Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMafalda Borba Estrela Alterado mais de 7 anos atrás
1
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886)
MANET, MONET, RENOIR, DEGAS
3
O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França no início dos anos de 1860, só durou até 1886; apesar disso determinou o curso da maior parte da arte que seguiu. Na tendência em mostrar situações naturais, extrai conceitos da fotografia, nascida em 1827 Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma “impressão” ou as percepções sensoriais iniciais registradas por um artista num breve vislumbre.
4
O século XIX foi repleto de invenções que moldaram os dias de hoje – a locomotiva a vapor, a bateria, a latinha, a lâmpada. E talvez a mais culturalmente influente delas tenha sido a fotografia, que mudou a forma de enxergarmos e registrarmos o mundo.
5
A partir de 1839, com a invenção da fotografia, os rumos da pintura mudaram. Imagens que demoravam meses para serem completadas em estúdios passaram a ser registradas em minutos pela camêra. Eugene Delacroix, por volta de 1850, foi um dos primeiros a perceber isso e, com o a ajuda do fotógrafo Eugene Durieu, passou a produzir e dirigir cenas que eram fotografadas. Depois dele apareceram os irmãos Caillebotte: Martial fazia imagens fotográficas e Gustave, um dos primeiros impressionistas, as pintava em sua obra. Manet, Monet, Renoir, Van Gogh também usaram fotografias para registrar o que planejavam pintar e Edgar Degas, além de pintor, foi também um fotógrafo.
6
O Daguerreótipo, de 1839, foi a máquina responsável por facilitar o processo fotográfico e as câmeras Kodak, criadas em 1888, as que popularizaram a atividade de fotografar. A reprodução da realidade tornara-se mecânica e essa novidade abalou os pilares que definiam a função da arte desde os tempos mais remotos. Ora, qual seria a necessidade de encomendar a pintura de um retrato, prática tão comum desde a Renascença, se agora as câmeras faziam um trabalho mais fiel e mais barato? Era necessário reinventar a pintura, acrescentando a ela algo ímpar, que estivesse para além das lentes de uma câmera.
7
Fotos obtidas através da Cronofotografia, por Muybridge
Degas tendo sido, talvez, o pintor impressionista mais influenciado pela nova tecnologia, procurando harmonizá-la com sua pintura, e usando-a inclusive para fotografar modelos que depois pintaria.
8
A influência que a fotografia teve, não só sobre Degas, mas sobre todos os impressionistas, é inegável. Não é preciso ir longe para perceber a semelhança que os princípios desse movimento têm com os da fotografia – basta olharmos para o seu nome: fotografia deriva das palavras gregas photós (luz) e graphía (escrita), significando “desenhar com luz”, exatamente o que artistas como Monet propunham com essa nova corrente artística, ao insistir na multiplicidade de efeitos que as diferentes incidências luminosas podem causar. As descobertas óticas proporcionadas pelas pesquisas fotográficas, como a decomposição das cores e a formação da imagem na retina, refletem-se na técnica desses pintores, em que as tintas não eram misturadas nos quadros, mas sim usadas em pinceladas de cor pura muito próximas umas às outras, deixando que elas se misturassem nos olhos do observador.
9
Outras características
As cores eram de fundamental importância, sendo um elemento extremamente expressivo em sua arte. A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
10
Aos poucos foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas.
Valorizavam os objetos retratados ao ar livre, sob a luz natural. O volume e a solidez das pinturas tradicionais começam a ser desrespeitadas, dando lugar às vanguardas estéticas do séc. XX. Eram fiéis aos objetos retratados (sendo descendentes do realismo), porém as realizavam como se apresentavam, sob os efeitos do olhar e das mudanças de luz diária. Os artistas impressionistas franceses realizaram inúmeras exposições em Paris entre 1874 e 1886. Foram inicialmente ridicularizados pela crítica e opinião publica por não seguirem as tradições pictóricas que vinham sendo solidificadas desde o renascimento. Aos poucos foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas.
11
Mais características As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá- las no passado.
