A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jogos Pedagógicos – Nível 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jogos Pedagógicos – Nível 1"— Transcrição da apresentação:

1 Jogos Pedagógicos – Nível 1
Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2010

2 Dez atividades – Nível 1 O nível 1 é composto por jogos fáceis que visam a integração e, ao mesmo tempo a familiarização das habilidades esportivas.

3 Atividade 1 Handebol – 3 x 3 jogadores
Conteúdo (problema tático) = Manter a posse de bola Objetivo Geral = Desenvolver passes curtos e rápidos. Objetivo Específico = Receber a bola e deslocar Condição = Completar três passes antes de arremessar Tarefa prática = Passar a bola com uma mão, 20 vezes para cada companheiro da equipe (em círculo) Avaliação = O que deve ser feito para manter a posse de bola? Que habilidade (s) eu devo utilizar para passar a bola? E para receber? Quando eu devo arremessar? O que deve ser combinado em termos de tática entre a equipe?

4 Atividade 2 Queimada com pinos – 6 x 6
Conteúdo (problema tático) = Atacar e defender Objetivo Geral = Jogar com velocidade, dinâmica e postura pró-ativa Objetivo Específico = Carimbar/queimar jogadores e derrubar o pino Condição = Uma bola para cada objetivo Avaliação = O que é preciso fazer nesse jogo? Por que e como devemos nos proteger? Como desenvolver as habilidades deste jogo? Quando devemos passar as bolas? O que é melhor fazer, atacar o adversário ou defender o pino?

5 Atividade 3 Basquete – 3 x 3 jogadores em uma cesta
Conteúdo (problema tático) = Arremessar na cesta de fora da área demarcada Objetivo Geral = Treinar o arremesso Objetivo Específico = Acertar a cesta, marcando pontos Condição = Completar três passes antes do arremesso Tarefa prática = Jogo 21 parado Avaliação = O que deve ser feito antes do arremesso? Como é feito um arremesso no Basquete? É preciso saltar para arremessar? Como devemos treinar os arremessos, parado ou jogando? Por que realizamos o jogo 21 parado?

6 Atividade 4 Jogo “Passa 6” – 3 x 3 jogadores
Conteúdo (problema tático) = Criar espaço no ataque visando impedir os jogadores da outra equipe Objetivo Geral = Ensinar passes para jogos de invasão Objetivo Específico = Passar a bola 6 vezes sem erro para conseguir 1 ponto Condição = Espaço da quadra de volêi; passar a bola por cima da cabeça com as duas mãos (alterar esta condição durante a execução do jogo) Avaliação = Qual é o objetivo deste jogo? O que devemos fazer para acertar o passe? Como devemos passar a bola? Quantas vezes vocês conseguiram passar sem erro? O que é melhor fazer, marcar o jogador sem bola ou aguardar e surpreendê-lo?

7 Atividade 5 Basquete – Bobinho – 3 jogadores – 1 bobinho
Conteúdo (problema tático) = Desmarcar-se Objetivo Geral = Aprender a passar, receber e arremessar Objetivo Específico = Arremessar na melhor oportunidade Condição = Passar 6 vezes sem erro antes de tentar a cesta Tarefa prática = Executar arremessos parados de fora do garrafão e em deslocamento (bandeja) Avaliação = O que e como o bobinho deve fazer para obter a posse de bola? Quando se deve arremessar? Como deve ser o arremesso? O que é melhor, arremessar de perto ou de longe? Por que? Com se desmarcar se o adversário te perseguir?

8 Atividade 6 Queimada com pinos – 6 x 6 com capacete
Conteúdo (problema tático) = Acertar alvos Objetivo Geral = Aprimorar arremessos Objetivo Específico = Buscar os alvos determinados (cabeça e cone) Condição = A bola utilizada para carimbar as pessoas deve ser lançada com as duas mãos Avaliação = Quais são as diferenças deste jogo para o outro queimada com pinos? Como fazer para acertar os alvos? Quais são as habilidades e competências mais utilizadas neste jogo? O que é melhor, acertar o pino ou o capacete? Por que? Quem conseguiu acertar os alvos? É fácil ou difícil? Por que?

9 Atividade 7 Mini-Vôlei – 3 x 3 em ritmo intenso
Conteúdo (problema tático): Obter pontuação após preparação de jogada e ataque Objetivo Geral: Desenvolver noções do voleibol Objetivo Específico: Não errar a preparação para o ataque (três toques, na sequência, passe, levantamento e ataque) Condição: Rede baixa, saque por baixo, se preciso for, perto da rede e ausência de bloqueio Avaliação = O que significa jogar em ritmo intenso? Quantas cortadas você conseguiu fazer? O que é preciso fazer para cortar/atacar? As jogadas da sua equipe tiveram êxito?

10 Atividade 8 Vôlei – Bobinho com 3 jogadores
Conteúdo (problema tático) = Tocar a bola e mantê-la alta, tentar evitar a manchete Objetivo Geral = Desenvolver o toque por cima Objetivo Específico = Tocar parado, em deslocamento e/ou saltando Condição = O bobinho deve capturar a bola (pode sair da sua posição, entretanto não pode ficar a três metros do adversário) Tarefa prática = Jogo 3 x 3 de 3 minutos cada, passando a terceira bola (ataque) com toque por cima Avaliação = Você aprendeu a tocar na bola? Como tocou? O que é preciso fazer para evitar a manchete? Quando se deve utilizar o toque por cima no jogo?

11 Atividade 9 Softbol 4 x 4 Conteúdo (problema tático) = Rebater e correr Objetivo Geral = Ensinar a rebatida e estimular a corrida Objetivo Específico = Obter êxito em diferentes jogadas Condição = Cada jogador(a) tem três chances para rebater, na segunda, rebate a três passos atrás, na terceira, a seis passos atrás Avaliação = Você conseguiu obter o ponto na sua corrida? Para onde é melhor atacar, para frente, direita ou esquerda? Por que? Quem corre mais deve atacar primeiro ou depois? Por que? Qual foi a nova regra proposta?

12 Futebol com boliche – 4 x 4 com goleiro(a)
Atividade 10 Futebol com boliche – 4 x 4 com goleiro(a) Conteúdo (problema tático) = Derrubar os cones que são as “traves” do jogo Objetivo Geral = Estimular o ataque e a defesa do jogo, por meio de um novo alvo Objetivo Específico = Organizar novas formas de finalização (chutes a gol) Condição = Após a derrubada do cone, o(a) jogador(a) tem direito a um pênalti. Avaliação = O que deve ser feito para chutar os cones? Os chutes devem ser fortes ou fracos? Como marcar um gol (ponto) no pênalti? Neste jogo, é preciso passar a bola? Por que? Por que temos um(a) goleiro(a) nesse jogo se não há gols?


Carregar ppt "Jogos Pedagógicos – Nível 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google