A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jéferson barreto 83 99953-8725 jefersonpjr@gmail.com Sistema capitalista Prof. Jéferson barreto 83 99953-8725 jefersonpjr@gmail.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jéferson barreto 83 99953-8725 jefersonpjr@gmail.com Sistema capitalista Prof. Jéferson barreto 83 99953-8725 jefersonpjr@gmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jéferson barreto 83 99953-8725 jefersonpjr@gmail.com
Sistema capitalista Prof. Jéferson barreto

2 Capitali mo Características básicas do Capitalismo:
Propriedade privada dos meios de produção; Liberdade de comércio regido pela “lei da oferta e procura”; Economia de mercado; Sociedade de classes; Aparecimento da “mais valia”; Objetivo: lucro.

3 Capitalismo : progresso ou destruição ?
Etapas do Capitalismo: TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO. CAPITALISMO COMERCIAL. CAPITALISMO INDUSTRIAL. CAPITALISMO FINANCEIRO OU MONOPOLISTA.

4 Capitalismo comercial Capitalismo industrial Capitalismo financeiro
Séc. XV- Séc. XVIII Sé. XIX 1945 Expansão colonial Imperialismo Europeu Descolonização Colônia de exploração Colônias de povoamento Congresso de Berlim Partilha da África e da Ásia Neocolonialismo Neo imperialismo Revolução Industrial Guerras Mundiais

5 TRANSIÇÃO FEUDALISMO/CAPITALISMO
Características gerais: Século XIII - XVI; Mudança campo/cidade; Modo de vida coletivo/individual; Desestruturação do regime feudal na Europa; Renascimento comercial.

6 CAPITALISMO COMERCIAL
Características gerais: Século XV; Estados absolutistas; Expansão ultramarina; Colonização do Novo Mundo; Política Mercantilista: acumulação primitiva de capital; metalismo; busca da balança comercial favorável.

7 CAPITALISMO INDUSTRIAL
Características gerais: Séculos XVIII /XIX; 1a Revolução Industrial (Inglaterra): uso do carvão; máquina a vapor; 2a Revolução Industrial (França, Alemanha, Japão e EUA): Imperialismo Europeu Partilha Colonial Livre concorrência sem interferência do estado (LIBERALISMO).

8 IMPERIALISMO - A Partilha da África
Desde o século XVI, devido ao tráfico de escravos, os europeus já conheciam e exploravam algumas regiões litorâneas da África. Com a expansão do capitalismo industrial, várias expedições foram enviadas ao continente com o objetivo de conhecer melhor riquezas e potencialidades da região. O interesse econômico das grandes potências foi escamoteado com a alegação de que o povo europeu, o homem branco, teria o “dever” de “civilizar” as “culturas inferiores”.

9 CONFERÊNCIA DE BERLIM – 1884/1885
IMPERIALISMO CONFERÊNCIA DE BERLIM – 1884/1885 Em busca de mercados e recursos naturais, as potências européias realizaram em 1885 a Conferência Internacional em Berlim, onde se estabeleceu a partilha da África sem que houvesse conflitos. Essa conferência resultou na divisão da África entre as potências industrializadas da época.

10 IMPERIALISMO Rev. Industrial começa a neo-colonização violenta devido a necessidade de mais mercados e independências americanas. Em foi dividida na “Conferência de Berlin” para início do Plantation, para atender as novas demandas.

11 IMPERIALISMO 1900: cerca de 56,6% da Ásia e 90,4% da África estavam sob controle do colonialismo europeu

12 CAPITALISMO FINANCEIRO
Características gerais: Século XX; Consolidação indústrias/finanças; Economia monopolizada;; Expansão das grandes corporações; Reordenação espacial das indústrias; Reorganização da DIT; Inovações tecnológicas; Especialização da mão-de-obra;

13 CAPITALISMO FINANCEIRO
PERÍODO BIPOLAR PERÍODO MULTIPOLAR Oligopólios Comerciais Globalização. Aldeia Global. Interdependência econômica. Consenso de Washington Disputa tecnológica. Corrida espacial. Busca de aliados. Conflitos regionalizados.

14 PRÁTICAS MONOPOLISTAS
GEOGRAFIA , 3ª Série Origem e Características do Capitalismo PRÁTICAS MONOPOLISTAS Trustes – É o resultado típico do capitalismo, que leva à fusão de empresas de um mesmo setor de atividade que controlam todas as etapas da produção, desde a retirada de matéria-prima da natureza até a distribuição das mercadorias. Cartel – Surge quando empresas visam partilhar entre si, através de acordo, um determinado mercado ou setor da economia, associação entre empresas para uma atuação coordenada, estabelecendo um preço comum, restringindo a livre concorrência. Geralmente elevam o preço em comum. Conglomerados - São corporações resultantes de uma grande ampliação e diversificação dos negócios, visam dominar a oferta de determinados produtos e serviços no mercado. Um dos maiores conglomerados do mundo é o Mitsubishi Group, que fabrica desde alimentos, automóveis, aço, aparelhos de som, televisores, navios, aviões e etc. Holding – dentro de um agrupamento de empresas, uma delas controla outras, suas subsidiárias, através do controle acionário, normalmente centraliza a administração. São consideradas o estágio mais avançado da concentração de capital (8).

