A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁGUA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁGUA."— Transcrição da apresentação:

1 ÁGUA

2 MOLÉCULA DE ÁGUA Substância líquida que parece incolor a olho nu
MOLÉCULA DE ÁGUA Substância líquida que parece incolor a olho nu. Essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogênio e oxigênio.

3 PROPRIEDADES DA ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL ALTO CALOR ESPECÍFICO
CALOR DE VAPORIZAÇÃO CAPILARIDADE

4 FUNÇÕES DA ÁGUA TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS FACILITA REAÇÕES QUÍMICAS
TERMORREGULAÇÃO LUBRIFICANTE REAÇÕES DE HIDRÓLISE EQUILÍBRIO OSMÓTICO EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE

5 TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS
Permite a difusão nos seres mais primitivos. A urina é uma maneira de eliminar toxinas. As células apresentam-se em estado coloidal (rico em água) o que facilita transporte de substâncias.

6 FACILITA REAÇÕES QUÍMICAS
Reações químicas ocorrem mais facilmente com os reagentes em estado de solução. Em algumas reações químicas a união entre as moléculas ocorre com formação de água como produto (síntese por desidratação).

7 TERMORREGULAÇÃO Seres vivos só podem existir em uma estreita faixa de temperatura. A água evita as variações bruscas de temperatura dos organismos, tendo a transpiração importante papel nesta propriedade.

8 LUBRIFICANTE Nas articulações e entre os órgãos a água exerce um papel lubrificante para diminuir o atrito entre essas regiões. A lágrima diminui o atrito das pálpebras sobre o globo ocular. A saliva facilita a deglutição dos alimentos.

9 REAÇÃO DE HIDRÓLISE Quando a água participa de uma reação como reagente - promove a quebra da molécula que está reagindo com ela.

10 EQUILÍBRIO OSMÓTICO A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (< soluto) para um meio hipertônico (> soluto) com o fim de manter a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, onde os poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.

11 EQUILÍBRIO OSMÓTICO Quando água pura e água salgada são separadas por uma membrana semipermeável, a água pura se escoa através da membrana e dilui a água salgada. Através deste processo, denominado osmose, surge uma diferença de pressão hidrostática entre os níveis da água chamada de pressão osmótica.

12

13 EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE
Os elementos importantes para a função celular estão dissolvidos nos líquidos intra e extracelular. Solução - Um solvente com 1 ou + solutos. *Nos líquidos do organismo a água é o solvente universal; as demais substâncias em solução, constituem os solutos. • A água pode se comportar tanto como ácido quanto como base – anfótera.

14 VARIAÇÕES NA TAXA DE ÁGUA
IDADE Feto humano – 94% de água Recém-nascido – 69% de água Adulto – 60% de água A quantidade de água é diretamente proporcional à atividade metabólica da célula.

15 pH - água Beber água alcalina é essencial para um bom equilíbrio da acidez do sangue. É recomendado o consumo de água com um pH superior a 7,0, para neutralizar os efeitos do consumo de alimentos ácidos, contribuindo assim para a redução dos sintomas de refluxo gastresofágico.

16 ÁGUA PARA O CIDADÃO É aquela com nível de pureza necessária para a utilização Eliminar da água - compostos químicos e os microorganismos causadores de doenças. Algumas das substâncias que podem estar contidas na água: cloro, sódio, chumbo, nitratos, mercúrio, arsênico, fertilizantes, inseticidas, metais pesados diversos, detergentes, substâncias radioativas e muitas outras.

17 PURIFICAÇÃO A água da rede pública contém um composto de aproximadamente 800 diferentes substâncias químicas, a maioria nociva à saúde. Os purificadores devem ser instalados sempre após um ou dois filtros, cuja função é reter as partículas em suspensão maiores.

18 LEMBRETE O corpo de um adulto gasta em 24 horas uma média de 2 litros de água em funções como digestão, respiração, transformação dos nutrientes em energia e também por meio do suor e da urina (compensação). “Cada pessoa deve beber a quantidade adequada para o seu caso e o seu estilo de vida. Afinal, o metabolismo, a estrutura corpórea, o tipo de exercício físico e até o clima são variáveis - precisam ser levadas em conta.

