A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Convênio “Apoio ao Plano de Desenvolvimento de APLs para o setor de Petróleo, Gás e Naval” - Novembro/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Convênio “Apoio ao Plano de Desenvolvimento de APLs para o setor de Petróleo, Gás e Naval” - Novembro/2014."— Transcrição da apresentação:

1 Convênio “Apoio ao Plano de Desenvolvimento de APLs para o setor de Petróleo, Gás e Naval” - Novembro/2014

2 Histórico : Rede de Melhoria da Gestão para o Desenvolvimento da Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras : Alinhamento com os objetivos do Plano Brasil Maior 2012: Convênio celebrado entre MDIC e ABDI para o setor de P, G & N que está apoiando 12 empresas (BA, MG, PE e RS) 2012: Memorando de Entendimento PETROBRAS – ABDI – MDIC 2013: Projeto IND P&G 75

3 Alinhamento PBM Aumentar Qualificação de RH Ampliar o Investimento e a Capacidade de Gestão Ampliar a participação de bens e serviços de empresas nacionais para P&G e Naval Diversificar as exportações e promover a internacionaliza-ção das empresas brasileiras Posicionar a indústria nacional na cadeia de valor global de P&G e Naval de forma competitiva e sustentável Promover a Inovação, incentivando a cooperação e o desenvolvimento tecnológico Incentivar polos produtivos e tecnológicos e a formação de empresas âncoras da Cadeia de Fornecedores de P&G e Naval

4 Objetivo ampliação, a preços competitivos, da capacidade de oferta da indústria nacional frente às demandas da cadeia global de petróleo, gás e naval, por meio da estruturação da governança de APLs (arranjos produtivos locais), do desenvolvimento de fornecedores e do apoio à formulação de projetos estruturantes decorrentes das discussões a serem realizadas com representantes dos governos estaduais e municipais, da indústria e das instituições técnico-científicas. Duração: 24 meses

5 Ação 1 Atividades Descrição
Prestar consultoria para estruturação da governança dos 5 APLs Atividades Descrição Prestar consultoria para estruturação da governança local e as necessidades específicas de cada APL Atividades relacionadas à animação e organização de todas as ações, visando o envolvimento e o comprometimento das entidades no projeto. Atividades relacionadas à gestão e o monitoramento poderão ocorrer por meio da contratação de consultoria e especialistas, da realização de reuniões, seminários técnicos e para a realização de missões de benchmarking.

6 Ação 2 Desenvolver fornecedores de porte médio e médio-grande
Atividades Descrição Selecionar as dezoito (18) empresas do projeto Escolha das empresas com perfil adequado aos critérios de seleção obrigatórios e classificatórios que serão definidos por cada comitê gestor nos APL. Executar a metodologia do projeto para as dezoito (18) empresas selecionadas A metodologia em utilização pelo projeto piloto MDIC+ABDI abrange atividades de coaching e mentoring com a alta administração das empresas em termos de estratégias de mercado, modernização, expansão industrial, criação de novas linhas de negócios, gestão da inovação, financiamento e desenvolvimento da rede de fornecedores de cada empresa. Entregar Plano de Negócios para cada empresa selecionada Plano de Negócios customizado para cada empresa, contendo: resumo executivo do plano de negócios; análise de mercado; oportunidades de mercado identificadas; descrição da ampliação do novo negócio/expansão; análise de viabilidade técnica-econômica da implantação do novo negócio; análise de viabilidade financeira do projeto; plano de marketing e de vendas; cronograma da implantação das soluções propostas.

7 Ação 3 Apoio aos projetos estruturantes nos APLs, envolvendo a cooperação entre empresas e instituições científicas e tecnológicas Atividades Descrição Identificar a oferta de infraestrutura e de serviços técnico-científicos das ICT locais. Consiste no levantamento de toda a infraestrutura e serviços técnico- científicos atuais e previstos das ICT voltadas para atender demandas da cadeia de petróleo, gás e naval de cada APL. Identificar as demandas tecnológicas das empresas nos APLs selecionados. Consiste no levantamento de todas as demandas tecnológicas atuais e futuras das empresas fornecedoras da cadeia de petróleo, gás e naval de cada APL. Promover a cooperação tecnológica entre as empresas e as ICT locais. Realização de encontros técnicos entre ICT e empresas do APL para apresentação dos resultados do mapeamento do potencial técnico- científico e demandas tecnológicas empresariais, promover a discussão quanto aos resultados e dar encaminhamento para eventuais acordos de cooperação entre ICT e empresas. Elaborar projetos estruturantes para os APL Atividades relacionadas à elaboração de projetos estruturantes de interesse do APL discutidos com a governança e o grupo gestor, envolvendo desde aspectos de natureza legal, institucional, técnico- econômico, captação de recursos etc.

8 Exemplos de Projetos Estruturantes
Suape e Entorno Projeto Descrição Mapeamento do potencial tecnológico das empresas da região do APL O mapeamento contemplará: i) mapeamento das empresas metal-mecânicas por município, por especialização, capacidade produtiva, número de empregados, etc. ii) identificação de complementariedades, redundâncias e sinergias. iii) desenvolvimento do planejamento estratégico da cadeia em PE e iv) benchmarking de modelos de governança de cadeias e definição da governança Elaboração de um Book Tecnológico do estado Levantamento de toda a infraestrutura e serviços técnico- científicos atuais e previstos das ICT voltadas para atender demandas da cadeia de petróleo, gás e naval do estado de Pernambuco apoiando à promoção e a cooperação entre universidades e empresas

9 Exemplos de Projetos Estruturantes
Vale do Aço Projeto Descrição Estudo para o reordenamento do espaço industrial da região Levantamento das áreas existentes e com possibilidade de transformação em distritos industrias que facilitem a instalação de empresas, bem como o levantamento da infraestrutura necessária. Criação de um Centro de Excelência em Engenharia Estudo do modelo conceitual de um Centro de Excelência em Engenharia na região do Vale do Aço em Minas Gerais. O estudo contemplará: i) levantamento das demandas de serviços de engenharia pelas empresas locais; ii) levantamento das exigências, em relação à capacidade de engenharia das empresas fornecedoras, na visão de empresas demandantes; iii) benchmarkings nacionais e internacionais; iv) elaboração de um modelo conceitual de um Centro de Excelência em Engenharia de acordo com as especificidades levantadas e v) proposição de diretrizes e estratégias para um modelo de negócio autossustentável do Centro de Excelência em Engenharia.

10 Exemplos de Projetos Estruturantes
Maragogipe e Entorno Mapear as demandas por bens e serviços das grandes empresas do APL. Mapear as empresas instaladas na região do APL. Elaborar uma matriz demanda x oferta para identificar os gaps de fornecimento existentes na região. Criar uma identidade para o APL (vocação produtiva). Fomentar a criação do Fórum de Municípios do APL. Propor incentivos fiscais e financeiros para melhorar o ambiente de negócios na região. Diagnosticar as empresas instaladas na região do APL para conhecer o seu nível de maturidade empresarial. Criar um Grupo de Trabalho composto pelos Governos Federal, Estadual e Municipal e membros da Governança para discutir estratégias de melhoria da infraestrutura logística na região do APL.

11 Exemplos de Projetos Estruturantes
APL Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno A ser priorizado.

12 Muito Obrigado! Jorge Luís Ferreira Boeira
Coordenador – Área de Energia


Carregar ppt "Convênio “Apoio ao Plano de Desenvolvimento de APLs para o setor de Petróleo, Gás e Naval” - Novembro/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google