15

16 CONSEQUÊNCIAS DO CAPITALISMO
GEOGRAFIA , 3ª Série Origem e Características do Capitalismo CONSEQUÊNCIAS DO CAPITALISMO Desigualdade Social; Consumismo, intensificando a degradação ambiental e a perda de valores morais; Monopólios e cartéis prejudicando os consumidores; Desemprego, etc. Imagem: Autor desconhecido / Public Domain

17 DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
A divisão internacional do trabalho (DIT) é a especialização dos países na produção de determinada mercadoria destinada ao mercado. Atualmente, a DIT se estrutura da seguinte maneira: Estruturação da DIT Países Desenvolvidos Capitais e tecnologia avançada Países Subdesenvolvidos Industrializados Exportadores de produtos manufaturados Após II Guerra Mundial NPIs Não significou o fim da dependência de capital e tecnológica. Países Subdesenvolvidos não Industrializados Produtos agrícolas e matérias-primas

18 CORRENTES ECONÔMICAS MERCANTILISMO
GEOGRAFIA , 3ª Série Origem e Características do Capitalismo CORRENTES ECONÔMICAS MERCANTILISMO Política econômica adotada pelos reis durante toda a Idade Moderna. CARACTERÍSTICAS: Metalismo; Balança comercial favorável; Protecionismo; Monopólio Comercial; Colonialismo. OBJETIVOS: Enriquecer o Estado; Fortalecer o poder real.

19 LIBERALISMO ECONÔMICO
GEOGRAFIA , 3ª Série Origem e Características do Capitalismo LIBERALISMO ECONÔMICO Foi uma doutrina política e econômica que, em suas formulações originais, postulava a limitação do poder estatal em benefício da liberdade individual. O liberalismo converteu-se, desde o final do século XVIII, na ideologia da burguesia em sua luta contra as estruturas que se opunham ao livre jogo das forças econômicas e à participação da sociedade na direção do Estado. Imagem: Cadell and Davies / United States Public Domain Adam Smith

20 GEOGRAFIA , 3ª Série Origem e Características do Capitalismo A burguesia utilizou, em sua luta intelectual contra a nobreza e a igreja, o Iluminismo, que opôs razão à tradição, e o direito natural aos privilégios de classe, e as análises econômicas da escola clássica, cujos principais representantes foram os economistas Adam Smith e David Ricardo; Para Adam Smith, não eram necessárias intervenções na economia, visto que o próprio mercado dispunha de mecanismos próprios para sua regulação: a chamada “mão invisível”. Essa “mão invisível” traria benefícios para toda a sociedade, além de promover a evolução generalizada. Os liberalistas defendem a livre concorrência, a Lei da oferta e da procura.

21 KEYNESIANISMO É a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes. Consiste numa organização político-econômica fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle da economia. Imagem: IMF / Public Domain Atribuiu ao Estado o direito e o dever de conceder benefícios sociais que garantissem à população um padrão mínimo de vida como a criação do salário- mínimo, do salário-desemprego, da redução da jornada de trabalho (que então superava 12 horas diárias) e assistência médica gratuita. Ficou conhecido também como "Estado de Bem-Estar Social”, tendo sido originalmente adotado pelas políticas econômicas inauguradas por Roosevelt com o New Deal, que respaldaram, no início da década de 1930, a intervenção do Estado na Economia com o objetivo de tentar reverter uma depressão e uma crise social que ficou conhecida como a crise de 1929.

22 GEOGRAFIA , 3ª Série Origem e Características do Capitalismo NEOLIBERALISMO Tem seu fundamento no chamado "liberalismo clássico", que vem desde o economista clássico inglês Adam Smith (século XVIII); É um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio, pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Neoliberalismo é um termo que foi usado em duas épocas diferentes com dois significados semelhantes, porém distintos: na primeira metade do século XX significou a doutrina proposta por economistas franceses, alemães e norte-americanos voltada para a adaptação dos princípios do liberalismo clássico às exigências de um Estado regulador e assistencialista.

23 CARACTERÍSTICAS DO NEOLIBERALISMO
GEOGRAFIA , 3ª Série Origem e Características do Capitalismo CARACTERÍSTICAS DO NEOLIBERALISMO Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; Política de privatização de empresas estatais; Abertura da economia para a entrada de multinacionais; Adoção de medidas contra o protecionismo econômico; Desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas; Aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico.


Carregar ppt "Prof. Jéferson barreto 83 99953-8725 jefersonpjr@gmail.com Sistema capitalista Prof. Jéferson barreto 83 99953-8725 jefersonpjr@gmail.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google