A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O aleitamento materno no Agosto Dourado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O aleitamento materno no Agosto Dourado"— Transcrição da apresentação:

1 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui

2 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Agosto dourado, o mês do aleitamento materno é destinado simplesmente a reforçar os benefícios do aleitamento materno. Todo ano a campanha possuirá um tema diferente, porém sempre focado obviamente na amamentação. Agora com a nova lei federal , o mês de agosto recebe uma dedicação especial ao aleitamento materno. Assim, ganhou uma cor e tornou-se para os brasileiros o "Agosto Dourado". Já foi comprovada a eficácia do aleitamento materno? O aleitamento materno é o que consegue definir com segurança um futuro mais saudável ao bebê. Afinal, conquista de forma comprovada a redução de até 13% na mortalidade em crianças de até cinco anos de idade no mundo. Essa redução é referente a causas evitáveis. Em números, estamos falando de seis milhões de crianças salvas por ano por causa desse gesto.

3 O aleitamento materno no Agosto Dourado
E, também, diminui o as chances de desenvolver doenças crônicas (hipertensão ou diabetes), assim como diarreias e infecções respiratórias. Tornando-se uma importante arma contra a mortalidade infantil no País, já que ele é melhor devido a sua vantagem orgânica para digestibilidade, convertendo-se na alimentação perfeita na promoção do desenvolvimento e crescimento da criança. Uma criança quando recebe o leite do peito tem menos chances de desenvolver sobrepeso e obesidade, caem drasticamente. É bom frisar também que ao diminuir as chances, consequentemente diminui o risco de doenças cardiovasculares quando adultos. A inteligência elevada, o desenvolvimento infantil rápido, escolaridade e renda maior quando adulto e o vínculo com a mãe são algumas outras vantagens que podemos citar que já possuem através de dados uma comprovação científica.

4 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Já para as mamães existem pesquisas que apontam redução de alguns tipos de cânceres no intervalo das gestações. Benefícios do aleitamento materno Para a criança - No leite está tudo que é necessário ao bebê atingir meio ano. - Como foi feito especialmente para o bebê, é mais fácil de digerir. - Contém água. - Ajuda na imunidade da criança, protegendo-a de diversas enfermidades. - Sempre na temperatura ideal e completamente limpo. - O vínculo entre os dois (mãe e criança) é mais fácil pela amamentação. - A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. - O melhor exercício para que a face do bebê desenvolva é o ato de sugar o peito. Além disso, desenvolve a comunicação, os dentes ficam mais apresentáveis e um sistema respiratório melhor.

5 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Para a mamãe - O peso será perdido mais rápido se amamentar. - O útero terá auxílio para voltar ao normal, reduzindo chances de ter hemorragia pós-parto. - Diminui as chances de ter diabetes - Chances de câncer de mama e/ou de ovário é reduzida. - Reduz a chances de outra gravidez até o primeiro meio ano, porém, é necessário amamentar toda vez que o beber desejar, ou seja, a criança não poderá receber outro forma de alimentação. E não ter menstruado ainda. A mãe pode amamentar e também doar? Por mais completo que seja, nem todas as mães conseguem oferecer aos filhos. E assim, é necessária a utilização de banco de leites. Mesmo com doações frequentes a demanda também é grande e consequentemente o estoque está sempre no limite.

6 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Claro que é necessário cuidados básicos para realizar a doação. Por exemplo: Deve-se estocar em frascos de vidro com bocas largas e suas tampas precisa ser de plástico; Ferver por 15 minutos o frasco dentro da água. E a contagem começa quando começar a ferver; Ter uma higiene adequada para realizar a coleta onde os braços devem ser lavados com água e sabão; As mamas devem ser limpas com água somente; Secam-se as mãos e mamas com uma toalha limpa; Usar algo que cubra os cabelos como uma touca;

7 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Não sou mãe e quero ajudar. O que faço? Sabemos que a participação especial nas doações é destinada as mães que realizam doações de seu leite. Porém, existem sim mais formas desse belo gesto acontecer. Os pais, pessoas em gerais e até os empregadores podem ajudar. A educação da importância tanto de amamentar quanto de doar e a mobilização social causam: 86% a iniciação de amamentar; 20% o uso de leite materno para aleitamento. Segundo dados da Universidade Federal de Pelotas com a parceria de mais instituições de ensino. Bom, e isso acontece com gestos simples como repassando experiências, ajudando em tarefas do lar e até coletando potes de vidros.

8 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Quais as leis que temos para o Agostou Dourado e ligado ao assunto da amamentação? Bom, como já falamos anteriormente o chamado Agosto Dourado está amparado pela Lei Federal /2017. Já as empresas possuem incentivos fiscais caso estendam a licença maternidade em mais 60 dias através da Lei /2008. E por fim o Marco Legal da Primeira Infância antevê o aumento em 15 dias, tornando 20 dias a licença paternidade pela Lei /2006. Já em recife, especificamente no dia 26 de julho de 2017 foi aprovada a lei que garante os 20 dias aos pais que são servidores públicos municipais. Outra maneira de evitar ausência das mães que amamentam no trabalho, aumentar a satisfação das mesmas com a empresa empregadora e ao mesmo tempo ajudar na continuidade da amamentação, é a criação de uma Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta na empresa.

