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Fundamentos de Gestão em SMS

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Apresentação em tema: "Fundamentos de Gestão em SMS"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Gestão em SMS
Rio, Maio de 2012 Técnico de Segurança Marcelo Bengaly Gutterres GTGAS – Curso de Formação de Operadores de Termelétrica Chave ZMMB

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Histórico de SMS na Petrobras Gestão de SMS Plano Estratégico – 2020 Missão da Petrobras Visão 2020 Política de SMS Programa de Gestão de SMS Fundamentos da Gestão de SMS Padrão Corporativo de Gestão em SMS Comitê de Negócios Diretrizes Corporativas de SMS

3 HISTÓRICO DE SMS NA PETROBRAS
Política Integrada de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Reestruturação da área em toda a Companhia Criação do Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional Redirecionamento estratégico da Companhia para as questões de SMS Princípios Gerais de Proteção, baseados em: Responsabilidade; Prioridade; Antecipação Diretrizes Gerais de Gerenciamento Ambiental: Postura Gerencial Compromissos com comunidades Convênios para preservação ambiental Processo PETROBRAS de QMASI Início do Processo de Gestão com base na ISO e BS-8800 Programa Corporativo de Auditoria das Funções MASI Controle de Poluição Criação da Divisão de Engenharia de Segurança e Meio Ambiente 1970s 1980s 1990s Ano 2000

4 HISTÓRICO DE SMS NA PETROBRAS
CONTINGÊNCIA PREVENÇÃO GESTÃO EXCELÊNCIA 100% de unidades com (ISO14000 e BS8800) 100% dos dutos prio- ritários com supervisão automatizada 100% de unidades com licenças ou acordos específicos 80% de redução de resíduos Tratamento de efluentes/Recursos hídricos/Controle de emissões GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RISCO (REDIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO EM SMS) Aplicação de novas tecnologias Ações de melhoria contínua Uso de energias alternativas Revisão de 100% dos planos de contingência 9 Centros de Defesa Ambiental Implementados RISCO

5 HISTÓRICO DE SMS NA PETROBRAS
2006 2004 2002 Conclusão PSP 2001 Manual de Gestão de SMS PSP – Programa de Segurança de Processo 2000 Projeto Estratégico “Excelência em SMS” Conclusão Certificação nas Unidades do Brasil DESEMPENHO EM SMS DESEMPENHO EM SMS PEGASO 1997 Ferramenta integrada de Avaliação e Auditoria - PAG-SMS Prêmio Petrobras de SMS Processo de Certificação ISO / OHSAS 18001 BS 8800 Integração SMS Diretrizes Corporativas SMS Desenvolvimento PAG- SMS Inserção no DJSI (Dow Jones) Occupational health and safety information, guidance and resources to support the OHSAS standard.

6 HISTÓRICO DE SMS NA PETROBRAS
Garantir a segurança operacional, minimizando os riscos ambientais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável: Orçamento Total Previsto - R$ 6.8 bilhões Realização R$ 6.2 bilhões mais de Projetos PEGASO - PROGRAMA DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA OPERACIONAL

7 GESTÃO DE SMS A PETROBRAS ESTÁ COMPROMETIDA EM ALCANÇAR
PADRÕES INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Por quê? “É a coisa certa a ser feita?” “É bom para nossa imagem?” Porque levará ao crescimento e à rentabilidade, que deverá estar sempre acompanhada do compromisso com a responsabilidade social e ambiental

8 GESTÃO DE SMS O DESEMPENHO DE SMS É DECISIVO PARA A RENTABILIDADE DA EMPRESA: Diminui o risco de acidentes e incidentes Promove a saúde e satisfação da força de trabalho Melhora os resultados operacionais Cria novas oportunidades de crescimento

9 Sobrevivência da empresa!
GESTÃO DE SMS SUSTENTABILIDADE? Bovespa Sobrevivência da empresa! Perenidade Management & Excellence (M&E) – Petrobras: a mais sustentável do mundo. Rentabilidade

10 GESTÃO DE SMS PETROBRAS Governos Empregados Investidores Comunidades
Consumidores ONGs Fornecedores Mídia

11 GESTÃO DE SMS REPUTAÇÃO! Resultados financeiros
Responsabilidade social e ambiental Tradição Comunicação, transparência Qualidade dos produtos e serviços Tecnologia, inovação Resultados financeiros

