A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Ciência dos Fatos Sociais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Ciência dos Fatos Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 A Ciência dos Fatos Sociais

2 Émile Durkheim (1858 — 1917) foi um sociólogo,  antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente, criou a disciplina acadêmica da sociologia e, com Karl Marx e Max Weber, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia.

3 Muito de seu trabalho estava preocupado com a forma como as sociedades poderiam manter sua integridade e coerência na modernidade, uma era em que tradicionais laços sociais e religiosos não são mais assumidos e em que novas instituições sociais têm surgido.

4 Principais obras: Da divisão do trabalho social (1893) As regras do método sociológico (1895) O suicídio (1897) As formas elementares da vida religiosa (1912)

5 Para ele, a sociedade nos oferece um conjunto de características que podem ser compreendidas separadamente das consciências individuais. Neste sentido existe uma força anterior a todos nós que é a sociedade

6 A SOCIEDADE CONDICIONA E/OU DETERMINA OS INDIVÍDUOS
“É a sociedade que age sobre o individuo, modelando suas formas de agir, influenciando suas concepções e modos de ver, condicionando e padronizando seu comportamento” (SELL, 2013; 81)

7 E para entendermos essa relação entre individuo e sociedade será preciso utilizar o conceito de fato social. Fato social:  são formas de pensar, sentir e agir que exerce uma força sobre os indivíduos Ele precisa obedecer três regras:

8 CITE EXEMPLO DE FATO SOCIAL...
A coercitividade: que diz respeito à força que exerce sobre os indivíduos, obrigando todos a se conformarem com as regras, normas e valores sociais vigentes; exterioridade: que são as ideias que existem independentemente da vontade do individuo; E a generalidade: quando o fenômeno passa a ser reconhecido por toda sociedade ou grupo social. CITE EXEMPLO DE FATO SOCIAL...

9 Solidariedade Mecânica (sociedade tradicional)
Solidariedade orgânica (sociedade moderna) Laços sociais Consciência coletiva Divisão social do trabalho Organização social Sociedades segmentadas Sociedades diferenciadas Tipo de direito Direito repressivo Direito restitutivo Direito Repressivo – A preocupação principal desse tipo de direito é punir aquele que não cumpre determinada norma social através da imposição de dor, humilhação ou privação de liberdade. O ponto é que o criminoso agride uma regra social importante para a coletividade e, portanto, merece um castigo de intensidade equivalente a seu erro. Direito Restitutivo – A preocupação principal nesse tipo de direito é fazer com que as situações perturbadas sejam restabelecidas e retornem a seu estado original. Ao infrator cabe, simplesmente, reparar o dano causado.

10 As mudanças sociais também foram analisadas por Durkheim
Durkheim concebe a sociedade como um corpo vivo, um organismo cujas partes – cada instituição e indivíduo – cumprem papeis determinados e existem em função do todo. A liga que une esses componentes [...] ele chama de solidariedade. (BOMENY & FREIRE-MEDEIROS, 2010; 26)

11 Essa individualização exacerbada pode produzir o que o Durkheim define como ANOMIA SOCIAL, que significa: ausência de normas, falta de regras e de limites (BOMENY & FREIRE-MEDEIROS, 2010; 27)

12

13

14 Qual a relação dessa pintura com a Sociologia de Émile Durkheim?
Operários (1933), obra de Tarsila do Amaral

15 Exercício: De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo: a) Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados. b) Generalizados, expressivos e naturais. c) Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados. d) Coercitivos, naturais e expressivos.

16 A sociologia, para Durkheim, deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de: a) conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação com o outro, priorizando sua individualidade. b) Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais. c) Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como objetivo a formação de uma raça humana perfeita. d) A criação de uma seita científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da perfeição humana.

17 Referências: AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha; MACHADO, Igor José de Renó. Pensando a sociedade. In: Sociologia Hoje. São Paulo: Ática, (p. 121) BOMENY, Helena; FREIRE_MEDEIROS, Bianca. O apito da fábrica. In: Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, (p.20-27) SELL, Carlos Eduardo. Sociologia clássica: Marx, Durkheim e Weber. 5 ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, (p.77-87) SILVA, Afrânio et al. A sociologia e a relação entre o individuo e a sociedade. In: Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, (p )


Carregar ppt "A Ciência dos Fatos Sociais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google