12
Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica.
13
Claude Monet 1840-1926 É considerado o fundador do Impressionismo.
São famosas suas pesquisas sobre os ideais impressionistas, como a representação de um objeto em diferentes horas do dia e sob diferentes luzes.
14
Claude Monet
15
“Impressão: Nascer do Sol”, Monet, 1872.
Esta pintura foi responsável pelo nome que o grupo (Degas, Renoir, Monet e outros) recebeu. “Impressionistas”, cunhado por um crítico como reparo depreciativo sobre a natureza “não acabada” das obras. Aqui as borbulhas e as faixas de cor de Monet indicando ondas e barcos ao amanhecer constituíam a pintura acabada. O nome pegou.
16
MONET (1840/1926) Seus temas eram paisagens marinhas, séries sobre campos de papoulas, rochedos,montes de feno,a Catedral de Rouen; fase final da obra: nenúfares aquáticos quase abstratos.
17
OUTRAS OBRAS DE MONET
18
A CATEDRAL DE ROUEN (MONET) PINTADA EM MOMENTOS DIFERENTES DO DIA
19
Pierre Auguste Renoir The Moulin de la Galette
20
Pierre Auguste Renoir
21
Seus temas eram: nus femininos voluptuosos, com pele de pêssego, o café- society, crianças, flores.
RENOIR (1841/1919)
22
Renoir dizia... “Pinte com alegria, com a mesma alegria com que faria amor com uma mulher.”
23
DEGAS (1834/1917) “A arte não é um esporte”, disse Edgar Degas, explicando por que ele detestava pintar ao ar livre. Seus temas eram:bailarinas, corridas de cavalo, lavadeiras, circo, e na fase final nus no banho.
24
Degas
25
Degas
27
“A pequena dançarina de 14 anos”, Degas esculpiu essa figura em cera quando a visão lhe faltou e ele teve que criar através do toque.
28
EDOUARD MANET (1832/1883) É muitas vezes chamado o pai da arte moderna, por suas cores e estilo de pintar. Atualizou temas dos antigos mestres, pintou cenas contemporâneas com visão crítica.
29
Era comum o aparecimento de borrões nas fotos, já que era necessário um longo tempo de exposição para que a imagem se fixasse na placa. Para os impressionistas, os borrões eram perfeitos para transmitir a ideia de movimento que tanto apreciavam. A falta de sensibilidade dos primeiros filmes fotográficos resultava em imagens bastante contrastadas, com claros e escuros exagerados, afastando-se do efeito considerado ideal do chiaroscuro. Manet estudou fotografia e é possível observar a influência dela sobre o pintor em obras como Olympia, na qual ele se utiliza de fortes contrastes para representar uma figura mais simplificada e quase plana. Olympia, de Manet Olympia, de Manet Era comum o aparecimento de borrões nas fotos, já que era necessário um longo tempo de exposição para que a imagem se fixasse na placa. Para os impressionistas, os borrões eram perfeitos para transmitir a ideia de movimento que tanto apreciavam. A falta de sensibilidade dos primeiros filmes fotográficos resultava em imagens bastante contrastadas, com claros e escuros exagerados, afastando-se do efeito considerado ideal do chiaroscuro. Manet estudou fotografia e é possível observar a influência dela sobre o pintor em obras como Olympia, na qual ele se utiliza de fortes contrastes para representar uma figura mais simplificada e quase plana.
31
Manet não era um grande teórico mais disse:” O artista procura simplesmente ser ele mesmo e mais ninguém.”
32
La Grenouillère, 1869 Claude Monet (French, 1840–1926)
33
(Pierre-Auguste Renoir - La Grenouillère, 1868)
34
REFERÊNCIAS Coll, César; Teberosky, Ana. Aprendendo Arte. Editora Ática, 1ª ed., São Paulo-SP, 2002. Strickland, Carol. Arte Comentada: da Pré-história ao Pós Moderno. Tradução: Ângela Lobo de Andrade, Ediouro Editora, 2004 Rio de Janeiro - RJ.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.