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UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos

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Apresentação em tema: "UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos"— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos
Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias

2 Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?
Essas são algumas das questões sobre as quais refletiremos a partir de agora... Você sabe o que são NTICs?

3 Para início de conversa...
Nas Timelines produzidas por vocês sobre a evolução da EaD, pudemos observar como as tecnologias da comunicação (TICs) foram instrumentos importantes para que a educação nessa modalidade fosse realizada e avançasse. Percebemos, inclusive, que algumas classificações das fases da EaD são identificadas conforme o recurso utilizado. Nesta semana refletiremos um pouco sobre as NTICs, isto é, sobre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e o seu potencial para o processo de ensino-aprendizagem. Hoje quase não conseguimos vislumbrar o ensino em EaD sem a internet. Daí surge uma outra questão: será que alunos e professores estão usando a WEB em toda sua potencialidade para favorecer o processo de Ensino-Aprendizagem? A resposta será provavelmente “não”. Isto porque a WEB é uma fonte inesgotável de informação e de recursos. Para início de conversa...

4 Web 2.0 Embora tenha sido usado antes, foi só formalmente reconhecido quando em uma conferência Tim O’Reilly procura definir o termo. De forma sucinta, podemos dizer que WEB 2.0 se refere a segunda geração da internet, na qual a participação do usuário é bem mais efetiva, isto é, mais interativa. Por exemplo, na geração 1.0 o usuário era mero espectador/receptor das informações veiculadas; Já na segunda versão, o usuário passa a responder, a contribuir nas páginas que utiliza. Atualmente podemos dizer que já caminhamos para uma terceira geração, a WEB semântica. Mas essa é uma outra história... Importante saber...

5 Provavelmente você respondeu: “No Google, é claro...”
Hoje se temos alguma dúvida ou se queremos saber mais sobre algo onde procuramos? Provavelmente você respondeu: “No Google, é claro...” Segundo O’Reilly, o padrão de busca e armazenamento do Google é um marco e uma característica da WEB 2.0; diferente da WEB 1.0 que usava um sistema mais estático e menos cumulativo. Outro marco da WEB 2.0 é o modo de construção coletiva do conhecimento instaurada pela Wikipédia, que academicamente ainda não é vista com bons olhos justamente por não ser possível identificar a autoria dos textos e portanto a responsabilidade pelas informações veiculadas. Continuando a conversa...

6 Qual você usa para estudar?
Acompanhando o desenvolvimento da WEB, uma série de dispositivos veem sendo criados. Qual é o seu? Qual você usa para estudar?

7 Computador do tipo Desktop?
Tablet? Smartphone?

8 Seja qual for o seu dispositivo...
A WEB pode ser um espaço muito rico de recursos e fontes de pesquisas para ajuda-lo nos seus estudos e nos seus trabalhos. Nela você vai encontrar: Blogs Redes sociais Redes Sociais de aprendizagem Bibliotecas Imagens, vídeos Editores de áudio, vídeo, imagens... Inúmeros aplicativos e programas para realizar diversas funções... Como estudante de graduação e como cidadão consciente que é, você deverá pensar nas questões de direitos autorais ao usar os materiais encontrados na internet...

9 Vou mostrar alguns dos recursos que mais gosto de utilizar tanto como professora quanto como pesquisadora...

10 Imagine a seguinte situação dramática:
Você passou a noite toda ou um dia inteiro fazendo um trabalho no seu computador (Notebook, netbook, Tablet...). Como você é uma pessoa esperta, é claro que você foi salvando tudo. Porém, de repente o computador apagou. E agora? O que fazer? Só um técnico em informática para te salvar. Mas e se você precisa daquele seu trabalho com urgência? Afinal você tem prazos a cumprir... O que fazer? Imagine a seguinte situação dramática:

11 Imagine uma situação menos dramática...
Você sempre leva o seu pendrive consigo, mas hoje você esqueceu. Você precisa de um arquivo que está nele ou no máximo no seu computar (que também não está com você). E agora? Nenhuma dessas situações seria um problema pra você, se você tivesse salvo os seus arquivos nas nuvens... Imagine uma situação menos dramática...

12 Mas afinal o que significa salvar nas “nuvens”?
Quer dizer que você vai salvar seus arquivos de forma remota de modo a poder acessa-los de qualquer computador com internet. Na verdade, você salvou os arquivos no seu computador (para acesso off-line), mas também em um drive (servidor) na internet (para acesso online). Os drives mais conhecidos são: Você já ouviu alguém dizendo: “Vou guardar meus arquivos na nuvem” Para entender melhor o conceito:

13 Como funciona? Ele funciona como uma espécie de “pendrive virtual”, isto é, como um dispositivo remoto no qual você armazena os seus arquivos no seu computador, mas também nas nuvens e através de uma conta no Dropbox você pode acessá-los de qualquer lugar. Não é fantástico?! Eu adoro... Veja esse vídeo explicativo (basta copiar o link e colar no navegador): O meu drive preferido por enquanto é o Dropbox, mas o Google Drive vem me conquistando

14 Seria possível, por exemplo, criar um repositório de livros e artigos organizados em pastas...
Vocês podem fazer isso entre vocês. Todos criam uma conta no Drive escolhido, uma pessoa cria a pasta, compartilha com os outros e todos podem contribuir acrescentando livros. É só uma ideia...  Armazenar nas nuvens pode ser um recurso muito útil para um estudante EaD. Você não acha?

15 Agora vamos a tarefa da semana
Apresentar e explicar as funcionalidades de uma ferramenta ou recurso que possa ser útil para o processo de ensino-aprendizagem. Essa apresentação/explicação deverá ser feita por meio de um mapa semântico/conceitual. Esse mapa deverá ser postado como imagem no fórum 12. P.s: Você pode apresentar qualquer tipo de ferramenta, inclusive aplicativos para celular ou tablet; desde que possa ter potencialidade educacional...

16 Mas o que é um mapa conceitual ou semântico?
Para saber mais... Mas o que é um mapa conceitual ou semântico? O que é? Exemplos: Uma explicação mais acadêmica:

17 O Primeiro foi feito no PowerPoint; o segundo no Paint.
O terceiro parece ter sido feito como “SmartArt”. O último parece ter sido feito com um gerador de mapas. Mas você pode utilizar qualquer editor de imagem que preferir. Lembrando que você deve salvar e publicar o seu mapa no formato de imagem. Ok? A seguir apresento alguns exemplos de mapas. Os dois primeiros foram feitos por mim. Os demais estão veiculados de forma livre na internet

18 Exemplo: Mapa 1 Permite armazenar arquivos de forma remota
Funciona como um “pendrive virtual” É possível criar uma pasta em cada um dos seus dispositivos que é sincronizada automaticamente É necessário criar uma uma conta

19 Exemplo: Mapa 2

20 Exemplo: Mapa 3

21 Exemplo: Mapa 4

22 Tarefa da Semana. Recapitulando...
1 – Pesquisar uma ferramenta ou recurso da WEB; 2– Apresentar e explicar, resumidamente, as funções desse recurso por meio de um mapa conceitual; 3 – Criar um novo tópico e postar esse mapa como imagem (semelhante à tarefa da Timeline) no fórum da semana 11; 4- Comentar a ferramenta ou recurso apresentado por um colega; 5- Responder aos comentários feitos sobre sua postagem. Em resumo, você deve...

23 Então é isso, pessoal. Vamos ao trabalho...


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