12 Atingir a excelência em Responsabilidade Social e em SMS
SMS: UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA Perspectiva Financeira Crescer de forma sustentável, garantindo a rentabilidade e o valor, de forma a atingir a visão 2020 Reputação! Perspectiva de Mercado Ser reconhecida como uma Empresa de Energia, social e ambientalmente responsável, e preferida pelos públicos de Interesse Perspectiva de Processos Internos Atingir a excelência em Responsabilidade Social e em SMS Sustentabilidade Perspectiva Aprendizado e Crescimento Comprometer a Força de Trabalho com a Responsabilidade Social e Ambiental

13 Plano Estratégico da Petrobras 2020
Perspectivas de SMS

14 MISSÃO DA PETROBRAS Missão da Petrobras: Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

15 VISÃO 2020 Visão 2020: Seremos umas das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.

16 VISÃO 2020 Atributos da Visão 2020: Forte presença internacional;
Referência mundial em biocombustíveis; Excelência operacional, em gestão, recursos humanos e tecnologia; Rentabilidade; Referência em responsabilidade social e ambiental; Comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

17 POLÍTICA DE SMS No Plano Estratégico da companhia, ao especificar os valores da Petrobras, está definido: “Excelência e liderança em questões de saúde e segurança e preservação do meio ambiente”. Para isso, a empresa adota normas de segurança que ultrapassam as exigências da legislação e trabalha para implementar a Política e as Diretrizes Corporativas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS).

18 POLÍTICA DE SMS POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE e SAÚDE Essa Política é definida por declarações de princípios, diretrizes e objetivos organizacionais de Segurança, Meio Ambiente e Saúde em relação ao seu desempenho global, provendo a base para uma estrutura de ação e definição de objetivos específicos. A saúde e a segurança dos trabalhadores são gerenciadas de forma integrada na Petrobras, em conformidade com as Diretrizes Corporativas de SMS.

19 PROGRAMA DE GESTÃO DE SMS
A execução da Política de Segurança e Saúde é aferida pelo Programa de Gestão de SMS, abrangendo o cumprimento das diretrizes corporativas e o atendimento aos requisitos da norma OHSAS A manutenção das certificações das Unidades da Petrobras, de acordo com essas normas, exige a realização de auditorias externas uma ou duas vezes ao ano.

20 FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE SMS
Compromisso visível Responsabilidade de linha Administração de desvios Aprendizado contínuo Foco no comportamento humano COMPROMISSO VISÍVEL DA LIDERANÇA Conceito: Todos os níveis de liderança devem demonstrar que SMS é um valor através de suas atitudes, decisões e palavras, de maneira que a força de trabalho PERCEBA seu comprometimento. Ex: Auditoria Comportamental (gerentes conversando com a força de trabalho, demonstrando o comprometimento da liderança);

21 FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE SMS
AUDITORIA COMPORTAMENTAL UN-REDUC TEMADRE UN-COL

22 FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE SMS
Auditoria Comportamental Filme:

23 FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE SMS
Compromisso visível Responsabilidade de linha Administração de desvios Aprendizado contínuo Foco no comportamento humano RESPONSABILIDADE DE LINHA Conceito: Todos os níveis de liderança são responsáveis pela implementação e utilização do Sistema de Gestão em sua área de atuação. Esta responsabilidade não é delegada. Ex: Estruturação de Comitês de SMS; Presença dos líderes nos acidentes graves

24 FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE SMS
Compromisso visível Responsabilidade de linha Administração de desvios Aprendizado contínuo Foco no comportamento humano Desvios x Acidentes INCIDENTES 3.000 AÇÕES SISTÊMICAS FATALIDADE 1 ACIDENTE COM AFASTAMENTO 30 ACIDENTES SEM AFASTAMENTO 300 DESVIOS 30.000 ADMINISTRAÇÃO DE DESVIOS Conceito: Toda perda é SEMPRE precedida de um ou mais DESVIOS… Reincidência atesta falha sistêmica  intervenção da liderança Ex: Identificação, registro e tratamento de desvios

