A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de PortuguêsTrabalho de Português Predicativo do sujeito e do objetoPredicativo do sujeito e do objeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de PortuguêsTrabalho de Português Predicativo do sujeito e do objetoPredicativo do sujeito e do objeto."— Transcrição da apresentação:

1

2 Trabalho de PortuguêsTrabalho de Português Predicativo do sujeito e do objetoPredicativo do sujeito e do objeto

3 Predicativo do sujeito  Predicativo do sujeito é o termo utilizado na oração que dá uma qualidade ao sujeito;  verbos de ligação: ser, estar, permanecer, continuar, ficar, tornar-se, parecer, etc) só existirão se acompanhados do predicativo do sujeito.

4 Exemplos de predicativo do sujeito  Fumar é um vício.  Ela está sorridente.  Bruna continua linda.  Rafael tornou-se mais agradável durante as férias.  O mais puro amor é o de mãe.  Os alunos tornaram-se melhores ao longo do tempo.  Jacinto chegou feliz ao céu.

5 Predicativo do objeto  Predicativo do objeto é o termo utilizado na oração que dá uma qualidade ou característica ao objeto;  O predicativo do objeto existe em ambos os objetos (direto e indireto).

6 Exemplos de predicativo do objeto  Os policias pediam calma absoluta.  Chamei-o de ladrão.  A lua torna a noite iluminada.  O vilarejo elegeu José prefeito.  Os adultos consideram as crianças chatas.  Ela viu um homem apressado.  Bruna comprou flores perfumadas.

7 Diferença entre predicativo do objeto e adjunto adnominal  Adjunto adnominal é o termo que explica um substantivo, possui função adjetiva na oração. Predicativo é aquele que dá uma qualidade ao objeto direto. O truque para saber se é adjunto adnominal ou predicativo é substituir o substantivo por um pronome. Tudo o que desaparecer com o substantivo é adjunto adnominal; aquilo que não desaparecer é predicativo do objeto.  Exemplos: Quebrei o portão velho.  Substituindo "portão" por um pronome, teremos "Quebrei- o", e não "Quebrei-o velho". "Velho" é, então, adjunto adnominal.  Julguei o seu ato desonesto.  Substituindo ato por um pronome, teremos Julguei-o desonesto, e não apenas Julguei-o. Desonesto é, então, predicativo do objeto.


Carregar ppt "Trabalho de PortuguêsTrabalho de Português Predicativo do sujeito e do objetoPredicativo do sujeito e do objeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google