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Luis Fernando Verissimo

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Apresentação em tema: "Luis Fernando Verissimo"— Transcrição da apresentação:

1 Luis Fernando Verissimo
Luís Fernando Veríssimo nasceu em 26 de setembro de 1936 em Porto Alegre e é filho do consagrado escritor Érico Verissimo.

2 Características Gerais
Luis Fernando Verissimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, tendo passado por escolas nos Estados Unidos quando morou lá, em virtude de seu pai ter ido lecionar em uma universidade da Califórnia, por dois anos. Voltou a morar nos EUA quando tinha 16 anos, tendo cursado a Roosevelt High School de Washington, onde também estudou música, sendo até hoje inseparável de seu saxofone. É casado com Lúcia e tem três filhos. Jornalista, iniciou sua carreira no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, em fins de 1966, onde começou como copydesk mas trabalhou em diversas seções ("editor de frescuras", redator, editor nacional e internacional). Além disso, sobreviveu um tempo como tradutor, no Rio de Janeiro. A partir de 1969, passou a escrever matéria assinada, quando substituiu a coluna do Jockyman, na Zero Hora. Em 1970 mudou-se para o jornal Folha da Manhã, mas voltou ao antigo emprego em 1975, e passou a ser publicado no Rio de Janeiro também. O sucesso de sua coluna garantiu o lançamento, naquele ano, do livro "A Grande Mulher Nua", uma coletânea de seus textos.

3 Participou também da televisão, criando quadros para o programa "Planeta dos Homens", na Rede Globo e, mais recentemente, fornecendo material para a série "Comédias da Vida Privada", baseada em livro homônimo. Escritor prolífero, são de sua autoria, dentre outros, O Popular, A Grande Mulher Nua, Amor Brasileiro, publicados pela José Olympio Editora; As Cobras e Outros Bichos, Pega pra Kapput!, Ed Mort em "Procurando o Silva", Ed Mort em "Disneyworld Blues", Ed Mort em "Com a Mão no Milhão", Ed Mort em "A Conexão Nazista", Ed Mort em "O Seqüestro do Zagueiro Central", Ed Mort e Outras Histórias, O Jardim do Diabo, Pai não Entende Nada, Peças Íntimas, O Santinho, Zoeira , Sexo na Cabeça, O Gigolô das Palavras, O Analista de Bagé, A Mão Do Freud, Orgias, As Aventuras da Família Brasil, O Analista de Bagé,O Analista de Bagé em Quadrinhos, Outras do Analista de Bagé, A Velhinha de Taubaté, A Mulher do Silva, O Marido do Doutor Pompeu,publicados pela L&PM Editores, e A Mesa Voadora, pela Editora Globo eTraçando Paris, pela Artes e Ofícios.

4 Além disso, tem textos de ficção e crônicas publicadas nas revistas Playboy, Cláudia, Domingo (do Jornal do Brasil), Veja, e nos jornais Zero Hora, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e, a partir de junho de 2.000, no jornal O Globo. Na opinião de Jaguar "Verissimo é uma fábrica de fazer humor. Muito e bom. Meu consolo — comparando meu artesanato de chistes e cartuns com sua fábrica — era que, enquanto eu rodo pelaí com minha grande capacidade ociosa pelos bares da vida, na busca insaciável do prazer (B.I.P.), o campeão do humor trabalha como um mouro (se é que os mouros trabalham). Pensava que, com aquela vasta produção, ele só podia levantar os olhos da máquina de escrever para pingar colírio, como dizia o Stanislaw Ponte Preta. Boemia, papos furados pela noite a dentro, curtir restaurantes malocados, lazer em suma, nem pensar. De manhã à noite, sempre com a placa "Homens Trabalhando" pendurada no pescoço." Extremamente tímido, foi homenageado por uma escola de samba de sua terra natal no carnaval de Curiosidades -É muito ligado com a família (é casado e tem três filhos) -É torcedor do Internacional -Adora Jazz -Estudou música em Washington e toca saxofone -É tradutor, cartunista, cronista, humorista -Escreve textos de humor em jornais -Criou a charge “As Cobras” -Luis Fernando Veríssimo criou quadros para o programa “Planeta dos Macacos” da Rede Globo e para a série “Comédias da Vida Privada”. -Também escreveu para as revistas Playboy, Cláudia, Domingo, Veja, Zero Hora (jornal), Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, O Globo. -Apesar de ser considerado um homem tímido, em 2000, foi homenageado por uma Escola de Samba de Porto Alegre.