9 O aleitamento materno no Agosto Dourado
A política do aleitamento traz algum diferencial ao Brasil? O País é simplesmente considerado um exemplo perfeito para os outros países sobre essa questão. Como já falamos, desde 1981 possuímos um programa voltado a promover o aleitamento materno. E, por isso, a nossa evolução de ações para este tema estão dentro do sistema de saúde nacional. Afinal, são vários anos de esclarecimentos, apoio e combate a favor desta ideia. Dentre essas ações temos: A rede de banco de leite humano (a maior do mundo); Hospitais amigos da criança (Promoção dos 10 passos para o sucesso da amamentação); Novamente Hospitais amigos da criança (Boas práticas de atenção ao parto); Estratégia amamenta e alimenta Brasil (promoção da amamentação na atenção básica); Leis voltadas à amamentação (por exemplo, licença maternidade de 120 dias);

10 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Semana da amamentação (anualmente comemorado em 150 países); Os profissionais da saúde podem fazer a diferença? Sim, claro! Foi realizado um estudo com o seguinte tema: “Porque investir e o que será necessário para melhorar as práticas da amamentação?” nele constatou-se que quando existem intervenções somadas ao sistema de saúde com o auxílio da comunidade, gera um aumento de 2,5 vezes o aleitamento materno exclusivo. Também ficou visível que em locais com profissionais capacitados que recebem as mães pelo menos 7 vezes para esclarecimento de dúvidas, o índice de amamentação aumenta. Mostrando assim que cabem aos profissionais eliminar mitos, preconceitos e atualizar a população quanto esta questão. O aconselhamento em bancos de leite aumenta na média em 49% o aleitamento exclusivo e 66% a amamentação.

11 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Um pouco sobre a meta da campanha do Agosto Dourado Indiferente do ano que estivermos à meta principal sempre será divulgar e conscientizar toda a população que o aleitamento materno vai além dos serviços da saúde. Onde quando ocorre o ato de amamentar acaba por consequência diminuindo internações e doenças. E, por isso, os custos em investimentos na saúde reduzem. “Duas em cada três mulheres têm dificuldade em amamentar”. – Sociedade Brasileira de Pediatria Agosto Dourado São sete dias com total dedicação em diversos países para promover a amamentação e mesmo assim, depois de vinte anos, nem todas as pessoas conhecem essa causa tão nobre e importante. Não existe mais contradições sobre as vantagens fisiológicas, psicológicas e sócio econômico culturais ao praticar o aleitamento materno entre mãe e bebê. – Rodrigo Carvalho – nutricionista, membro da Rede IBFAN Brasil.

12 O aleitamento materno no Agosto Dourado
O envolvimento é tão perfeito que foi possível reunir na mesma causa até hoje para promover, apoiar e proteger: Líderes governamentais; Organizações não governamentais; Comunidades de cunho científico; Comunidades formada pela população local; Grupos de religiões diversas; Etc; Sendo assim, com toda essa relevância, importância e perspectivas futuras de melhor qualidade a todos, o leite merecia uma atenção especial. E assim, surgiu a ideia do mês de agosto ser destinado a esta causa. E para fazer jus a sua importância foi eleito à cor dourada. O tope que representa além da delicadeza do ato, faz referência à união de todos e a díade mãe/bebê.

13 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Tenhamos esperança que assim como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, o “Agosto Dourado” seja sempre lembrando. A Lei destinada ao Agosto Dourado foi elaborada pela Deputada Dulce Miranda e a relatora do projeto em Plenário foi à senadora Gleisi Hoffmann.

14 O aleitamento materno no Agosto Dourado
Referências bibliográficas: C. Rollins, Nigel; K. Lutter, Chessa; Bhandari, Nita; Hajeebhoy, Nemat; Horton, Susan; C. Martines, José; G. Piwoz Ellen; M. Richter, Linda; G. Victora, César. "Por que investir e o que será necessário para melhorar as práticas de amamentação?"; Scielo. Disponível em < Acesso em 17 de agosto de Oliveira, Wagner; de Souza, Aline. "Agosto Dourado incentiva sociedade a apoiar o aleitamento materno"; Diário de Pernambuco. Disponível em < Acesso em 17 de agosto de Carvalho Malta, Deborah; Carmen Duarte, Elisabeth; Furquim de Almeida, Márcia; de Salles Dias, Maria Angélica; Limbânio de Morais Neto, Otaliba; de Mora, Leonildo; Ferraz, Walter; de Fátima marinho de Souza, Maria. "Lista de causas de mortes evitáveis por intervenções do Sistema Único de Saúde do Brasil"; Portal da Saúde. Disponível em < Acesso em 17 de agosto de Carvalho, Rodrigo. "Agosto Dourado"; Aleitamento. Disponível em < Acesso em 17 de agosto de da Redação. "Agosto dourado pela amamentação materna é aprovado em Plenário"; Senado Notícias. Disponível em < Acesso em 17 de agosto de Bonfim, Cristiane; Sá, Marcus; Rackel, Helga. "Agosto Dourado: leite materno ajuda no tratamento de crianças com alergias"; Governo do Estado do Ceará. Disponível em < Acesso em 17 de agosto de Portal Brasil. "Brasil é referência mundial em aleitamento materno"; Portal Brasil. Disponível em < Acesso em 17 de agosto de Dorazio, Bia. "Agosto Dourado"; G1. Disponível em < Acesso em 17 de agosto de Pereira, Regina Célia. "Livro ensina o que fazer nos 1000 dias mais importantes do bebê"; Saúde Abril. Disponível em < Acesso em 17 de agosto de 2017.


Carregar ppt "O aleitamento materno no Agosto Dourado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google