A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contato: e-mail ou celular Nome do formador Cargo na SSVP Conferência Contato: e-mail ou celular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contato: e-mail ou celular Nome do formador Cargo na SSVP Conferência Contato: e-mail ou celular."— Transcrição da apresentação:

1 Contato: e-mail ou celular
Nome do formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou celular

2 Mudanças de estruturas
Material elaborado por: Cfd. Washington/CC São José de Londrina Tel: (43)

3 Mudanças de estruturas, afinal, que é ?
São estratégias para ajudar os pobres a saírem da pobreza. Parceria da FV. (Livro Sementes de Esperança )

4 Como deve acontecer: Ad intra: para dentro: Mudanças dentro de nós mesmos. Mudanças dentro de nossa Instituição ou nossas unidades. Mudança na forma de trabalhar. Ad extra: para fora Mudança nas estruturas sociais: - enfrentamento das realidades de injustiça; - mobilização social; - promoção dos pobres...

5 E a partir daí, na vida dos pobres assistidos por nós.
Conselho Metropolitano de Curitiba A mudança de estruturas precisa acontecer nas nossas conferências; a mudança precisa acontecer primeiro no coração e na ação dos confrades e consócias. E a partir daí, na vida dos pobres assistidos por nós.

6 As novas formas de pobrezas:
dependência química; maus tratos; abusos; prostituição; analfabetismo; doenças (corpo e da alma) subemprego; desprezo; abandono; - falta de água; - falta de amor...

7 . uso de drogas; . alcoolismo (assumido ou velado); . violência doméstica (contra a mulher, contra crianças...); . abuso sexual; . prostituição infantil; . falta de postos de saúde; . falta de alimentação; . falta de mesa para comer; . doença crônica não tratada; . doença terminal; . invalidez permanente de crianças e adultos; . gravidez prematura;

8 . casal dormindo junto com crianças; . crianças fora da escola;
. residências insalubres; . bairro insalubre; . casal dormindo junto com crianças; . crianças fora da escola; . novas formas de famílias (mesma mãe: vários filhos de vários pais; ); . cultura machista de procriação (1 filho por ano); . aliciamento de menores; . trabalho escravo ou sub-humano; . criminosos na família; . controle de tráfico na região (“aviõezinhos”).

9 Podemos mudar este quadro!

10 “Agir contra” a destruição dos pobres:
Conselho Metropolitano de Curitiba Que fazer... “Agir contra” a destruição dos pobres: eles enfrentam uma grande luta para a sobrevivência; sua vida é rodeada de constantes ameaças. 2. “Destruindo os mecanismos” geradores de pobreza: estar do lado dos pobres; criar estratégias para ajudá-los a saírem da pobreza.

11 - Levarmos aos pobres conhecimentos sobre a cidadania, a saber:
Conselho Metropolitano de Curitiba Termos consciência de que somos educadores. Sermos agentes de mudanças de estruturas, pela Palavra de Deus e pelo testemunho. - Levarmos aos pobres conhecimentos sobre a cidadania, a saber: . noções de direitos trabalhistas... . orientação sobre nutrição... . orientação sobre empregabilidade...

12 Conselho Metropolitano de Curitiba
“A Sociedade procura não só aliviar a miséria, mas também identificar as estruturas injustas que são a sua causa. “Os vicentinos empenham-se em identificar as causas de pobreza e em contribuir para a sua eliminação. Em todas as suas ações de caridade, deve haver uma busca e luta pela justiça, tendo em conta as exigências da caridade”.

13 Mudar as estruturas é: fazer o que Cristo fez; mudar a história da humanidade; libertar os cativos; estar presente; caminhar juntos; servir por amor e com amor; servir o pão que mata fome e servir o pão da salvação, da libertação, da promoção e da mudança de vida.

14 O mundo precisa de você

15 Qual seria o ponto de partida para iniciar esse processo de mudanças?
Conselho Metropolitano de Curitiba A mudança de estrutura inclui um processo de transformação radical em nossas vidas e na vida dos pobres; Qual seria o ponto de partida para iniciar esse processo de mudanças?

16 Conselho Metropolitano de Curitiba
Que podemos fazer a partir de agora para transformar as estruturas de pobreza que mata o pobre em estruturas de libertação e salvação? Em nosso papel de formadores vicentinos, que estratégias vamos montar para fazer a mudança interna e externa em nossas unidades vicentinas?

17 É preciso descer o pobre da cruz! É preciso trazê-lo de volta à vida!
Conselho Metropolitano de Curitiba O tempo de mudanças urge; é preciso abraçar o legado de Vicente de Paulo, de Ozanam e de tantos outros da Família Vicentina. É preciso abraçar a causa de Jesus Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância.” É preciso descer o pobre da cruz! É preciso trazê-lo de volta à vida!

18 Concluindo: “Só a caridade em si não basta. Cura as feridas mas não acaba com os golpes que as causam... Caridade é o samaritano que derrama azeite nas feridas do viajante que foi atacado. O papel da justiça é impedir os ataques.” (São Vicente de Paulo) O papel do vicentino é trazer o pobre de volta à vida.

19 ".Que queres que eu te faça?”

20


Carregar ppt "Contato: e-mail ou celular Nome do formador Cargo na SSVP Conferência Contato: e-mail ou celular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google