A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Giovana Uggioni Silveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Giovana Uggioni Silveira"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Giovana Uggioni Silveira
PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira

2 PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO;
VERBO INTRANSITIVO.

3 VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Indica estado;
Liga uma característica do sujeito (predicativo do sujeito) ao sujeito; SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, ANDAR, ACHAR-SE, ENCONTRAR-SE, VIRAR, VIVER, PARECER, FAZER-SE, TORNAR-SE.

4 VERBO DE LIGAÇÃO Pedro está alegre. Pedro vive alegre.
Pedro anda alegre. Pedro permanece alegre.

5 VERBO INTRANSITIVO (VI)
Apresenta ideia completa da ação; portanto, não pede complemento; Podem-se acrescentar informações que indiquem tempo, lugar, modo, etc. (Adjuntos adverbiais)

6 VERBO INTRANSITIVO O avião caiu sobre as casas da periferia.
O avião caiu lentamente. O avião caiu no mês passado.

7 VERBO TRANSITIVO Apresenta ideia incompleta da ação, ou seja, pede complemento verbal; Pode-se ser: direto, indireto ou direto e indireto.

8 VERBO TRANSITIVO DIRETO (VTD)
O complemento vem ligado diretamente ao verbo; Complemento verbal: Objeto direto (OD), Objeto direto preposicionado, objeto direto pleonástico; Pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, nos, vos, os, as).

9 VERBO TRANSITIVO DIRETO (VTD)
Os alunos leram os livros. Ouvimos nossa música favorita hoje. Amo você. As crianças esperavam os pais. Maria vendia doces.

10 VERBO TRANSITIVO DIRETO (VTD)
Amo a Deus. Vamos louvar a Deus com toda nossa alma. Beijou-lhe a face. (Beijou sua face) Esse enigma, eu o passo a ti, pobre leitor.

11 A canoa virou. João virou a cadeira. Para salvar o filho, a mãe virou uma onça.

12 VERBO TRANSITIVO INDIRETO (VTI)
O complemento vem ligado indiretamente ao verbo – preposição; Complemento verbal: Objeto indireto (OI); Pronomes oblíquos átonos (me, te, se, lhe, nos, vos, lhes) e tônicos.

13 VERBO TRANSITIVO INDIRETO (VTI)
Eu acredito em você! A empresa precisa de mim. O diretor concordou com as propostas. O estudante obedeceu às regras.

14 VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO (VTDI)
O verbo pede dois complementos: objeto direto (OD) e objeto indireto (OI). Pronomes oblíquos átonos e tônicos.

15 VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO (VTDI)
Pedro deu uma flor à Maria. Pedro deu uma flor a mim. Agradeço   aos ouvintes        a audiência. Paguei     o débito       ao cobrador.

16 PREDICATIVO DO OBJETO É o termo da oração que complementa e caracteriza, principalmente, o objeto direto, atribuindo-lhe uma qualidade.  O predicativo do objeto aparece apenas em predicados verbo-nominais.

17 PREDICATIVO DO OBJETO Nós consideramos esta funcionária dispensável.
Ontem vi minha vizinha muito preocupada. Eu chamei-lhe de falsa. Ele a viu sorridente. A direção elegeu-o presidente.

18 (EEAR - 2015) Assinale a alternativa em que o verbo passar é transitivo direto e indireto.
a) “Passarão as profecias, também todas as línguas; a ciência um dia acabará.” b) “Embora passassem privações no corpo, as almas dos homens enchiam-se da esperança de vislumbrar a nova pátria.” c) “A Eletropaulo adverte: jogar tênis velhos nos fios dos postes pode causar curto-circuito e passar chulé para a rede elétrica.” (texto de grafitagem) d) “E a garota ficava a imaginar a fada, que passava pelo buraco da fechadura, magicamente, num cortejo de luzinhas, tomando forma e levando seu pequenino dente para sempre.”

19 (EEAR - 2015) Assinale a alternativa em que o verbo passar é transitivo direto e indireto.
a) “Passarão as profecias, também todas as línguas; a ciência um dia acabará.” b) “Embora passassem privações no corpo, as almas dos homens enchiam-se da esperança de vislumbrar a nova pátria.” c) “A Eletropaulo adverte: jogar tênis velhos nos fios dos postes pode causar curto-circuito e passar chulé para a rede elétrica.” (texto de grafitagem) d) “E a garota ficava a imaginar a fada, que passava pelo buraco da fechadura, magicamente, num cortejo de luzinhas, tomando forma e levando seu pequenino dente para sempre.”

20 Na afirmação abaixo, de Padre Vieira,
“O trigo não picou os espinhos, antes os espinhos o picaram a ele... Cuidais que o sermão vos picou a vós” o substantivo “espinhos” tem, respectivamente, função sintática de,    a)objeto direto/objeto direto.    b)sujeito/objeto direto.    c)objeto direto/sujeito.    d)objeto direto/objeto indireto.    e)sujeito/objeto indireto.  

21 Na afirmação abaixo, de Padre Vieira,
“O trigo não picou os espinhos, antes os espinhos o picaram a ele... Cuidais que o sermão vos picou a vós” o substantivo “espinhos” tem, respectivamente, função sintática de,    a)objeto direto/objeto direto.    b)sujeito/objeto direto.    c)objeto direto/sujeito.    d)objeto direto/objeto indireto.    e)sujeito/objeto indireto.  

22 No trecho: "Se eu convencesse Madalena de que ela não tem razão
No trecho: "Se eu convencesse Madalena de que ela não tem razão... Se lhe explicasse que é necessário vivermos em paz..." os verbos destacados são, respectivamente: a) VTD, VTI, VTD, VTI b) VTDI, VTD, VTDI, VI c) VTI, VTD, VTD, VI d) VTDI, VTD, VI, VTI e) VTD, VTD, VI, VI

23 No trecho: "Se eu convencesse Madalena de que ela não tem razão
No trecho: "Se eu convencesse Madalena de que ela não tem razão... Se lhe explicasse que é necessário vivermos em paz..." os verbos destacados são, respectivamente: a) VTD, VTI, VTD, VTI b) VTDI, VTD, VTDI, VI c) VTI, VTD, VTD, VI d) VTDI, VTD, VI, VTI e) VTD, VTD, VI, VI

24 OBJETIVA 2017 - Assinalar a alternativa em que o sublinhado é um objeto direto:
Experiências são um ponto de inflexão. Essa é uma filosofia que permeia as pessoas que convivem com quem reclama demais. Atualmente a inovação tecnológica explora de forma limpa o ciclo de vida dos produtos de madeira. Como permitir que as horas passem de forma mais rápida e produtiva?

25 OBJETIVA 2017 - Assinalar a alternativa em que o sublinhado é um objeto direto:
Experiências são um ponto de inflexão. Essa é uma filosofia que permeia as pessoas que convivem com quem reclama demais. Atualmente a inovação tecnológica explora de forma limpa o ciclo de vida dos produtos de madeira. Como permitir que as horas passem de forma mais rápida e produtiva?


Carregar ppt "Profª Giovana Uggioni Silveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google