5 Contos e crônicas - A Grande Mulher Nua (7) - Amor brasileiro (7) - Aquele Estranho Dia que Nunca Chega (2) - A Mãe de Freud (1) - A Mãe de Freud (1) (ed. de bolso) - A Mesa Voadora (6) - A Mulher do Silva (1) - As Cobras (1) - A velhinha de Taubaté (1) - A versão dos afogados – Novas comédias da vida pública (1) - Comédias da Vida Privada (1)

6 Comédias da Vida Privada (1) (ed
Comédias da Vida Privada (1) (ed. de bolso) - Comédias da Vida Pública (1) - Ed Mort em “O seqüestro o zagueiro central” (ilust. de Miguel Paiva) (1) - Ed Mort em “Com a Mão no Milhão” (ilust. de Miguel Paiva) (1)  - Ed Mort e Outras Histórias (1) - Ed Mort em “Procurando o Silva” (ilust. de Miguel Paiva) (1) - Ed Mort em Disneyworld Blues (ilust. de Miguel Paiva) (1) - As Cobras em “Se Deus existe que eu seja atingido por um raio” (1) - As Aventuras da Família Brasil, Parte II (1) - História de Amor 22 (com Elias José e Orlando Bastos) (3)  - Ler Faz a Cabeça, V.1 (com Paulo Mendes Campos) (5)  - Ler Faz a Cabeça, V.3 (com Dinah S. de Queiroz) (5)  - Novas Comédias da Vida Privada (1)

7 - O Analista de Bagé em Quadrinhos (1) - O Marido do Dr
- O Analista de Bagé em Quadrinhos (1) - O Marido do Dr. Pompeu (1) - O Popular (7) - O Rei do Rock (6) - Orgias (1) - Orgias (1) (ed. de bolso) - O Suicida e o Computador (1) - O Suicida e o Computador (1) (ed. bolso) - Outras do Analista de Bagé (1) - Para Gostar de Ler, V.13 - "Histórias Divertidas", com F. Sabino e M. Scliar (3)  - Para Gostar de Ler, V.14 (3)  - Para Gostar de Ler, V.7 – "Crônicas", com L. Diaféria e J.Carlos Oliveira (3)  - Peças Íntimas (1)  - Separatismo; Corta Essa! (1) - Sexo na Cabeça (1) - Sexo na Cabeça (1) (ed. de bolso)

8 - Todas as comédias (1) - Zoeira (1) - A eterna privação do zagueiro absoluto (2) - Comédias para se ler na escola (2) - As mentiras que os homens contam (2) - Histórias brasileiras de verão (2) - Aquele estranho dia que nunca chega (2) - Banquete com os Deuses (2)

9 Obra Comédias para se ler na escola, de Luís Fernando Veríssimo
Comédias para se Ler na Escola é uma antologia de crônicas de Luís Fernando Veríssimo organizada por Ana Maria Machado, leitora de carteirinha do autor. Ela releu durante meses textos do autor, e preparou uma seleção de crônicas capaz de despertar nos estudantes o prazer e a paixão pela leitura. O resultado pode ser conferido em Comédias para se ler na escola, uma rara e feliz combinação de talentos. O título do livro resulta da teoria do autor de que até pessoas que não são habituadas a ler obras literárias são capazes de se deliciar com elas. A obra, porém, é ideal para ser lida não só na escola, mas onde quer que se esteja, e para aqueles momentos em que se deseja ter um pouco de descontração. Em seu sensível texto de abertura, Ana Maria Machado observa: "Depois de ler este livro, duvido que algum jovem ainda seja capaz de dizer, sinceramente, que não curte ler. E, para não ficar achando que só gosta deste livro, que leia os outros do autor. Aposto que, em sua maioria, os novos leitores vão se viciar em livro e sair procurando outros textos, de outros autores. Com vontade de, um dia, chegar a escrever assim. Quem sabe? O Veríssimo nunca pensou que ia ser escritor quando crescesse. Seu negócio era mesmo um bom solo de saxofone, instrumento em que ainda arrasa, escondido. Mas com essa história de ser músico, desenvolveu tanto o ouvido que acabou assim: hoje ele ouve (e conta pra nós) até o que pensamos, sentimos e sonhamos em silêncio. Em qualquer idade."

