A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Música V CMU 244 Módulo III

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Música V CMU 244 Módulo III"— Transcrição da apresentação:

1 História da Música V CMU 244 Módulo III
Sinfonias e Concertos pré-clássicos Prof. Diósnio Machado Neto

2 Os primórdios da sinfonia
Sinfonia no Barroco O termo designava geralmente a Abertura Italiana (ou napolitana) em três andamentos (Allegro-Lento-Allegro) Alessandro Scarlatti, a partir de 1697, configura esse gênero. Abandona gradativamente o estilo de imitação. Fixa um padrão orquestral, com um grupo de cordas que varia de três a cinco partes, em conjunção com sopros, esses na função de reforçar os acordes. Vivaldi e seus concertos a quatro ou concerto ripieno Batizadas também de sinfonia, tem total semelhança com as sinfonies de suas óperas. Essas obras aparecem a partir de 1715, e muitos consideram o germe da sinfonia clássica. Construção tripartite (A-L-A) Consolida uma divisão das cordas em quatro partes (Vl I e II, Vo e baixos-Vc e Cb) Albinoni e a Sinfonie a 4, ca.1735. Primeiro compositor a inserir, entre o movimento lento e o rápido final, um minueto

3 Sammartini O nuevo estilo Giovanni Battista Sammartini (1700-75)
Como na ópera, a sinfonia italiana aderiu a uma música mais com predileção pela linha melódica, abandonando o contraponto exuberante. Giovanni Battista Sammartini ( ) As sinfonias de Sammartini alcançam grande aceitação Foram publicadas a partir de 1742 Uso de frases bastante “cantabiles” Os temas freqüentemente são construídos em cima de tríades, com alguns contrastes, apresentado em diferentes tonalidades No entanto, as sinfonias de Sammartini ainda possuem baixo contínuo. Monotematismo Sinfonia em Ré maior (Apel, nº283, vol2) Construção monotemática ternária AA’(tema na dominante)A(reexposição na tônica). Típica estrutura, derivada da ária da capo, do primeiro movimento de sonata da primeira metade do século XVIII Scarlatti, Vivaldi, Leclair Exposição do tema – desenvolvimento com eventuais divertimentos – tema modulado – retorno do tema à tônica Essa forma foi muito utilizado nos movimentos lentos, inclusive por Chopin.

4 Sinfonia em Ré M – 1ºmov. Tema Reexposição na tônica
Desenvolvimento com modulação Tema na dominante

5 O desenvolvimento da sinfonia, antes de Haydn
O desenvolvimento da linguagem de Sammartini 1724 – 1739 Enlace de elementos barrocos e galantes 1740 – 1758 Estilo pré-clássico 1759 – 1774 Estilo clássico Outros compositores de sinfonias no estilo de Sammartini Rinaldo di Capua; Baldassare Galuppi e Niccolò Jommelli Johann Christian Bach escreveu mais de 60 sinfonias no estilo italiano, porém seus primeiros movimentos possuem temas contrastantes

6 O estilo vienense Viena torna-se um importante centro de concertos
Compositores que precedem a era de ouro Wagenseil, Mathias Georg Monn e Carlos de Ordóñez Exploração de massas orquestrais Evita-se o estilo de “ária” Uso de motivos curtos Monn introduz um quarto movimento, o minueto Ordóñez inicia a sinfonia com um movimento lento, tal qual Haydn Sinfonia de 1756

7 A “Escola” de Mannheim A capela da corte do Príncipe Eleitor do Palatinado Karl Theodoro Em 1720, a corte do Príncipe Eleitor instala-se em Mannheim, vinda de Heidelberg, ambas na região de Badem-Württemberg Sua orquestra alcançou fama internacional Johann Stamitz ( ) Nasceu na Alemanha , mas foi educado em Praga Considerado o fundador dessa escola. Seu Tri para Orquestra Op.1e sua Sinfonias à 4 vozes abrem novas perspectivas no tratamento da música instrumental sinfônica. Principalmente no que diz respeito ao tratamento independente dos instrumentos de sopros. As inovações de Stamitz O uso de novos efeitos Temas em tríades ascendentes rápidas e precisão no uso da dinâmica e articulação. Uma grande evolução foi o crescendo usado nas sinfonias desse grupo. Como diz Rosen "A transição dinâmica é um corolário lógico e até necessário de um estilo que se inicia com o fraseio articulado e da pé a métodos de transição rítmico de um tipo de textura a outro“ Outra importante contribuição foi usar movimentos com dois temas, sendo o segundo mais lírico. A concepção de textura como material melódico Grande impacto na escrita de concerto Emprego de uma forma sonata embrionária Tema A (tônica)--Tema B (Dom.): A (Dom)-A(Tônica)-B (tônica)

8 Outros compositores 1ª geração 2ª geração (1760-78) Franz Richter
Os filhos de Stamitz: Anton e Karl Franz Beck Christian Cannabich

9 A música de Mannheim Características da música
A melodia como elemento central da articulação formal Elimina-se o baixo contínuo Ordenação dos compassos em números pares Influêmcia da música de dança Variação da estrutura temática Abundância de motivos musicais no 1º movimento. Contrastes temáticos em lugar do afeto barroco Mannheimer Manieren – efeitos como crescendo de forma sincronizada. Alternância entre f/p em um pequeno espaço (dramatismo) “Sentimento” – dois temas opostos Além desse importante efeito, os compositores dessa escola usam outros elementos típicos do “estilo expressivo” como: acordes interrompidos, trémolos, motivos de suspiros e pausas repentinas Minueto no 3º movimento da sinfonia Claridade formal Dança como a expressão natural do homemem movimento

10 París Principal centro de edição e execução de música instrumental
Centro de convergência de compositores Stamitz, Gluck, entre outros Os primeiros sinfonistas François Martin e Charles-Henri Blainville O impacto de Stamitz Sente-se principalmente na obra de Françoise-Joseph Gossec Iniciou a carreira como um representante da música do Antigo Regime 1756, sinfonias no estilo italiano (três movimentos) 1758, inicia uma série de sinfonias no estilo de Mannheim Tornou-se sinônimo da música revolucionária Grandes cantatas


Carregar ppt "História da Música V CMU 244 Módulo III"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google