cânon Muratoriano (2ª met. séc. II): “O segundo Evangelho é segundo Lucas. Lucas é aquele médico que, depois da ascensão de Cristo, foi tomado por Paulo como companheiro das suas viagens e escreveu em seu nome segundo o pensamento (de Paulo): entretanto não viu o Senhor em pessoa: por isto, conforme pôde ter notícia, começa a narrar desde a natividade (do Senhor)”. 6
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Santo Irineu: “E Lucas, companheiro de Paulo, transmitiu em um livro o Evangelho que Paulo pregava”. (Contra as heresias, III,1,1) Espírito paulino nas temáticas lucanas: -universalismo - alegria -oração - misericórdia 7
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Uso acurado da terminologia médica. Insuperável pintor de Maria: Anunciação, Visitação, Natividade. 8
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Estrutura do terceiro Evangelho Prólogo 1,1-4. Evangelho da Infância 1,5-2. Atividade na Galiléia 3,1-9,50. Viagem a Jerusalém 9,51-19,28. Últimos dias, paixão, morte e ressurreição 19,29-24,53. 9
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Quanto à estrutura, o Evangelho de Lc é caracterizado por um bloco narrativo de bem 10 capítulos (9,51-19,28), isto é, quase a metade do seu Evangelho, que contém muito material próprio e tb comum com Mt, tudo colocado sob o sinal de uma longa “viagem” de Jesus a Jerusalém, onde se consumará o destino de sua vida. 10
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Para Lc Jerusalém é muito importante: é em Jerusalém que inicia a narração com a aparição do anjo a Zacarias; é em Jerusalém que Jesus será crucificado; ali que ressuscitará, aparecerá aos discípulos (não na Galiléia, como nos outros sinóticos); é em Jerusalém que o Espírito descerá sobre os Apóstolos, e é dali que iniciará a grande aventura missionária da Igreja “até aos confins da terra” (At 1,8) 11
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Em resumo: ali começa, Jesus morre, ressuscita, aparece, o Espírito desce e começa a missão. O chamado Evangelho da Infância (Lc 1,5-2) mais do que seguir uma finalidade “biográfica”, tem uma evidente finalidade “teológica”: uma grande “abertura” onde ressoam os temas sucessivos da obra lucana (momentos alegres e dramáticos): 4 cantos de alegria e a espada de dor. 12
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O “prólogo” do Evangelho de Lucas Não é um pról. teológico como, por ex. o de João, mas um prólogo literário, no qual se descrevem as finalidades do livro e as modalidades com as quais foi composto. Teófilo, o destinatário, ou é um personagem ilustre, que pode ter patrocinado a obra, ou um nome simbólico. 13
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Lucas, “teólogo da história salvação” salvar (17x em Lc; 13x em At) salvador (2x em Lc; 2x em At) salvação (6x em Lc; 7x em At) A síntese do Evangelho parece consistir na frase: “O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”(Lc 19,10). 14
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O texto programático da cena na Sinagoga de Nazaré é de fundamental importância, mostrando Jesus como o “Salvador” (Lc 4,18-21). Importância do “hoje” em Lc: salvação atual. 2,11: “Nasceu-vos hoje um Salvador” 4,21: “Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos..” 19,9: “Hoje a salvação entrou nessa casa” 23,43: “Hoje estarás comigo no paraíso” “Se alguém... Tome a sua cruz cada dia” 15
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A importância da oração São Lucas, mais do que os outros evangelistas, nos apresenta Jesus em atitude de oração. - no batismo -na transfiguração - antes da escolha dos 12 - no Getsêmani - na cruz. 16
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Vendo-O rezar, pedem: “Senhor, ensina-nos a rezar” 11,1. Ele ensina o Pai Nosso. E depois, dá catequeses sobre a oração. Tb em 18,1-14, temos 2 belas parábolas sobre a oração: v. 1-8: juíz iníquo e a viúva v. 9-14: o fariseu e o publicano. 17
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Lucas e a dignidade da mulher - a viúva e o juíz iniquo - a viúva das 2 moedinhas - Isabel - Ana -a viúva de Naim - a pecadora - Maria Madalena, Joana, Suzana -Marta e Maria - as filhas de Jerusalém - as que vão ao sepulcro 18
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- Maria de Nazaré é a discípula mais perfeita de Cristo e a síntese mais perfeita de todo o Evangelho de Lucas. 19
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