A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Gaúcho na Literatura Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Gaúcho na Literatura Universidade Federal do Rio Grande do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 O Gaúcho na Literatura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2017 Diego Gomes Jessica Martins Priscilla Nunes O Gaúcho na Literatura

2 Público-alvo: 7º ano do ensino fundamental.
Número de alunos: 20 alunos

3 Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo contribuir, por meio da oficina de leitura, para a leitura em geral, procurando desenvolver o hábito e o prazer por este tipo de atividade, assim como uma postura autônoma e crítica diante de textos verbais e não verbais, utilizando textos com temáticas distintas e assim promover estratégias de leitura que contribua para a formação de um leitor competente, capaz de compreender o que ler/ver.

4 Justificativa: Mediante a/e partindo do pressuposto de que a Prática de Leitura é um elemento necessário para que o indivíduo possa ler e compreender diferentes gêneros textuais, através de interferências, conhecimento de mundo, ou outra estratégia de leitura, buscamos desenvolver atividades que possam formar leitores competentes e, consequentemente, bons escritores, pois a leitura possibilita a ampliação de novas ideias e também dá liberdade de expressão e comunicação.

5 Unidade temática: O Gaúcho na Literatura.
Número de h/a: 6 horas, divididos em 3 encontros de 2 hrs. Recursos Necessários: Contos impressos, Rádio, Laboratório de Informática. Unidade temática: O Gaúcho na Literatura.

6 Resultados esperados: Espera-se ainda que os participantes da oficina tenham um crescimento significativo em relação à leitura, passando a analisar as informações que os cerca de maneira mais crítica e criativa. Ainda busca uma abordagem mais estratégica em relação ao texto para contribuir com o aprimoramento e aperfeiçoamento da competência em compreensão leitora e, consequentemente, na escrita.

7 Forma de avaliação: Os alunos receberão nota pela atividade desenvolvida na oficina de leitura. A nota será aferida de acordo com o cumprimento dos objetivos traçados para cada tipo de leitura, pela participação nos encontros e desenvolvimento das habilidades ensinadas. O desenvolvimento das habilidades serão avaliadas por meio de textos orais e escritos segundo cada tipo de leitura: estrutural, interpretativa e avaliativa. Na participação serão consideradas a pontualidade, a presença física do texto, a elaboração de perguntas e comentários sobre o texto, a entrega das tarefas, postura dialógica e a autoria dos trabalhos.

8 Textos, questões e outras atividades na exata ordem dos trabalhos.
1º Encontro - Será apresentada à turma o livro Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto e a professora contextuará os contos O Mate de João Cardoso e Negro Bonifácio. Solicitação ao grupo após a explanação: Leia os contos em forma impressa e acompanhe suas versões em áudio.

9 O Mate de João Cardoso

10 O Negro Bonifácio

11 Responda em grupos de 4 alunos:
A- Como o gaúcho é descrito nos Contos? Nos dois contos, o Gaúcho é descrito de forma igual? B- Quais elementos de nossa tradição aparecem nos contos? C- Vocês desconhecem alguma palavra dos contos? Quais?

12 D- Em que tempo verbal os contos são narrados?
E- As histórias dos contos seguem a ordem de uma narrativa normal, com início meio e fim? F- Como foi o final dos contos? G- Como as mulheres são descritas nos contos?

13 2º Encontro - A professora debaterá as questões de interpretação dos contos e a partir delas, analisará a estrutura do conto ( Narrativa curta, narração em 1ª ou 3ª pessoa, possui introdução, desenvolvimento e clímax), assim como as palavras e expressões que eles acharão, partindo das dúvidas dos alunos, e os levará ao laboratório de informática para pesquisarem o significado dessas palavras e expressões.

14 A professora fará uma exposição sobre o que são Hiperlinks, questionará se eles ajudariam na compreensão desses contos? Quais fontes poderiam ser usadas para fazer Hiperlinks nos contos? A professora explicará sobre os diversos dicionários que existem em nossa língua , inclusive o dicionário tradicionalista, e os guiará na busca dos significados das palavras e expressões tradicionalistas e inserções de imagem, que escolheram para fazer o seu Hiperlink.

15 A turma iniciará a procura dos significados em dicionários online e em sites, e utilizará um editor de texto para colocar em forma de Hiperlinks nos contos os termos pesquisados.

16 3º Encontro: Crie um outro final para os contos estudados
3º Encontro: Crie um outro final para os contos estudados. Não mude apenas o final da história, deve, no meio do conto, haver indícios (pistas) que levem ao final da história modificada. A reescrita será feita com os mesmos grupos da atividade de Hiperlinks. Depois de realizada a reescrita, troquem entre si os textos para que cada grupo leia o conto dos outros grupos e possa opinar sobre as alterações feitas (as pistas que foram deixadas e o novo final). Escolham (a turma) um dos contos modificados para que todos juntos possam ajustá-lo, mais uma vez, acrescentarão hiperlinks que acharem adequados e colocarão a produção no blog da turma.


Carregar ppt "O Gaúcho na Literatura Universidade Federal do Rio Grande do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google