10 A coletânea de crônicas reúne 35 narrativas curtas trazendo o universo das histórias e personagens de Veríssimo. Dessa vez, o autor aparece sentado num banco escolar, arremessando um aviãozinho de papel. No livro Comédias para se ler na escola, podemos encontrar alguns exemplos de um trabalho que ora se debruça sobre a gramática da língua ora se esgueira pelos labirintos do discurso. Através de jogos lingüísticos e da ironia do autor, a vida surge esplendorosa diante de um leitor que se identifica com as idéias do escritor e que aguarda ansioso a oportunidade de ler novas crônicas. A seleção de Ana Maria Machado em Comédias para se ler na escola permite ao leitor mergulhar no universo das histórias e personagens de Veríssimo prestando atenção nos múltiplos recursos deste artesão das letras. A habilidade para os exercícios de linguagem ou de estilo pode ser conferida em crônicas como "Palavreado", "Jargão", "O ator" e "Siglas". A competência para desenvolver as comédias de erro está presente em "O Homem Trocado", "Suflê de Chuchu" e "Sozinhos". A mestria para criar pequenas fábulas, com moral não explícita, aparece em "A Novata", "Hábito Nacional" e "Pode Acontecer". A aptidão para resgatar memórias é a marca de "Adolescência", "A Bola" e "História Estranha". E, por fim, o dom para abordagens originais de temas recorrentes revela-se em "Da Timidez", "Fobias" e "ABC".

11 Comédias para se ler na escola é cheio de situações inusitadas e escrito em uma linguagem com a qual até os menos adeptos da literatura se identificam. Foi reunida diversas crônicas humorísticas a respeito da vida alheia. O leitor é convidado a viajar entre as situações mais esquisitas no dia-a-dia de uma pessoa comum. As personagens fictícias deixam aqueles que lêem com vontade de perguntar: por que essas coisas não acontecem comigo? Como podemos perceber, o tema das crônicas é o cotidiano. O livro é dividido em seis partes conforme veremos a seguir.

12 Análise da obra

13 Comédias para se ler na Escola
Autor: Luís Fernando Verissimo. Capítulo: De Olho na Linguagem Neste capítulo Verissimo trabalhou o uso da linguagem em seu mais alto grau. O autor é alguém que vê a linguagem, como afirmou Roland Barthes. Verissimo é um exímio trabalhador da linguagem e nunca se esqueceu de usá-la com o humor que lhe é peculiar. Veremos que ao longo dessas crônicas Verissimo fez um trabalho grandioso e delicado com a nossa língua portuguesa. Crônicas:

14 Sexa Pá, Pá, Pá, Defenestração Tintim Papos O Jargão Pudor Palavreado Nessas quatro primeiras crônicas o autor buscou o trabalho vocabular:

15 Personagens: O Pai, a Mãe e o Filho. Espaço: Possivelmente em casa. Tempo: Poucos minutos - durante um diálogo. Narrador: Não há presença de narrador por se tratar de um diálogo. Enredo: Discussão sobre o gênero da palavra "sexo". Clímax: Há uma quebra na expectativa quanto ao final da crônica: imagina-se que o pai dirá à mãe do menino que ele estava pensando em sexo, devido a idade, nessa época os jovens buscam saber sobre as mudanças hormonais, a puberdade.

16 Puberdade [Do lat. pubertate. ] Substantivo feminino. 1
Puberdade [Do lat. pubertate.] Substantivo feminino. 1.Conjunto das transformações psicofisiológicas ligadas à maturação sexual que traduzem a passagem progressiva da infância à adolescência. Pá, Pá, Pá, Personagens: Uma mulher (Americana) e uma outra pessoa. Espaço: Não definido. Tempo: Duração do diálogo. Narrador: 1ª Pessoa (Narrador personagem) Enredo: Discussão entre o narrador e a Americana sobre o uso de algumas palavras do idioma Português. Defenestração Não há personagens declarados, exceto para exemplificar dentro dos diálogos os desencontros linguísticos.

17 Espaço: Não há definição precisa tanto do local quanto Tempo: Durante a explanação destes desencontros vocabulares. Narrador: 1ª Pessoa (Narrador Personagem) Enredo: Discussão a respeito do emprego de vocabulários desconhecidos que a maioria dos falantes por pura ignorância ou preguiça de consultar seus significados em dicionários. Críticas aos falantes de uma língua tão rica e sub-utilizada. O narrador brinca com o significado de certas palavras e se interroga com o sentido de “defenestrar” – ato de atirar algo ou alguém da janela.


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