A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Música V CMU 244 Módulo II O estilo Pré-Clássico Prof. Diósnio Machado Neto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Música V CMU 244 Módulo II O estilo Pré-Clássico Prof. Diósnio Machado Neto."— Transcrição da apresentação:

1 História da Música V CMU 244 Módulo II O estilo Pré-Clássico Prof. Diósnio Machado Neto

2 Termo ‘clássico” Música clássica x arte neo-clássica –A Arte usou uma conexão que procurava emular à Antiguidade Grega com os padrões de balanço, proporção, clareza, moderação e serenidade –O uso do termo “clássico”, porém, não é completamente paralelo entre as artes Com certeza não foi o conhecimento da música do período clássico grego que estimulou os compositores, mas sim os artistas plásticos. –É inegável que o classicismo musical parece compartilhar com alguns desses pressupostos das artes plásticas. Universalidade. Não existem traços nacionais. –Apesar que a Escola Vienense pode ser considerada como um protótipo. Equilíbrio (material contrastante), ordem, claridade formal (ao invés da Doutrina dos Afetos de princípios não contrastantes; e a posterior influência romântica - inclinação para acentuar conflitos dramáticos e clímax acima de tudo)

3 Jacques-Louis David

4 Transição do Barroco para o Clássico: os estilos pré-clássicos Estilo –Os historiadores preferem denominar a fase entre o barroco e o clássico não como um período, mas como um momento de transição onde os elementos estruturais não se definiam claramente. Nesse sentido falam de um Estilo e não de um período. –Estilos altamente contrastantes coexistem lado a lado dentro da mesma região. Desde a morte de Haendel até 1775 não surgiu nenhum compositor que conseguisse criar um estilo próprio e dominasse todos os elementos musicais. O estilo galante francês –Em 1730, esse estilo “inaugura” as novas correntes musicais É uma maneira de compor que opõem ao estilo erudito do barroco e seu rigoroso contraponto –Existe um claro deslocamento da vida cultural das igrejas e palácios para as salas e cafés burgueses. O processo culmina com o estabelecimento dos concertos públicos. –As primeiras manifestações surgem na música para teclado de Couperin, Scarlatti e Telemann »Está associado também às óperas-ballet do período da regência na França, principalmente através de André Campra –Caracteriza-se pela graça ornamental do seu melodismo; abundancia de pequenas frases com muitas repetições Estilo sentimental –Estilo difundido principalmente na Alemanha –Caracteriza-se pela negação do afeto dicionarizado barroco pela expressão do sentimento individual –Expressivo melodismo elimina a decorativa ornamentação do galante francês –Seu maior representante é C. Ph. E. Bach O período pré-clássico é também chamado por rococó –Termo usado pela conexão com o estilo arquitetônico que se baseava na leveza da ornamentação. A primeira manifestação do rococó ocorre pelas mão do arquiteto francês Pierre Lepautre (1648 – 1716), em Versaille O termo mais tarde se expande para a pintura: Wateau, Fragounard, etc O estilo é favorecido pela corte francesa após a morte de Luis XIV (1715)

5 Galante italiano: nuevo tono da ópera bufa A simplicidade musical da ópera bufa é vista como a própria manifestação do Rococó. –A causa da simplicidade musical se apóia na forte caracterização dos personagens –Melodias mais curtas e mais simples em estrutura que na ópera seria –Extensão vocal mais modesta; demandas técnicas limitadas –Papéis freqüentemente cantados por atores cômicos com pouca qualificação musical Voz de baixo acrescentou ao conjunto - La Serva Padrona de Pergolesi (1733) –Linhas melódicas inclinam-se freqüentemente para a balada popular ou ária popular –Acompanhamento leve; nenhuma competição para cantor La Serva Padrona de Pergolesi (1733) –É o exemplo mais famoso das primeiras óperas bufas Extremamente popular; relativamente simples e melodioso; informal, enredo jocoso; distante da pompa dos enredos das óperas sérias Temas sobre a vida diária 9histórias com criados, barbeiros, etc) –A commedia dell’arte desempenha um importante papel »Os personagens são arquétipos, sempre interpretados com as mesmas feições e trajes. Entre eles se encontram Pulcinella, Arlecchino, Pantaleone e Brigheta, Isabella, Colombinna, Dottore, etc. O libretista deveria obedecer, baseado no elenco do teatro, uma combinação determinada de personagens –Inclusive o número e tipo de ária era apontado com anterioridade –Geralmente a ópera bufa era representada com no máximo sete personagens, em tesitura natural, sem castrati. O estilo característico das árias da ópera bufa influenciará diretamente outros gêneros, como a música instrumental.


Carregar ppt "História da Música V CMU 244 Módulo II O estilo Pré-Clássico Prof. Diósnio Machado Neto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google