25 FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE SMS
Compromisso visível Responsabilidade de linha Administração de desvios Aprendizado contínuo Foco no comportamento humano APRENDIZADO CONTÍNUO Conceito: O aprendizado contínuo das pessoas e da organização é vital para atingir a excelência em SMS. Ferramentas e conceitos de melhoria contínua devem fazer parte do Sistema de Gestão. Ex: Análise de abrangência, divulgação e implementação de ações bloqueadoras para todos os incidentes, acidentes e fatalidades

26 FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE SMS
Compromisso visível Responsabilidade de linha Administração de desvios Aprendizado contínuo Foco no comportamento humano NA DÚVIDA, PARE! FOCO NO COMPORTAMENTO HUMANO Conceito: O gerenciamento eficaz do desempenho de SMS tem como foco as pessoas e as suas ações em relação à conformidade aos procedimentos, regulamentos, aos processos mecânicos, às condições físicas, à ambiência e à capacidade das pessoas em continuamente identificar, analisar e minimizar a exposição dos riscos. Componentes importantes para atingir altos padrões de SMS são o comportamento e a atitude das pessoas em todos os níveis e áreas de atuação. Ex: Interrupção da produção; eliminação das condições inseguras; exemplo da liderança

27 PADRÃO DE GESTÃO DE SMS PADRÕES CORPORATIVOS 27

28 Comitê de Negócios: órgão responsável pela gestão de SMS

29 QUIZ - SHOW

30 DIRETRIZES DE SMS Em função dos riscos inerentes a sua atividade a Petrobras soube extrair o aprendizado necessário para implementar um conjunto de Diretrizes Corporativas de SMS. Elas delimitam as fronteiras dentro das quais todos os executivos, gerentes e demais funcionários da companhia devem atuar.

31 Diretrizes Corporativas de SMS
1. Liderança e Responsabilidade 2. Conformidade Legal 3. Avaliação e Gestão de Riscos 4. Novos Empreendimentos 5. Operação e Manutenção 6. Gestão de Mudanças 7. Aquisição de Bens e Serviços 8. Capacitação, Educação e Conscientização 9. Gestão de Informações 10. Comunicação 11. Contingência 12. Relacionamento com a Comunidade 13. Análise de Acidentes e Incidentes 14. Gestão de Produtos 15. Processo de Melhoria Contínua 31

32 1. LIDERANÇA E RESPONSABILIDADE
Diretrizes Corporativas de SMS 1. LIDERANÇA E RESPONSABILIDADE A Petrobras, ao integrar segurança, meio ambiente e saúde à sua estratégia empresarial, reafirma o compromisso de todos os seus empregados e contratados com a busca de excelência nessas áreas. 32

33 Diretrizes Corporativas de SMS
2. CONFORMIDADE LEGAL As atividades da empresa devem estar em conformidade com a legislação vigente nas áreas de segurança, meio ambiente e saúde. 33

34 3. AVALIAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS
Diretrizes Corporativas de SMS 3. AVALIAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS Riscos inerentes às atividades da empresa devem ser identificados, avaliados e gerenciados, de modo a evitar a ocorrência de acidentes e/ou assegurar a minimização de seus efeitos. 34

35 4. NOVOS EMPREENDIMENTOS
Diretrizes Corporativas de SMS 4. NOVOS EMPREENDIMENTOS Os novos empreendimentos devem estar em conformidade com a legislação e incorporar, em todo o seu ciclo de vida, as melhores práticas de segurança, meio ambiente e saúde. 35

36 Diretrizes Corporativas de SMS
5. OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO As operações da empresa devem ser executadas de acordo com procedimentos estabelecidos e utilizando instalações e equipamentos adequados, inspecionados e em condições de assegurar o atendimento às exigências de segurança, meio ambiente e saúde. 36

37 Diretrizes Corporativas de SMS
6. GESTÃO DE MUDANÇAS Mudanças, temporárias ou permanentes, devem ser avaliadas visando à eliminação e/ou minimização de riscos decorrentes de sua implantação. 37

38 7. AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS
Diretrizes Corporativas de SMS 7. AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS O desempenho em segurança, meio ambiente e saúde de contratados, fornecedores e parceiros deve ser compatível com o do Sistema Petrobras. 38

