A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos de climatologia, climas no Brasil e no mundo e fenômenos climáticos
Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara

2

3

4

5 Camadas da atmosfera

6

7 Composição da atmosfera
gases poeira cinza material orgânico sal fumaça

8 Fatores do clima São características que determinam o clima. A conjugação dos diferentes fatores são responsável pelo comportamento da temperatura, umidade e da pressão atmosférica, que são os elementos climáticos do local.

9 Latitude LATITUDE: Quanto mais afastado do equador, menores as temperaturas médias anuais. É o principal fator de diferenciação das zonas climáticas. Decorre da incidência de raios solares sobre a Terra.

10

11 Quanto maior a altitude, menor a
temperatura média do ar

12 Altitude e pressão atmosférica

13

14

15

16

17

18 Albedo Os raios solares penetram na atmosfera e são refletidos. O índice de reflexão de uma superfície é o albedo e varia de acordo com a cor da superfície.

19 Continentalidade e Maritimidade
Longe do oceano, ocorre um rápido aquecimento e resfriamento da superfície e menor precipitação e umidade do ar. Ar mais seco e amplitude térmica acentuada.

20 Mares e oceanos: correntes marítimas
Oceanos regulam a umidade e o clima, fornecem água para a troposfera , interagem com massas de ar. Extensas porções de água que se deslocam pelo oceano movimentadas pela ação dos ventos e pela rotação da Terra.

21 Vegetação influencia diretamente a absorção e a irradiação de calor, além da umidade do ar.

22 Relevo Relevo: influi na temperatura e na umidade, ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar: posição, declividade, orientação e altitude.

23 Atividades humanas

24 Circulação atmosférica
Esquema da circulação atmosférica

25

26 Massas de ar Massas de ar
são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade e se deslocam pela atmosfera. Oceânicas – úmidas; Continentais – secas; Tropicais e equatoriais – quentes; Temperadas e polares – frias;

27 Os três principais elementos climáticos são:
Elementos do clima Os três principais elementos climáticos são: Temperatura – é a intensidade de calor existente na atmosfera; Umidade – é a quantidade de vapor de água presente na atmosfera num determinado momento (resultado da evaporação e da evapotranspiração); Pressão atmosférica – é o peso que o ar exerce à superfície da Terra. Quanto maior a temperatura menor a pressão, e vice-versa.

28 Manifestam-se por

29 Água na atmosfera O vapor de água na atmosfera: Orvalho Geada Nevoeiro
Chuva Neve

30 Orvalho

31 Geada

32 Nevoeiro e neblina nuvem muito baixa que em contato com o solo formam gotículas de água. Neblina observa-se além de um quilometro. Nevoeiro menos.

33 Chuva

34 Nuvens

35

36 Neve

37

38 Chuva de origem térmica ou convectiva

39 Chuva de origem orográfica

40 Chuva de origem frontal

41

42

43

44 Estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar.
Clima e tempo TEMPO Estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar. CLIMA Comportamento do tempo em um determinado lugar durante um período suficientemente longo (30 anos de estudos).

45 Tipos de clima A combinação dos fatores climáticos na superfície terrestre configuram os vários tipos de clima. Temperado e frio Polar ou glacial Semi-árido Mediterrâneo CLIMAS Árido ou desértico Tropical Subtropical Equatorial

46

47 Tipos de clima POLAR (GLACIAL)
Latitudes elevadas, próximas aos círculos polares. Devido a inclinação terrestre, há grande variação na duração do dia e da noite. Grande variação na quantidade de radiação absorvida ao longo do ano. Baixas temperaturas o ano inteiro (atinge no máximo 10°C no verão).

48 Tipos de clima TEMPERADO E FRIO MEDITERRÂNEO
Variações de temperatura diária e anual são bastante acentuadas por causa da influência da continentalidade e os índices pluviométricos menores. MEDITERRÂNEO Verões quentes e secos. Invernos amenos e chuvosos.