19 PURIFICAÇÃO MÉTODOS DE PURIFICAÇÃO GERAL 1. Destilação;
2. Deionização; 3. Osmose reversa; 4. Filtração; 5. Ultrafiltração; 6. Adsorção em carvão ativado; 7. Oxidação Química; 8. Oxidação com radiação ultravioleta

20 Filtração - Filtros seletivos purificando parcialmente a água.
Filtração por carbono - Utilizando carvão de lenha, um tipo de carbono com uma extensa área, que absorve diversos compostos, inclusive alguns tóxicos. Filtros domésticos podem ainda conter sais de prata. Processo mecânico de retenção de partículas, incluindo microrganismos; dependente do tamanho dos poros do filtro utilizado.

21 Ultrafiltração Processo mecânico ou eletro-mecânico destinado a remover pequenas impurezas dissolvidas ou suspensas na água; Dependente do tamanho, forma e carga elétrica VANTAGENS: Remove efetivamente todas moléculas orgânicas (>99%); além de vírus e partículas; Não há risco de incrustação e risco limitado de obstrução; Baixo uso de água e energia e baixa manutenção; DESVANTAGENS: Quase nenhuma remoção de íons, gases e orgânicos de baixo peso molecular.

22 Destilação  O processo de destilação envolve ferver a água transformando-a em vapor. O vapor da água é conduzido a uma superfície de refrigeração onde retorna ao estado líquido em outro recipiente. Uma vez que as impurezas (solutos) não são vaporizados, permanecem no primeiro recipiente. A destilação não purifica completamente a água.

23 Fervura  A água é aquecida até ao ponto de ferver, mantendo-se a fervura por, pelo menos, cinco minutos, tempo suficiente para inativar ou matar a maior parte dos microorganismos que nela possam existir. (não elimina o vírus da hepatite A que só é destruído a mais de 120 graus Celsius).

24 Osmose Reversa A água é forçada sob pressão através de uma membrana semi-permeável; Retêm várias substâncias orgânicas e inorgânicas dissolvidas, íons e impurezas em suspensão.

25

26

27 Osmose reversa VANTAGENS: Remove contaminantes (íons, bactérias,
vírus, partículas, colóides, orgânicos). Baixo consumo de energia elétrica; Manutenção mínima. DESVANTAGENS: Contaminantes não são suficientemente removidos para satisfazer exigências da água tipo II; - Membranas podem sofrer incrustações e obstruções; Alto consumo de água;

28 Adsorção em carvão ativado
Processo utilizado como uma fase de pré-tratamento: Em combinação com outros processos de purificação da água, possibilita a obtenção de água reagente. Pode ser usado o carvão ativado ou outro adsorvente que seja capaz de remover contaminantes orgânicos. O carvão ativado é usado principalmente para remover o cloro da água que vai ser utilizada para outros processos de purificação.

29 Adsorção em carvão ativado
O carvão é mecanicamente degradado e produz pó que deve ser retido à frente; Solta resíduos minerais na água obtida;- Realiza somente pequena adsorção de contaminantes, em função do tempo de contato. Capacidade de retirar odores e sabores desagradáveis da água e, principalmente, o cloro.

30 Adsorção em carvão ativado
VANTAGENS: Remove substâncias orgânicas (baixo PM) por ligações não específicas; DESVANTAGENS: Eficiência depende da vazão; Bactérias podem se desenvolver após algum tempo; Quando todos os sítios estão ocupados, estabelece-se o equilíbrio e os orgânicos são liberados.

31 CASO CLÍNICO Leopoldo, 24 anos, moreno, alto, bonito e sensual, carioca, praticante de volei de praia, comentou com seu nutricionista que irá fazer montanhismo. O nutricionista alertou sobre os efeitos e os cuidados que deve ter com relação a altura devido ter relatos de anemia falciforme na família e do hábito de tomar água da torneira e ingerir com as refeições dois refrigerantes/dia. Baseado em seus conhecimentos até o momento, quais os possíveis danos que Leopoldo está sujeito?


Carregar ppt "ÁGUA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google