39 8. CAPACITAÇÃO, EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
Diretrizes Corporativas de SMS 8. CAPACITAÇÃO, EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO Capacitação, educação e conscientização devem ser continuamente promovidas, de modo a reforçar o comprometimento da força de trabalho com o desempenho em segurança, meio ambiente e saúde. 39

40 Diretrizes Corporativas de SMS
9. GESTÃO DE INFORMAÇÕES Informações e conhecimentos relacionados a segurança, meio ambiente e saúde devem ser precisos, atualizados e documentados, de modo a facilitar sua consulta e utilização. 40

41 Diretrizes Corporativas de SMS
10. COMUNICAÇÃO As informações relativas a segurança, meio ambiente e saúde devem ser comunicadas com clareza, objetividade e rapidez, de modo a produzir os efeitos desejados. 41

42 Diretrizes Corporativas de SMS
11. CONTINGÊNCIA As situações de emergência devem estar previstas e ser enfrentadas com rapidez e eficácia visando a máxima redução de seus efeitos. 42

43 12. RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE
Diretrizes Corporativas de SMS 12. RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE A empresa deve zelar pela segurança das comunidades onde atua, bem como mantê-las informadas sobre impactos e/ou riscos eventualmente decorrentes de suas atividades. 43

44 13. ANÁLISE DE ACIDENTES E INCIDENTES
Diretrizes Corporativas de SMS 13. ANÁLISE DE ACIDENTES E INCIDENTES Os acidentes e incidentes decorrentes das atividades da empresa devem ser analisados, investigados e documentados, de modo a evitar sua repetição e/ou assegurar a minimização de seus efeitos. 44

45 Diretrizes Corporativas de SMS
14. GESTÃO DE PRODUTOS A empresa deve zelar pelos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde de seus produtos, desde sua origem até a destinação final, bem como empenhar-se na constante redução dos impactos que eventualmente possam causar. 45

46 15. PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Diretrizes Corporativas de SMS 15. PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA A melhoria contínua do desempenho em segurança, meio ambiente e saúde deve ser promovida em todos os níveis da empresa, de modo a assegurar seu avanço nessas áreas. 46

47 Diretrizes Corporativas de SMS
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48 Diretrizes Corporativas de SMS
TRABALHO EM GRUPO Com base no caso recebido, cada grupo deve analisar quais as diretrizes que devem ser observadas e que sejam mais relevantes no caso estudado.

49 Diretrizes Corporativas de SMS
CASO 1 A Unidade Operacional vai instalar uma nova esfera de GLP em área limite com a comunidade. Analise com seu grupo quais as diretrizes que devem ser observadas para o referido trabalho.

50 Diretrizes Corporativas de SMS
CASO 2 A ampliação de uma área de refino trouxe como resultado a construção de um laboratório que será construído junto à ala administrativa da mesma. Analisem, em grupo, quais diretrizes devem ser observadas.

51 Diretrizes Corporativas de SMS
CASO 3 A ocorrência de um acidente, em que perdeu a vida um operador e teve grandes danos materiais, provocou danos às propriedades adjacentes e pânico à comunidade vizinha, que não sabia como agir em emergências. O acidente foi em conseqüência da instalação de um novo aquecedor de petróleo para a pré-operação da Unidade de Craqueamento. Identifique quais as diretrizes que devem ser observadas neste caso.

52 Diretrizes Corporativas de SMS
CASO 4 Será necessário o preparo do terreno, em uma área com mata, para a instalação de uma unidade de perfuração. Isso exigirá o corte de árvores de grande porte e a construção de um acesso à área para passagem dos caminhões com a sonda e equipamentos, trailers, e tudo que é necessário para a instalação de uma sonda terrestre. Esta instalação fica relativamente perto de uma pequena comunidade. Analisem, em grupo, quais diretrizes devem ser observadas.

53 Diretrizes Corporativas de SMS
CASO 5 Na área de armazenamento de uma refinaria em ampliação estão sendo guardados, provisoriamente, em um mesmo compartimento, produtos químicos, alimentos e água potável. Os trabalhadores levantam, transportam e depositam as cargas pesadas adotando posturas impróprias. Vários trabalhadores queixam-se de dores freqüentes nas costas. É comum a automedicação, sendo que a maioria dos trabalhadores conhece os medicamentos indicados para dor nas costas. Analisem, em grupo, quais diretrizes devem ser observadas.


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