49 Tipos de clima TROPICAL
Grande variação no comportamento de temperaturas e chuvas. Pode ser dividido em 6 modalidades (superúmido, úmido, subúmido, semi-árido, árido e hiperárido). As áreas consideradas tropicais apresentam duas estações bem definidas – inverno ameno e seco – verão quente e chuvoso. As demais áreas aparecem como equatorial, semi-árido e desértico.

50 Tipos de clima EQUATORIAL
Ocorre na zona climática mais quente do planeta. Temperaturas elevadas (médias mensais em torno de 25°C). Pequena amplitude térmica anual. As variações de duração entre o dia e a noite e de inclinação de incidência dos raios solares são mínimas.

51 Tipos de clima SUBTROPICAL Ocorre em regiões em médias latitudes.
Chuvas abundantes e bem distribuídas. Verões quentes. Invernos frios. Significativa amplitude térmica.

52 Tipos de clima ÁRIDO (ou DESÉRTICO)
Elevada amplitude térmica diária e sazonal. Índices pluviométricos inferiores a 250 mm/ano. SEMI-ÁRIDO Clima de transição. Chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano. Ocorre tanto em regiões tropicais, quanto em zonas temperadas.

53 Clima no Brasil Por possuir 92% do território na zona intertropical do planeta, grande extensão no sentido norte-sul e litoral com forte influência das massas de ar oceânicas, o Brasil apresenta predominância de climas quentes e úmidos. Em apenas 8% do território, ao sul do Trópico de Capricórnio, ocorre o clima subtropical, que apresenta maior variação térmica e certo delineamento das estações do ano.

54 Clima no Brasil

55

56 Fenômenos climáticos e a interferência humana
A Terra vem sofrendo mudanças climáticas. As alterações do clima são agravadas pelo lançamento de gases e partículas poluidoras na atmosfera e pela exploração inadequada dos recursos naturais.

57 Poluição atmosférica Provocada por fontes de poluição: Estacionárias: indústrias, usinas termoelétricas e incineradores Móveis: carros, caminhões e ônibus Esporádicas: incêndios diversos

58 Queimadas

59

60 Efeito Estufa e o aquecimento global
Mantém o equilíbrio térmico do planeta e a sobrevivência das espécies. O efeito estufa é um fenômeno natural fundamental para a vida na Terra. Consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre nas partículas em suspensão na atmosfera.

61

62 Atmosfera A atmosfera absorve radiação: rios x, gama e ultravioleta. O ozônio absorve e garante o calor.

63 Efeito Estufa e o aquecimento global
O crescente despejo de alguns gases que têm capacidade de absorver calor, como o metano, os clorofluorcarbonetos (CFCs) e, principalmente, o dióxido de carbono, faz com que a atmosfera retenha mais calor do que deveria em seu estado natural.

64

65

66 Redução da camada de ozônio

67 Ilhas de calor Elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com as áreas rurais. As variações térmicas entre elas podem chegar até 7 ° C.

68

69 Chuvas ácidas Chuva resultante da elevação anormal dos níveis de acidez da atmosfera, em consequência do lançamento de poluentes produzidos sobretudo por atividades urbano-industriais.

70 Inversão térmica Inversão térmica: O Ar frio se concentra abaixo da camada de ar quente. Concentração de toneladas de poluentes.

71

72 El Niño Fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais nas porções centrais e leste do Oceano Pacífico na costa peruana. É uma anomalia térmica que atinge proporções elevada (1° C) e muito elevada (4°C a 6°C) acima da média.

73 El Niño Provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da terra
Morte de aves Incêndio na vegetação Trombas d água Ciclones Redução pesca Secas extremas inundações

74

75

76 Explicações Quatro teses: Oceanógrafos Meteorologistas Geólogos
Astrônomos

77 La niña Resfriamento atípico e significativo das águas do pacífico, com considerável impacto nas atividades humanas.

78 Referências LOREGIAN, Miriam. Clima. Eslaides. Instituto Federal de Santa Catarina Disponível em: Acesso em: 1 set 2015. Disponível em: Acesso em: 1 set 2015. Disponível em: Acesso em: 1 set 2015. Disponível em: Acesso em: 1 set 2015.


Carregar ppt "Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google